Melanotaenia Boesemani


Miguel Guerreiro

Recommended Posts

Boas pessoal o que me sabem dizer sobre a Melanotaenia boesemani? é que eu tenho 5, e como ouvi dizer que estao em vias de extinçao gostava de saber como repruduzilas! ph delas etc..quem souber alguma coisa disso diga :)

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 machos. Estou à espera que na loja onde já vi alguns Boesemani, os peixes cresçam para tentar distinguir uma fêmea.

Supostamente, são impossíveis de reproduzir em aquas, mas já vi posts em fóruns brasileiros com relatos de criações acidentais de Boesemani e nenhum dos donos dos posts, conseguiu descobrir como recriar o processo, os alevins apenas apareceram.

 

São os peixes mais baratos que comprei até hoje, graças às suas caracteristicas tipo camaleão. Nadam pelo aqua todo a grande velocidade e atrás um do outro ou apenas porque lhes apeteçe (como fazem os Botias palhaço) e como mudam de cor conforme a disposição e a hora do dia, parece que tenho 4 peixes diferentes. Ou seja, comprei 2 peixes mas até parece que tenho 8... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol obrigado :)

 

ya eles sao muito rapidos, mas nao sao caros como o deman disse, comprei-os por 4 euros na ruimar, sao dos meus preferidos esses peixes! sao muito vivose comem que sa fartam :D, eu li em algum lado que depositavam os ovos em musgo de java, acho que foi num livro que tenho para aqui um atlas dos peixes, mas nao sei onde anda :S normalmente quando os compras nas lojas ja da para distinguir macho de femea..normalmente as femeas tem as cores mais fracas e nao tem um amarelo tao forte que o macho, e os machos sao muito mais bonitos, eu tenho 3 machos e duas femeas :D

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Estou a pensar em adquirir Melanotaenias mas são as praecox. Segundo li, os arco-íris podem reproduzir-se nos aquários e até nem é assim tão invulgar.

 

Os bosemani desovam todos os dias e os locais mais frequentes para a desova são os mops e musgo de java. Os pais têm tendência para comer os ovos e os filhos. Por essa razão, após a desova, a sua presença é desnecessária e até prejudicial. A eclosão dos ovos dá-se 7 a 10 dias após a desova e, segundo o que apurei, o mais difícil em todo o processo é fazer crescer os filhotes.

 

Não sei ainda se vou tentar a reprodução mas confesso que pelo que tenho lido, é algo desafiante.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu acho que andam à procura longe quando podem encontrar aqui neste forum relatos de reprodução deles...desculpa não voltar a referir como se processa a sua reprodução, mas já um fiz aqui mais de uma vez, mas basicamente precissas de dois aquas de 1metro e de Ceratophillum com fartura, eles desovam todos os dias ao nascer do sol, no tufo de plantas, ao fim de 3 dias pequas nas ceratophyllum e metes no outro aqua...eles começam a nascer ao fim de 7dias...repete este processo as vezes que quiseres, mas digo-te que 3 semanas de desovas dão mais de 500 alevins...Temperatura-25ºC pH 7-7.2 duas colher de sopa de sal marinho...

Depois vais ter que ter muita paciencia eles crescem muito devagar e nascem muito pequenos...

Um abraço e boa sorte

  • Votar + 1

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais