Recommended Posts

Publicado (editado)

Oi pessoal!

Como muitas pessoas aqui no forum, apareceram-me filamentosas verdes no aquario! Pesquisei aqui no forum e cheguei a conclusao que seria falta de P....fui logo a procura de fertilizantes com fosforo...mas nada.....entretanto fui a um supermercado e vi lá um fertilizante liquido(da algoflash) para bonsais em que o NPK é 3 7 5!Consegui reduzir bastante as algas adicionado entre 2 a 3ml por dia,mas tive tambem a ajuda de SAE que se farta de trabalhar :( !Mas como nao desapareceram por completo vou tentar controlar o problema com KH2PO4 em soluçao! A minha duvida é....quantos ml de agua destilada e quantos gramas de KH2PO4 junto? E visto que nao tenho um gravissimo problema de algas, apenas tenho um problema....quantos ml adiciono ao aqua por dia?

Notas que podem ou nao ser importantes para as voças ajudas:

O unico teste que tenho é o do ph que me dá por volta dos 7/6,8!

O meu substrato é inerte(areao de rio)!

Tenho bastantes peixes, camaroes e bastantes plantas no aquario que é de 60cm( tem 50 litros)!

A flora é constituida por: Eugeria Densa, Hygrophila Polysperma, 2 Anubias grandes,2 fetos de java grandes(1 com mais de 20cm), musgo de java e mais uma que consome rapidamente os nutrientes que agora nao me lembro do nome!

Tenho 2 lampadas T8 de 18w cada uma( uma sylvania gro-lux e uma lampada de cor branca)!

Editado por Superbxxx
Publicado:

Olá!

quantos ml adiciono ao aqua por dia?

Sem testes, se fosse a tí não me metia nisso.

Para combater algas e/ou manter aquários plantados, é imprescindivel ter teste de Nitratos, Fosfatos e Ferro.

Mas se quiseres para fazer a solução de fertilizante podes te guiar por aqui http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm mas não sabendo que concentrações tens já na coluna de água podes muito fácilmente fazer uma grande asneira, tem cuidado.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado: (editado)
Olá!

Sem testes, se fosse a tí não me metia nisso.

Para combater algas e/ou manter aquários plantados, é imprescindivel ter teste de Nitratos, Fosfatos e Ferro.

Mas se quiseres para fazer a solução de fertilizante podes te guiar por aqui http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm mas não sabendo que concentrações tens já na coluna de água podes muito fácilmente fazer uma grande asneira, tem cuidado.

Obrigado desde já pela resposta!

A ideia é fazer uma soluçao de baixa concentraçao e adicionar poucos ml por dia até se notar algum resultado( nao vou fazer uma soluçao super concentrada e meter lá para dentro)!

E já agora....qual é a causa das algas green spot? É só luz a mais?

Porem, se alguem souber de alguma loja em que me possa fazer os testes a água, primeiro vou lá,ou entao se alguem que more perto de mim tiver e me fizer esse favor tambem agradeço e parto dai!

Editado por Superbxxx
Publicado:

pois, o problema mesmo e fazer uma soluçao pouco concentrada de KH2PO4, se usaste a calculadora bem ves que diluindo 10 gramas de KH2PO4 em 5 litros de agua, obtens uma soluçao que por cada Ml adicionado a um aquario de 50L aumenta a concentracao de fosfatos em 0.03ppm, sendo a concentraçao ideal de 0,5ppm a 1ppm, tendo 0ppm de fosfatos no aquario terias de adicionar de 16 a 33ml uma unica vez para ter a concentraçao necessaria.

como ves e' muito pouco para satisfazer as necessidades do aquario em fosfatos, por isso e' prudente arranjares primeiro testes e medir o que tens e o que te faz falta.

eu por acaso quero ver se arranjo esta semana testes de nitratos e fosfatos, foram os que encontrei quando pesquisei.

nao existem testes de potassio? ou pode adicionar-se potassio indiscriminadamente?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário