JBL BioCO2 100


Recommended Posts

Boa Noite,

 

Comprei e instalei uma garrafa/kit da JBL BioCO2 100, que não passa na prática de um CO2 DIY, versão comercial. :)

 

Não sei se alguém tem ou conhece este sistema, mas preciso das vossas dicas.

 

Aquilo diz para colocar água da torneira até um determinado nível (a garrafa já trás um pó lá dentro que será a "Matéria Prima").

 

Depois uma regrazinha de acordo com a dimensão do aquário e KH, para adiconar o"reagente" (fermento biológico).

 

Parece-me que aquela porra não dá CO2 nenhum!!! :(

 

Dizem que para aquários até 60 L e KH menor que 7 devo colocar duas colheres de "reagente" e em caso da reação não se iniciar dentro de 12 horas (p ex. por causa da temperatura) adicionar mais "reagente".

 

Pois esta bosta, já está lá há quase 36 horas e bolhas, nada!!!!! :!:

 

Nem uma, nem alteração do pH!!! Nada!!! :!:

 

Digam alguma coisa,

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva intrust :(

 

Pois é como dizes esse sistema de CO2 é práticamente a versão comercial do Diy

 

Quanto a resultados no meu caso nunca foram satisfatórios cheguei a utilizar 2 garrafas num aqua de 200L pois quanto me lembro cada garrafa está indicada para aquas até 100L

 

Hoje em dia uso o CO2 Diy só uma garrafa e não tem comparação para não falar nos $$

 

Em relação ás bolhinhas de CO2 já deveriam estar a sair, eu colocáva uma colher e ao fim de +- 12H viam-se as primeiras bolhas (escassas e fracas)

 

Fica bem :)

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

eu tenho um sistema desses há mês e meio....

 

no primeiro mês usei o material que vinha...os 3 sacos com os produtos...e tb demorou bastante a reagir e deitar bolhas...aí uns 3 dias...por isso é normal que ainda não tenhas nada...depois começa a sair,mas nunca em grande quantidade.

qd acabaram as bolhas e apartir de umas dicas aki no forum de uns amigos que já tinham experimentado,passei a usar a garrafa e o difusor...que são muito bons...e lá dentro passei a meter material caseiro...que é no fundo exactamente a mesma coisa que vem nos ditos saquinhos...ou seja...açucar...fermipan...e bicabornato de sódio...

 

passadas duas horas era bolhas e mais bolhas...e o PH estável.

 

por isso axo que com as saquetas as bolhas demoram +- 3 dias a começarem....

 

um abraço

 

qq coisa apita

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm

 

Esta manhã já se viam umas bolhitas a sair... mas nada de especial!!

 

Será que posso utilizar aquela garrafa, tubo e pedra difusora com a "receita caseira" do CO2 sem problemas de segurança??

 

Para já vou aguentar mais 2 ou 3 dias e ver o que dá o kit da JBL, se não der nada de especial vou mesmo para o Caseiro.

 

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Amigo Intrust :

Por experiência própria o sistema de co2 q fala só vai trabalhar bem se a temperatura ambiente for + de 20º pelo - álias esse pormenor vem ou costuma vir num pequeno papelito (é mesmo pequeno !) de cor amarela dentro da caixa de origem , bem isso é um problema no inverno , eu para não deitar o produto fora mergulhei a garrafa dentro de um garrafão de água recortado em cima de modo q a garrafa entrasse e pus ao lado do aq e depois aqueci a água do garrafão com uma resistência de aq até aos 28º , qd acabou o fermento q vinha na embalagem botei logo FORA !!! , n uso mais dessa marca !!! juro !!!

Adeus , :wink:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos,

 

De facto e após uns dias à espera das bolhas de CO2 e, confome foi referido, ter tido a atenção à questão da temperatura exterior, decidi acrescentar mais umas colherzitas do pó (fermento!?) e desde aí tudo funciona na perfeiçao.

 

O pH está estável e as plantas parecem estar a dar-se bem, assim como os peixes. Aconselho-te a controlares muito bem o pH pois no meus caso porque tenho um KH muito baixo, no 1º dia o pH passou-me de 7.2 pra 6.8.

 

Quando a mistura acabar (+- 2 semanas) também vou aproveitar a garrafa e difusor para o CO2 caseiro. Já comprei o Fermipan e o Bicarbonato de Sódio.

 

 

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem me pode dar as doses correctas para fazer o co2 caseiro e onde posso encontrar os os produtos para o fazer.

pesso desculpa se esta pergunta é demasiado obvia mas quem não sabe...

