Bombas de Co2 ajuda


Artur

Recommended Posts

Pessoal as bombas de Co2 a que se referem aqui sao aqueles motorzinhos que tem uma mangueira a fazer bolinhas né? mas para que é o fermento que ouço muito falar aqui em topicos? eu tenho o meu motor dia e noite a fazer bolinhas haverá problema?

 

Ps: desculpem a ignorancia mas quero aprender :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Artur,

 

Acho que estás um pouquito perdido :wink:

 

O Motorzinho de que falas, é uma bomba de ar e as bolhinhas não é nada mais do que o ar que é bombeado através de uma pedra difusora. O seu objectivo é oxigenar a água, mas a sua eficiência num aquário normal é discutível.

 

A Injecção de CO2 é outra situação completamente distinta. Trata-se de um processo de dissolução de Dióxido de Carbono (CO2) na água e destina-se unicamente a quem pretende manter aquários fortemente plantados ou pelo menos com algumas plantas muito exigentes, pois estas utilizam o CO2 no seu processo de Fotosíntese.

 

O fermento é utilizado num processo "caseiro" de produção de CO2, por oposição aos sistemas comerciais que existem desde os mais simples ao mais complexos.

 

Não te preocupes com estas confusões, todos nós passamos pelo mesmo e é isto que faz deste hobbie o que ele é: Uma Paixão!!!

 

Se tiver dito algo de errado, pf corrijam-me.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intrust obrigado pelo esclarecimento, mas olha eu como ao tenho tido muita sorte com as plantas, introduzir uma injecção de Co2 é "obrigatório" em aquas com plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur!

 

Nós sabemos que um injector de CO2 é super caro, então algunss (como eu, em breve irei fazer um injector de CO2 caseiro) optam por fazer um Injector de CO2 caseiro. Se já tens uma boa iluminação, um fertilizante constante só te falta um injector de CO2.

 

Este serve para as plantas absorverem o dioxido carbono que o injector de CO2 faz e libertarem mais oxigénio, quanto mais dioxido carbono absorverem mais oxigénio libertam. Isto levará a planta a crescer mais saudável e muito mais em dimensões.

 

VIsto que é barato, aconselho a fazer.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artur "obrigatório" não é.. tal como disse o intrust, o uso de Co2 deve de ser usado para quem quer ter um aqua fortemente plantado ou que quer manter plantas que sejam muito dificeis de ter e que precisem do Co2.

Se até hoje não tens tido problema com as plantas, não vejo o porquê de estares a meter-te nisto.. Hoje em dia toda a guente quer merter CO2 no aqua e depois vem os problemas, agua com ph´s baixissimos, algas por todo lado e até mesmo plantas a morrer, já para não falar dos coitados dos peixes!!

 

Abraço,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Artur...

 

O Rptavares tem razão se até ao dia de hoje nao necessitas-te do CO2, e se tens peixes que produzem o essencial para as plantas, nas te ponhas nisso.

Vou-te contar uma pequena historia que me aconteceu :wink:

Tive um aqu todo plantado estava muito fixe, tinha 9 discus , 6 escalares, e outos peixes, certo dia, na minha ignorancia dicidi crescentar CO2 caseiro (foi a pior coisa que fiz na vida, e ainda hoje estou arrependido), então todo eu estava maravilhado o CO2 caseiro a trabalhar, as plantas grandes e os peixes todos em armonia, até que certo dia, estava eu de no meu trabalho e como no meu trabalho tenho de fazer turno nesse dia nao me desloquei a casa, o me espando quando chgue a casa no ourtro dia demanhã e sabes o que vi???? TODOS OS MEUS PEIXINHOS ESTAVAM MORTOS... :?::lol::?::?: , fiz os testes todos e nao encontrei nada de anormal da agua, entao a que conclusao cheguei foi o CO2+as plantas e os peixes, um a produzir e dois a resperarem fiquei sem oxigenio no aquario. Por isso te digo mais uma vez não inventes se não necessitas...

Mas esta história não é toso triste pois ainda me sobreviveram dois escalares :D :P , que vendi a um membro do forum.

Espero que o meu erro te ajude em alguma coisa...

Até....[/b]

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nuno!

 

A conclusao que eu tirei foi que ficaste sem oxigénio não é? Utilizavas bomba de ar?

O CO2 baixa o ph, podes ter ficado também com o ph não compativel com o dos peixes...

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é!!!

quando as plantas produzem mais oxigénio também IRÂO consumir muito mais O2 de noite.

 

resultado?

possivel morte dos peixes...

 

Eu aconselho a todos aqueles que meterem CO2 em aquários plantados, a aumentarem a movimentação da água à superficie, aumentando assim a dissolução do O2, para isso bombas de ar ou powerhead (os meus preferidos) são vitais!

 

se eu não tivesse uma powerhead a trabalhar de noite...tinha peixes mortos...

 

O oxigénio de noite com as plantas a respirarem vai desta para melhor num instante, se os peixes não morrerem asfixiados, morrem por choque de mudança brusca de pH.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António!

 

É complicado isto da garrafa de CO2! :D Eu era para montar uma para o meu aquário de 20 litros. Eu tenho bomba de ar, mas eu coloquei um programador para iluminação e bomba de ar que chega ás 22 horas desliga-se e só liga ás 10 da manhã... Como o aquário sutua-se nom eu quarto, á noite ouve-se muito mais a bomba de ar...

 

Adeus

´mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar powerheads...mas tem de ser uma pequena (no teu caso)...

se ocorrer movimentação superfícial sem "splash", também oxigena a água

 

aumentar o oxigénio não significa necessáriamente que se faça barulho, o meu aquário também está no quarto...

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais