Hibridos


Recommended Posts

esta dúvida já me surgiu há algum tempo, e como não gosto de ficar na dúvida, espero que me ajudem.

O cruzamento de mollys veliferas com mollys balão origina híbridos???

 

 

Sim.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E mesmo que a velifera fosse mesmo uma Poecilia velifera, só por se cruzar com um híbrido como a molly balão, iria originar híbridos. Mas só por curiosidade: poruqe perguntas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só por se cruzar com um híbrido como a molly balão, iria originar híbridos.

 

 

estás a dizer que a molly balão é um híbrido???

porque tenho as duas espécies no meu aquário e o meu molly balão não larga a minha molly velifera... mas agora fiquei confusa, eu sempre ouvi dizer que os híbridos não se reproduziam...

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não apenas é um híbrido (entre muitas Poelicia diferentes), como é também uma deformação genética, estabilizada através de selecção artificial... Provavelmente é uma característica genética recessiva, por isso o cruzamento, imagino, até seria benéfico para a prole...

 

As velíferas que aparecem no mercado, costumam ser um híbrido entre a Poecilia velifera, e a Poecilia latipinna.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São?... Mas as mollys não deixam de ser mollys, independentemente da subespécie... Não é por cruzar um pastor alemão com um pastor belga que vai nascer um hibrido. E esse novo ser teria a capacidade de se reproduzir, coisa que os hibridos, penso, não têm...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não apenas é um híbrido (entre muitas Poelicia diferentes), como é também uma deformação genética, estabilizada através de selecção artificial... Provavelmente é uma característica genética recessiva, por isso o cruzamento, imagino, até seria benéfico para a prole...

 

As velíferas que aparecem no mercado, costumam ser um híbrido entre a Poecilia velifera, e a Poecilia latipinna.

 

então parece que afinal os híbridos se reproduzem... é que sempre pensei em casos de híbridos como por exemplo a mula, o peixe papagaio que são híbridos e que não se conseguem reproduzir....

então se as minhas mollys balão cruzarem com as outras, os seus descendentes vão continuar a ser férteis não é??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São muitas as espécies a que nós chamamos de "Molly": as mais comuns na aquariofilia são a sphenops, a mexicana (das quais apareceram as variedades de barbatana curta, como as Mollies negras), a velifera e latipinna (que geraram as variedades de bartanas longas). Como curiosidade, a latipinna é a única que de facto prefere água salobra, daí que os híbridos de barbatanas longas possam requerir algum sal no aquário, enquanto que as outras variedades preferem águas duras, mas sem sal.

 

Em relação à fertilidade dos híbridos entre espécies: depende da proximidade entre as espécies e do número de cromossomas de cada uma: espécies relacionadas e com o mesmo número de cromossomas podem gerar prole fértil.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então parece que afinal os híbridos se reproduzem... é que sempre pensei em casos de híbridos como por exemplo a mula, o peixe papagaio que são híbridos e que não se conseguem reproduzir....

então se as minhas mollys balão cruzarem com as outras, os seus descendentes vão continuar a ser férteis não é??

 

Há que fazer a diferença, entre híbridos intra-específicos e híbridos inter-específicos.

 

No primeiro caso, os descendentes resultantes são férteis, porque como o próprio nome indica, são cruzados entre seres da mesma espécie (mesmo que sejam de linhagens diferentes). No segundo caso não são férteis, visto que são cruzamentos entre seres de espécies diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso que estas a fazer com as mollys é o que se diz na gíria: arraçados. esses sao normalmente ferteis. sao o cruzamento de individuos da mesma especie mas de raças diferentes. já o cruzamento de especies diferentes origina individuos não-ferteis como exemplo do cavalo com o burro que dá a mula ou o pintassilgo com a canária, etc.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não é bem assim. Por exemplo, no caso dos killis (caso com que lido actualmente) os descendentes entre espécies diferentes podem ser fériteis, mas como disse o Tiago, a sua fertilidade vai depender do nº de cromossomas. Também conheço o famoso caso do "ciclideo papagaio", que se pode reproduzir, sendo algo que pode acontecer com 50% de hipóteses. Outra coisa que li também sobre o assunto numa edição da TFH em que foi dedicada, em especial, a viviparos e lá fala de como se chegou às variedades actuais de platys e espadas, e lá dizia que se faziam cruzamentos entre espécies e retro-cruzamentos (pegavam nos descendentes hibridos entre espadas e platys e cruzavam-nos com espadas/platys puros para menterem a fertilidade dos descendentes). Eu sei que pode parecer confuso mas...qualquer duvida digam!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São muitas as espécies a que nós chamamos de "Molly": as mais comuns na aquariofilia são a sphenops, a mexicana (das quais apareceram as variedades de barbatana curta, como as Mollies negras), a velifera e latipinna (que geraram as variedades de bartanas longas).

 

De facto, como o Bangai diz, estamos a falar de espécies, não de variedades.

 

Na verdade, e no caso das Mollies, foram até recolhidos exemplares híbridos férteis selvagens, portanto é uma coisa que acontece com relativa facilidade no género Poecilia.

As espécies que mencionei são uma pálída sombra da quantidade real de espécies envolvidas na criação destes híbridos, que podem até incluir outras espécies da família Poecilidae, como algumas do género Xiphophorus (Platies, Caudas-de-espada, etc.).

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos,a respeito dos papagaios eu ja tinha deixado no forum um topico a meses , eu sou um dos que conseguiram criar esta especie , posso mandar fotos, e todos os seres vivos que se se cruzem sem ser da mesma especie e nao subespecie serao considerados hibridos.

mas hibridos na aquarofilia e o nosso dia a dia , desde discus, escalares, guppies, mollyes, espadas, etc etc.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...