bicarbonato de potássio (forma de usar?)


Raider

Recommended Posts

boas a todos. tenho um aqua de apenas 30l e futuramente irei injectar co2 do modo caseiro e com forte iluminação, mas a agua na zona da amadora apresenta um kh de 3 o que é algo pouco e torna instavel a variação do ph. Quero aumentar para 6 e para isso irei utilizar bicarbonato de potassio, mas não sei a forma de utilização. alguem me poderia dar uma ajuda???

 

cumprimentos

" Culto é aquele que sabe onde encontrar aquilo que não sabe."

Georg Simmel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se adicionares o CO2 o KH não aumenta!

sério...

fica na mesma.

 

O que depois pode acontecer é as plantas fazerem uma coisa que se chama biocalcificação (se não estou em erro) e por esse meio aumentar o KH, no entanto com CO2 este processo geralmente não se verifica.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se adicionares o CO2 o KH não aumenta!

sério...

fica na mesma.

 

O que depois pode acontecer é as plantas fazerem uma coisa que se chama biocalcificação (se não estou em erro) e por esse meio aumentar o KH, no entanto com CO2 este processo geralmente não se verifica.

 

Abraços!

Penso que te referes à Descalcificação Biogénica, isto acontece quando não existe CO2 na água, algumas plantas conseguem retirar o Carbono do Carbonato de Calcio (??) existente na agua (Kh).

 

Quanto ao aumento do Kh através da injeção de CO2, isso comigo acontece. O meu Kh varia de 7 até 11 conforme a concentração de CO2.

Não percebo nada de quimica mas se pensarmos que o Kh é a quantidade de Carbonatos e Bicarbonatos, o CO2 terá algum efeito.

Penso eu. cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Comigo funcionou e espero que com vocês também funcione... cabecadura

 

Para perceberes a relação entre PH, KH, e GH consulta este site -  

http://www.aquariomania.com.br/aguadoce/ar...artigo.php?id=1

 

 

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que o António Vitor refere-se ao processo exactamente oposto ao que referes.

 

No entanto pelos meus conhecimentos a injecção de CO2 aumenta o KH. O pH KH e CO2 dissolvidos representam um equilíbrio em três partes na água (daí existirem tabelas de correlação entre eles). Quando se mexe num, mexe-se nos outros dois.

Se repararem na tabela abaixo, injectar CO2 farnos-á percorrer a tabela numa diagonal para cima e para a direita, baixando o pH e subindo o KH.

 

tabela.co2.ph.kh.gif

 

A partilha do carbono entre CO2, carbonatos (KH) e ácido carbónico (pH) é um equilíbrio químico natural, não depende das plantas, acontece em qualquer massa de água. É esse fenómeno que faz com que no cubo apresentado em seguida estes parâmetros tendam a ocupar apenas a superfície do gráfico apresentado. Valores fora dessa superficie são instáveis e haverá reacção natural do meio para os recolocar na superfície de equilíbrio.

 

grafico.co2.ph.kh.gif

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não MrPCB estás enganado...

 

repara:

injectar CO2 provoca diminuição de pH e apenas isso!

 

É por isso que se tivermos os dados de 2 dos 3 elementos (CO2, KH, pH), obtemos o valor do outro que nos falta (na presença de alguns buffer estas tabelas não funcionam)

 

vamos estudar então estas tabelas...

 

imagina que tens 15 mg de CO2 e KH com valor de 2...

terás pH 6,6.

 

imagina que retiras o co2, este ficava com KH com o valor de 2 e pH de 7,6 (1,6 mg acho que é o valor do equilibrio atmosferico do CO2)...

 

O KH mantinha-se sempre.

 

Se não fosse assim como eu estou a dizer, ao colocarmos bicarbonatos (aumentado KH), estariamos a aumentar o CO2...não faz sentido...

 

nem precisavamos de injectar CO2 em aquários de água dura...era um relax!

:D

 

representam um equilíbrio em três partes na água (daí existirem tabelas de correlação entre eles). Quando se mexe num, mexe-se nos outros dois.

 

Não...

Se mexermos num estamos a mexer também em outro, mas não nos outros 2. por isso precisamos sempre de 2 para obtermos o valor do 3º...

 

Aumentando o KH aumenta-se o pH, aumentando o CO2 diminui-se o pH...

retirando o CO2 aumenta-se o pH...basicamente é isto.

 

para aqueles que sabem matemática é uma função do tipo:

f(x,y)=z

tens de ter 2 inputs (x,y) dos 3 para obteres o outro (z)...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens 9,5 mg de CO2, tenta obter pelo menos 15 mg/l (ou ppm) para mim chega e sobra.

portanto incrementa as bolhas 50% daquilo que já tens...

 

Quantas bolhas metes?

isto depende de muitas variáveis...

 

Isso é como perguntar se amanhã faz sol em Portugal sabendo que hoje fez chuva no Sri Lanka...

lol

 

Repara, um aquário grande necessita de mais bolhas....um reactor eficaz necessita de menos bolhas...menos plantas implica menos bolhas...

etc...etc...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que te referes à Descalcificação Biogénica, isto acontece quando não existe CO2 na água, algumas plantas conseguem retirar o Carbono do Carbonato de Calcio (??) existente na agua (Kh).

 

Quanto ao aumento do Kh através da injeção de CO2, isso comigo acontece. O meu Kh varia de 7 até 11 conforme a concentração de CO2.

Não percebo nada de quimica mas se pensarmos que o Kh é a quantidade de Carbonatos e Bicarbonatos, o CO2 terá algum efeito.

Penso eu. :?

 

Certo!!!

Descalcificação Biogénica...

 

O teu KH varia de 7 até 11?

estranho... tens algum tipo de buffer?

 

O meu está sempre a 2...

com CO2 ou sem ele

:D

 

O que pode também acontecer é a tua água ter quantidades apreciáveis de Soda cáustica NaOH...

(BOLAS ISSO É MAU)

E que ainda não tenha ainda sido neutralizada pelo CO2.

NaOH com CO2 aumenta o KH, ficando depois convertida nos carbonatos e em Na+...

 

NaOH serve para aumentar o pH, para que os canos não diluam...

:D

 

No entanto não sei se isto será possivel (chegar NaOH ainda por neutralizar)...

;)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, o que tu dizes está correcto como reacção instantânea. No entanto a longo prazo as coisas não são bem assim.

Concordo que os meus argumentos não provam o meu ponto de vista, mas também não conseguiste provar o teu. Vou tentar ser menos ambiguo desta vez... porque acho que temos ambos razão.

No fundo o que esta "regra" representa é qual a forma sob a qual se encontra o carbono na água. Há três formas principais, directamente relacionadas com os valores de CO2, KH e pH, que são respectivamente, CO2 (:D), (Bi)Carbonatos e Ácido carbónico. Ao injectares CO2 vais em primeiro lugar aumentar o CO2 e nada mais. Em seguida, o desiquilíbrio de CO2 por excesso, vai aumentar a afinidade do meio para gerar ácido carbónico (H2CO3) (afinal H e O não faltam na água não é? :D) e portanto o pH vai descer. Esse ácido carbónico por sua vez em exagero vai reagir com o Sódio, Cálcio, Potássio, etc. existentes no sistema (que são básicamente os mesmos que existiam em equilíbrio antes da injecção de CO2) e formar os respectivos carbonatos e/ou bicarbonatos, elevando o pH (menos ácido carbónico) e o KH (mais carbonatos / bicarbonatos).

Portanto tens razão que o CO2 baixa apenas o pH, mas eu também porque a baixa do pH é contrariada pelo aumento do KH :?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No curto prazo concordamos os dois...

:D

 

No longo prazo depende das plantas e das mudas, até acho que menos CO2 leva a maior KH (se tivermos muitas plantas)

 

vejamos então:

se ocorrer a tal descalcificação, ocorrerá como é óbvio aumento de cálcio na água, e isso acontece quando?

Quando existe pouco ácido carbónico...(existirá sempre algum para esta tarefa)

 

No longo prazo é dificil de testar estas teorias, já que se fizermos as mudas devidas nunca teremos alterações a longo prazo (com CO2 ou sem ele)

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A number of species of aquatic plants can absorb the bicarbonate ion, keep the CO2, and  

excrete hydroxide.  They tend to live in crowded conditions where there is not much  

flow-through of water, and, in good light, they can raise the pH to 10.  They often  

precipitate calcium carbonate on their leaves.  Elodea, Najas, and Ceratophyllum are  

examples.  Another group can't do this, and apparently are able to only absorb free CO2.  

This information should be in any textbook of limnology.

 

tirado daqui:

http://www.thekrib.com/Plants/CO2/decalcification.html

 

muita luz e pouco CO2 ´vão aumentar KH e pH!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, mas isso já ultrapassa a discussão do princípio químico da coisa. As tabelas de CO2-KH-pH representam os valores em equilíbrio. Uma água com plantas nunca tem o carbono equilibrado, há sempre um consumo do CO2 e nalguns casos como dizes e bem do KH.

Tanto num caso como no outro estão a consumir carbono e em última instância a diminuir o ácido carbónico por "equilibragem natural" da química da água.

Nota que quando uma planta recolhe carbono por descalcificação biogénica, está a produzir carbonato de cálcio, mas está a consumir bicarbonatos. Está portanto a reduzir a concentração de carbono sob a forma de KH. Isto apenas acontece na ausência (ou forte escassez) de CO2 dissolvido que é a fonte preferencial do dito carbono, ou seja já em águas de pH muito elevado.

Todos esse argumentos estão muito correctos, mas já são noutro sentido, no sentido da fotossíntese das plantas subir incondicionalmente o pH. Não terá nada a haver com o efeito químico directo da injecção de CO2.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais