Débito De Filtros


Recommended Posts

Olá! Comprei uma aquário da aquatlantis, com 120 x 40 x 55 cm, que vem com um filtro interno. Pelo que me disseram aquí no fórum é uma caixa de decantação, que tem 3 áreas diferentes. Na primeira entra a água e é onde está o termostato, na segunda estão as matérias filtrantes e na terceira está uma bomba que faz a circulação e reposição da água no aquário. A minha dúvida é a seguinte:

 

Fui ver ao site do fabricante (Hydor) que diz que esta bomba tem um débito de 550L/h e é indicada para aquários até 100L, fui depois comparar com a informação sobre o eheim 2213 (filtro que me recomendaram quando comprei o aquário) que diz que o débito é de 440L/h e é recomendado para aquários até 250L! Para confundir mais lí em vários posts aquí no fórum que é recomendado ter 5x o volume do aquário de débito! Afinal em que é que ficamos? :mrgreen:

 

A bomba da hydor tem mais débito mas só é indicada até 100L, enquanto que o filtro da eheim tem débito mais pequeno mas é recomendado para aquários com mais de o dobro deste volume? E afinal para um aquário de 250L (como o que é referido pela eheim) não seriam precisos 5 x 250 = 1250L/h?

 

Espero que me ajudem porque fiquei sem saber se a bomba do meu filtro chega... Disseram-me, noutro post que fiz há uns tempos, que desde que não pusesse peixes especialmente exigentes ao nível da filtração que chegava mas agora fiquei perdido...

 

PS: Já agora, outra dúvida que tenho tem a ver com a necessidade de uma bomba de ar! É preciso ter uma? Se for qual recomendam para um aquário com estas dimensões?

 

Espero que ninguém se tenha perdido no meio deste post, que ficou grandito, porque para perdido já chego eu!! :bad-words:

 

Obrigado!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está uma óptima questão!

 

Eu adquiri um aqua da mesma marca à muito pouco tempo, mas de 1m e mandei remover o filtro interno, provavelmente igual ao teu, por uma questão de melhor manutenção e controlo e quando andei à procura de filtros externos também me deparei com esse problema.

 

Por isso vou ficar atenta ao desenrolar porque também é uma dúvida minha...realmente às vezes as características dos filtros e contra-informação fazem-nos dar a volta à cabeça :twisted:

Editado por Guinpin

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom uma vez que até agora ninguém respondeu, eu vou dar a minha opinião.

 

Falar de um filtro só em termo de caudal parece-me uma maneira simplista de abordar a questão embora de facto seja a mais genérica e logo a mais utilizada para aferir a capacidade do filtro.

 

Assim a escolha de um filtro para determinado aquário depende de várias variáveis, umas externas ao próprio filtro e outras internas.

 

Nas externas desde logo temos o tamanho e tipo de aquário que pretendemos montar: plantado; comunitário; biótopo; maior; menor; etc. pois cada um tem necessidades especificas de filtração.

 

Nas internas temos o tipo de construção/aplicação do filtro: interno; externo; mochila; decantação, wet/dry; etc. etc. O seu caudal. O espaço disponível para matérias filtrantes. A qualidade dessas mesmas matérias filtrantes. E certamente outros parâmetros dos quais não me recordo.

 

O que geralmente se aconselha em termos generalistas como sendo óptimo é de facto um filtro que consiga ter um caudal hora cerca de cinco vezes a capacidade do aquário.

 

Isto será particularmente importante para a filtragem mecânica, porque as partículas em suspensão apenas se depositam no filtro através da passagem da água pelo mesmo. No entanto para um aquário pouco povoado e/ou com peixes não muito poluidores, umas duas/três vezes poderá ser suficiente. Claro que se não houver contras, quanto mais melhor, mas devemos ter em conta que um débito alto vai provocar correntes mais fortes dentro do aquário o que não será de todo aconselhável para plantados e para certas espécies de peixes.

 

Já no aspecto da filtragem biológica, esta depende, para alem de um caudal razoável, do espaço onde se colocam as matérias filtrantes para fixação das bactérias e da qualidade destas, embora parte deste aspecto possa ser compensado pelas bactérias que se fixam por todo o aquário em maior ou menor numero, conforme as necessidades do ecossistema.

 

Assim, a escolha do filtro deve ser feita em função de todas estas características e tendo em conta a utilização que se pretendo do mesmo.

 

Os filtros externos são comummente considerados os mais eficientes (fazem o mesmo com caudais mais baixos), tendo ainda a vantagem de não ocuparem espaço dentro do aquário, podendo ficar escondidos, têm em sua desvantagem o preço.

 

A bomba de ar é dispensável desde que a saída do filtro esteja colocada de maneira a criar agitação à superfície da água, já que é isso que provoca a sua oxigenação. Não sendo essencial o seu uso não será prejudicial, por gosto pessoal não gosto de usar uma vez que não me parece “natural”.

 

Espero que este testamento tenha de alguma maneira ajudado e espero também não ter dito muitas asneiras, mas a experiência ainda é pouca.

 

Aguardando com alguma paciência mais opiniões, e de membros mais experientes deverão aparece.

Editado por unicoimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.