Dúvidas Para Nano


Ricardo Ruffo

Recommended Posts

Boas!

 

Deram-me um aqua que tem 63cm de comprimento, 30 de altura e 25 de largura. Que equipamentos sao necessários para manter um salgado? É preciso escumador? bombas de circulaçao? E quantos kg de rocha viva? Se optar pelo salgado gostaria de por um casal de Ocellaris, será apertado para eles?

Os equipamentos que tenho são um termostato, e uma calha de iluminaçao, com uma lampada de 39 wats 6500k e uma actinica de 21 wats.

 

Cumprimentos

Editado por Nawazaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Deram-me um aqua que tem 63cm de comprimento, 30 de altura e 25 de largura. Que equipamentos sao necessários para manter um salgado? É preciso escumador? bombas de circulaçao? E quantos kg de rocha viva? Se optar pelo salgado gostaria de por um casal de Ocellaris, será apertado para eles?

Os equipamentos que tenho são um termostato, e uma calha de iluminaçao, com uma lampada de 39 wats 6500k e uma actinica de 21 wats.

 

Cumprimentos

 

Boas.

 

Um bom post para te iniciares é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109.

 

Os equipamentos básicos são:

 

Escumador (nesse aquário até pode ser dispensável se a carga biológica não for muito elevada e fores certinho nas TPA's)

Bombas de circulação

Iluminação adequada ao tipo de corais que queiras vir a manter (essa calha servirá para os corais moles menos exigentes p.ex)

Termostato

Sistema de reposição para a evaporação

Água natural ou Água de osmose/torneira (se permitir) com sal

Densímetro

 

Qualquer dúvida apita.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Um bom post para te iniciares é http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109.

 

Os equipamentos básicos são:

 

Escumador (nesse aquário até pode ser dispensável se a carga biológica não for muito elevada e fores certinho nas TPA's)

Bombas de circulação

Iluminação adequada ao tipo de corais que queiras vir a manter (essa calha servirá para os corais moles menos exigentes p.ex)

Termostato

Sistema de reposição para a evaporação

Água natural ou Água de osmose/torneira (se permitir) com sal

Densímetro

 

Qualquer dúvida apita.

 

Cumps

DC

 

 

Então primo Duarte, falta o mais importante, mas mesmo o mais, mais, mais importante!!!!! Um termómetro! :Fade-color:onfire::agrue:#cool :D :D

 

Nawazaki, qualquer coisa...apita também!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos :puppydogeyes:

 

E neste caso do aqua ser pequeno tem que se por kalk na mesma?

Se fizer um nano vou fazendo com calma, porque agora tou com pouco tempo pra me dedicar a sério. E um salgado requer mais trabalho e atenção.

 

Abraços

Editado por Nawazaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos :)

 

E neste caso do aqua ser pequeno tem que se por kalk na mesma?

Se fizer um nano vou fazendo com calma, porque agora tou com pouco tempo pra me dedicar a sério. E um salgado requer mais trabalho e atenção.

 

Abraços

 

Tens que adicionar o kalk na água de reposição, mesmo no caso de um nano pequeno! É que os corais e até mesmo os peixes e outros animais necessitam de calcio!

Só te digo uma coisa, vai mesmo com calma e nada de preças, senão.....começas mal!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando

 

Escumador

Podes ate nem utilizar, mas deves fazer as tpas de cerca de 20% semanal.Podes tambem usar daqueles a pedra difusora(airlift ou minifloter) ou um hang on(prizm por exemplo)

 

Bombas de circulação

convem que façam pelo menos 20x o volume do aqua em circulação, neste caso o minimo será 2x500lts/h

 

Iluminação

Para moles essa calha deve servir, se quiseres duros exisgentes dobrando a iluminação, fica porreiro.

Termostato

 

 

Sistema de reposição para a evaporação

Pinga, pinga de kalk

 

 

Rocha, aponta para 20% do aquario. Neste caso cerca de 10kg.Pode ser viva ou misturar com morta(mais barata).

 

Substrato

 

aragonite ou areão de coral. A aragonite tem caracteristicas melhores, mas voa pelo aquario.

 

qualquer coisa tambem apita, hehehe

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de repente...o teu post sobre o teu nano desapareceu nao foi, Duarte? grande perda...estava muito bom. Ou será que se consegue recuperar ou encontrares umas fotozitas por ai da sua evolução?

 

(nostalgia)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de repente...o teu post sobre o teu nano desapareceu nao foi, Duarte? grande perda...estava muito bom. Ou será que se consegue recuperar ou encontrares umas fotozitas por ai da sua evolução?

 

(nostalgia)

 

Ainda cá consta banana rock

 

Nano Reef 54LT passo a passo

 

Those were the daysssssssssss banana rock

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, obrigado pelo esclarecimento, mas ainda tenho umas duvidas. O kalk na agua de reposiçao tem que estar constantemente a cair pinga a pinga pro aqua? E na agua de reposiçao pode ser agua do cabo raso, ou tem que ser a de osmose? Onde fica mais ou menos o cabo raso? lol. E dá pra ir pondo a rocha viva aos poucos? É que o kg de rocha é caro, entao comprar tudo de uma vez é mais puxado, lol.

 

Abraços

Editado por Nawazaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo esclarecimento, mas ainda tenho umas duvidas. O kalk na agua de reposiçao tem que estar constantemente a cair pinga a pinga pro aqua? E na agua de reposiçao pode ser agua do cabo raso, ou tem que ser a de osmose? Onde fica mais ou menos o cabo raso? lol. E dá pra ir pondo a rocha viva aos poucos? É que o kg de rocha é caro, entao comprar tudo de uma vez é mais puxado, lol.

 

Abraços

 

Boas

 

convem que a reposição seja feita lentamente para não alterar os parametros da agua.

A agua de reposição tem de ser doce, pois só evapora agua, o sal fica no aquario.

Cabo raso fica entre cascais e o guincho.

Dá para pores aos poucos, mas tambem teras de esperar mais para meter animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda ::D:

 

Já tive na aquaplante a ver o preço da agua de osmose ao litro. O que é caro é mesmo a rocha viva. Por isso é que tenho de ir pondo aos poucos a rocha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, cá estou novamente com duvidas, lol. Tenho aqui uma bomba da eheim de 1000l/h acham que é muito forte? Ou é melhor duas bombas de 500l/h? E que quantidade de aragonite ou areao de coral é necessário? Se for buscar agua ao cabo raso, quanto tempo ela dura dentro de garrafões?

 

Abraços

Editado por Nawazaki
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, cá estou novamente com duvidas, lol. Tenho aqui uma bomba da eheim de 1000l/h acham que é muito forte? Ou é melhor duas bombas de 500l/h? E que quantidade de aragonite ou areao de coral é necessário? Se for buscar agua ao cabo raso, quanto tempo ela dura dentro de garrafões?

 

Abraços

 

Ola

 

2 bombas serão sempre melhor que 1 só, de forma a fazeres contracorrente. O ideal seria 2 de +-750lts/h.

Deves precisar no maximo 10kg de substrato.

A agua dura e dura e dura. Já a tive 2 meses, mas ha gente que a mantem 3 meses.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais