Fertilizar Com Fosfatos


silver_fox

Recommended Posts

Boas,

 

Recentemente fiz um upgrade a calha do meu aquário de 28 para 72w, mas a temperatura de cor das lampadas e de 4000k, o que penso esteja a ajudar aos altos nitratos que normalmente propiciam o aparecimento das malditas algas pretas em tufos.

 

Ja encomendei duas lâmpadas com temperatura 6500k para ver se resolvo o problema, mas tenho de começar ja a pensar em resolver tambem na parte da fertilização.

 

Nao possuo ainda testes de nitratos nem de qualquer outro nutriente, mas gostaria de saber se me podem indicar uma maneira de fazer um fertilizante de fosfatos, talvez com algum químico comprado na farmácia.

 

 

Setup

 

54l

72w 4000k iluminaçao

CO2 caseiro

substrato sera flordepot + akadama

fertilizaçao semanal com sera florena

flora:

lilaeopsis novaezelandiae

hygrophila polysperma

hygrophila polysperma rosanervig

Bacopa australis

musgo de java

 

 

Obrigado

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelos links mesmo ;)

 

os da calculadora sao excelentes, ate dizem a quantidade para a qual devemos apontar em virtude dos litros do aquario.

 

alguem me corrija se tiver errado:

 

segundo esta calculadora http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...20ppm+Potassium

 

e se tiver os fosfatos a 0, diluindo 4 gramas de fosfato de potassio num litro de agua, adiciono 10ml da soluçao ao aquario e fico com 0,5ppm de fosfato no aquario que e a quantidade recomendada para 54l.

 

o problema e medir 4 gramas, tenho de contactar uns baroes da coca ou assim bigsmile

 

ou isso ou faço uns 10 litros de soluçao :P

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelos links mesmo ;)

 

os da calculadora sao excelentes, ate dizem a quantidade para a qual devemos apontar em virtude dos litros do aquario.

 

alguem me corrija se tiver errado:

 

segundo esta calculadora http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...20ppm+Potassium

 

e se tiver os fosfatos a 0, diluindo 4 gramas de fosfato de potassio num litro de agua, adiciono 10ml da soluçao ao aquario e fico com 0,5ppm de fosfato no aquario que e a quantidade recomendada para 54l.

 

o problema e medir 4 gramas, tenho de contactar uns baroes da coca ou assim bigsmile

 

ou isso ou faço uns 10 litros de soluçao :P

 

fazes uam solução mais concentrada por exemplo com 10 gramas (ou com a menor escala da tua balança) e em vez de adicionares 10 ml adicionas só 5 ml ou quem sabe só um mililitro...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

fazes uam solução mais concentrada por exemplo com 10 gramas (ou com a menor escala da tua balança) e em vez de adicionares 10 ml adicionas só 5 ml ou quem sabe só um mililitro...

Desaconselho vivamente... :oops:

 

Nunca se devem usar soluções concentradas e volumes baixos, face a soluções mais diluídas e volumes maiores. Isto porquê? Porque os erros que advém daí são muito maiores. Como devem calcular, um erro num volume pequeno de uma concentração elevada causa um desvio considerável à quantidade que queremos adicionar ao aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Desaconselho vivamente... :oops:

 

Nunca se devem usar soluções concentradas e volumes baixos, face a soluções mais diluídas e volumes maiores. Isto porquê? Porque os erros que advém daí são muito maiores. Como devem calcular, um erro num volume pequeno de uma concentração elevada causa um desvio considerável à quantidade que queremos adicionar ao aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Bem visto... mas então o que aconselhas neste caso? aumentar o volume de solvente?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto... mas então o que aconselhas neste caso? aumentar o volume de solvente?

Óbvio... e consequentemente, o volume de solução adicionado ao aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais queria perguntar-te o porquê de teres 72W para 54L brutos? Pergunto só pelo motivo de não ver no teu setup nenhuma planta de extrema exigência de luz....

 

Assim torna-se mais fácil o aparecimento de algas se não tiveres uma boa dosagem de CO2 e consequente fertilização.

É só uma observação. :mrgreen:

 

Outra observação é qual a linha de raciocínio que seguiste para afirmar que tens um excesso de nitratos que te está a originar o aparecimento de algas pretas em tufos?

 

Pergunto isto porque tu própria afirmas não teres nenhum teste de nitratos nem de outros nutrientes.

Assim parece-me precipitado começares uma fertilização de fosfatos sem saberes o que realmente é.

 

Aconselho-te a realizares os testes antes, pois eu até já tive algas pretas por excesso de fosfatos... :bad-words:

 

Abraço,

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho os 72 watts porque pretendo por plantas mais exigentes, iknclusive plantas de tapete e nao quero ficar com um tapete alto, alem de que injecto co2, e prefiro primeiro criar as condiçoes e so depois arranjar as plantas.