 

1abraço

pedro

iniciado em salgados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

Comprei e instalei uma garrafa/kit da JBL BioCO2 100, que não passa na prática de um CO2 DIY, versão comercial.

 

A título de curiosidade, qual o preço que pagou, recorda-se?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para confirmar, o material pode ser reutilizado com uma receita DIY ? Caso afirmativo, alguém já o testou? Quais as proporções utilizadas e duração conseguida?

 

Obrigado.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas :D

 

Sim dá para utilizar pois não passa de uma garrafa plástica, se não me engano de 1 Litro com um tubo ligado á tampa da garrafa e na outra ponta do tubo uma pedra difusora

 

As receitas de CO2 caseiro que se podem ver em outros tópicos estão na maioria indicadas para garrafas de 2 L visto esta só ter 1 L é administrar metade da dose, quanto á durabilidade não te sei responder pois nunca utilizei

 

Fica bem :lol:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco essa questão porque provavelmente a garrafa é demasiado pequena para utilizar com receitas DIY, isto é, a solução deve durar muito pouco tempo, comparados com os 45 dias (segundo consta) de duração quando são utilizadas as "recargas" da JBL.

 

Tenho curiosidade em saber qual o tempo útil que conseguiram com este kit e a receita DYI. Alguém experimentou ou está em vias disso?

 

:lol:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto não há problema nenhum em utilizar o DIY nessas garrafas. Eu utilizo mistura caseira noutro sistema comercial, em que a botija apenas leva meio litro.Mesmo assim, consigo bolhas durante cerca de 2 semanas. Depois de várias experiências, cheguei à conclusão que o segredo está nas proporções. Se pusermos fermipan em demasia, a fermentação será mais forte mas durará muito menos, pois as bactérias vão consumir o seu alimento (açucar) muito rapidamente. Açucar em demasia pode prolongar a fermentação mas esta é muito fraca. Para mim o ideal é uma bolha de 3 em 3 segundos. quando as bolhas começam a sair de 5 em 5 seg. ou mais, mudo logo a mistura para evitar que o ph suba repentinamente.

 

Conseguir uma mistura duradoura implica vários factores:

- Ambiente asséptico (botija sem sujidade e sem vestígios de detergente)

- água sem cloro (o cloro provoca a morte de bactérias)

- Água da mistura com um ph óptimo. o ideal para a fermentação é cerca de 5. ao formar-se alcoól na mistura o ph começa a descer e a baixo dos 3 as bactérias começam a morrer. é por essa razão que muitos usam o b. de sódio, para actuar como tampão.

- A temperatura também influencia. Acima dos 28º a fermentação é mais rápida e mais forte mas, consequentemente, o alimento (açucar) vai esgotar-se mais rapidamente.

 

Espero ter ajudado,

 

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens razão Luís, erro meu.

 

De facto, a levedura é um fungo unicelular, da família das sacaromicetáceas. Por ter uma propagação muito rápida, é muitas vezes confundida com as bactérias (até pelos biólogos!!!)

 

Está corrigido!

 

Um abraço,[/i]

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conseguir uma mistura duradoura implica vários factores:

...

- água sem cloro (o cloro provoca a morte de bactérias)

...

Sempre usei agua directamente da torneira sem problemas. :?

Pode ser que a agua da rede aqui de casa tenha pouco cloro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre usei agua directamente da torneira sem problemas. Pode ser que a agua da rede aqui de casa tenha pouco cloro...

 

Por vezes as concentrações de cloro são tão reduzidas que basta a água saír da torneira para se esvanecer no ar. Há quem tire água para o balde através do duche e de uma altura mais elevada para ajudar o cloro a desaparecer naturalmente.

 

:?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cloro não irá matar todos os fungos da levedura mas, provavelmente, matará alguns, pois já experimentei fazer misturas com água directamente da torneira e água sem cloro. A segunda opção sempre me produziu melhores resultados. a diferença chega a ser uma semana a mais de fermentação, o que é razoável para uma botija de meio litro.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Deve-se ou não colocar uma válvula anti-retorno no tubo de modo a impedir que a água suba e entre na botija? (A exemplo do que se deve fazer com as bombas de ar)

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]qual dos dois sistemas é melhor? caseiro ou comercial?

 

Não existe "o melhor". Normalmente o método caseiro é mais barato e o método comercial é mais fiável.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas, tb estava interessado em fazer uma garrafa caseira de co2, a minha questão é como páro o fluxo de noite, de modo a que os níveis de co2 dentro do aquário não se elevem ao ponto de prejudicar os peixes.

 

ideias precisam-se :wink:

"Do it, or do not.. there is no try!" - Yoda San

 

Reef

 

Água Doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.