 

a linha de raciocinio foi ler em alguns posts que era isso que as originava, e eu nao vou começar a fertilizaçao, simplesmente nao encontrei nada a explicar como se fazia e decidi ir ja investigando caso fosse isso.

 

para ja hao-de chegar as lampadas de 6500k que foram enviadas ontem, isso deve pelo menos fazer com que as plantas que tenho bombem mais nutrientes e deixem as algas a chuchar, depois disso compro os testes e logo vejo o que fazer, este topico foi apenas uma preparaçao para o futuro :)

 

EDIT: as lampadas ja chegaram, da um efeito espetacular :)

Editado por silver_fox

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noticias, tive pearling na riccia e espalhado pelo musgo de java, parece que o problema das algas estava mais na luz :)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estava a achar o teu post estranho quando disseste que as algas pretas ao tufos apareciam devido aos nitratos e que iriras adicionar fosfatos.Assim como o membro Madvieri notei no meu aquario que as algas pretas apareceram devido ao excesso de fosfatos,e pelo que já li e reparei no meu aquario também é que estas sobrevivem mesmo havendo apenas nitratos.Concluido mudas de agua e muita adição de potassio para que não sobrem nitratos nem fosfatos para este tipo de algas.Cada aquario é um caso diferente e podem ter aparecido algas pretas devido a outra razão, agora não vai ser com a adição de fosfatos que te livras delas, apenas vais piorar a situação....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo reply, posso entao adicionar potassio a vontade ou o excesso de potassio tambem e prejudicial?

 

 

e qual o melhor composto para adicionar potassio? nitrato de potassio ja vi que nao pois aumenta mais os nitratos que o potassio, certo?

 

fico com o sulfato e o cloreto, qual destes consideram melhor?

 

obrigado banana rock

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo reply, posso entao adicionar potassio a vontade ou o excesso de potassio tambem e prejudicial?

e qual o melhor composto para adicionar potassio? nitrato de potassio ja vi que nao pois aumenta mais os nitratos que o potassio, certo?

 

fico com o sulfato e o cloreto, qual destes consideram melhor?

 

obrigado ;)

 

Entre o sulfato e o cloreto não sei qual será melhor, mas eu uso o cloreto porque foi o que consegui arranjar...

 

Quanto ao excesso de potassio experimenta ver o post do Andre Silvestre que ele fala lá de carências e excesso de nutrientes e suas consequencias.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadao entao ;)

 

onde compraste o KCl?

 

Comprei numa farmácia (cerca de 1kg se nao me engano) o preço deve ter sido a rondar os 7€ mas nao tenho a certeza...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ui, 1kg :?

 

se vendessem a cada 100g era mais porreiro, so preciso de 50..

 

de qualquer forma ja disse ao meu irmao se pode pedir a prof se lhe arranja um bocado ;)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

se vendessem a cada 100g era mais porreiro, so preciso de 50..

Pois... precisas de 50 gramas para fazer x litros. Quando esse fertilizante acabar, tens de fazer outra vez...

 

Por isso, mais valia comprares logo 1 kilo, e durante uns 2 anos não precisavas de te preocupar com mais nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Pois... precisas de 50 gramas para fazer x litros. Quando esse fertilizante acabar, tens de fazer outra vez...

 

Por isso, mais valia comprares logo 1 kilo, e durante uns 2 anos não precisavas de te preocupar com mais nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas!

 

Concordo com o Luís!

Fiz o meu fertilizante com 100g (comprei na Farmácia uma frasquinho em pó) e disolvi em agua destilada (usei as calculadoras).

 

Aconselho a compras logo um frasco com a medida que pretendemos e depois usar a agua para levar a solução para a concentração que queremos.

 

É mais fácil em casa medirmos volume de água do que medirmos gramas de solvente.

 

No meu casofiz numa garrafa de agua e passado algum tempo apareceu um genero de algudão lá pelo meio do fertilizante. Que será isto? É grave?

 

Já agora (silver_fox, Obrigado pela boleia do tópico) gostava de fazer um Fertilizante para ferro. Alguém ajuda, Luís???

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora (silver_fox, Obrigado pela boleia do tópico) gostava de fazer um Fertilizante para ferro. Alguém ajuda, Luís???

É mais fácil comprares na loja... Há muitos complexos de Ferro que podes comprar, mas ou fazes grandes volumes, ou tens uma balança capaz de pesar, por exemplo, centésimas de gramas. E como é óbvio, ninguém te vende centésimas de grama...

 

Resumindo. Tens de comprar uma massa grande (ninguém te garante que é barato), e das duas, uma: Ou fazes um volume enorme de fertilizante, ou arranjas maneira de pesar massas muito baixas...

 

Em todo o caso, há por aí na net maneiras de fazer fertilizantes de ferro.

 

Mas continuo a dizer, se tivermos um volume não muito grande nos nossos aquários, mais vale estarmos quietinhos, e comprar o fertilizante de ferro já feito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais