Furar O Aquário Para Sump, Sim Ou Não?


Ana Azevedo

Recommended Posts

Pois é meus caros, agora tenho-me dedicado às leituras de salgados porque estou a pensar seriamente em dar esse passo, um reefzito cá em casa começa-me a parecer bem :mrgreen:

 

O que se passa é o seguinte, tenho um aquário comum de 100*30*40 que vai brevemente ficar desocupado e embora as dimensões não sejam as inicialmente idealizadas por mim para um salgado, vai ser o que me vai desenrascar por agora, já que tenho em vista "outros investimentos", a minha questão neste momento é, será que valerá efectivamente a pena estar a furar o aquário para fazer a sump?

 

Já tenho em vista um escumador que virei a utilizar, e dá tanto para ser colocado dentro da sump (se esta existir) ou colocado em mochila, por isso, honestamente não sei se me apetece dar a esse trabalho.

 

Sei que a Sump tem uma série de vantagens, que não só esconder o equipamento ou mesmo aumentar a litragem do aquário, mas honestamente, acho é que estou a precisar que me convençam que de facto vale a pena cabecadura.

 

Depois tenho mais uma série de questões Ihihihihi.

 

Em relação á iluminação por exemplo:

 

- Acham que para este aquário chegará uma HQI de 150w com duas T5 actínicas? Provavelmente o que me poderá acontecer é a luz ficar muito centralizada, mas poderei manter corais duros mais no meio e moles nos cantos, certo? É que não me apetece estar a gastar muito dinheiro, mas também quero ficar bem servida, por isso corrijam-me se estiver errada.

 

Outra questão:

 

Em relação ao kalk, posso inicialmente utilizar apenas o método do pinga pinga de garrafão para esta litragem ou acham que vale efectivamente a pena o reactor? Se sim o que me aconselham?

 

E pronto, para já deixo-vos sossegados :twisted:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

e como o Duarte diz, bem vinda ao Dark Side, hehehe

 

Poisa medida 100x40x30 é uma treta

 

Não tens profundidade, portanto o layout é sempre mais complicado (dificil fugir ao paredão) e a iluminação tambem é complicada

 

Uma lampada 150wts é pouco pois vais ficar com as laterais com muito pouca luz. Se for a pensar noutros voos, ok, senão podes pensar em t5 4x39wts chegavam e sobravam.

 

A sump não é indespensavel.Mais uma vez, se achas que depois mudas, não faças, não vale a pena o trabalho. Depois quando mudares para um maior (á pois é) metes tudo como deve ser.

 

Quanto ao kalk, para esta litragem, e sem sump, vai para o pinga pinga que serve, perfeitamente.

 

Beijinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma lampada 150wts é pouco pois vais ficar com as laterais com muito pouca luz. Se for a pensar noutros voos, ok, senão podes pensar em t5 4x39wts chegavam e sobravam.

 

Ora, tudo o que disseste antes só me mostrou que até ando a aprender bem a lição cabecadura

 

Agora essa treta de iluminação é que me trocou um bocado, vamos por partes...

 

A ideia não é colocar apenas 1 HQI de 150wts, pretendo acompanhar por duas T5 de 39wts para colmatar também a falha dos lados, isto porquê. Porque acho que duas de 150wts para este aquariozeco seriam um exagero e a impressão que tenho é que manter duros só com T5 também não é fácil, corrige-me se estiver errada.

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, tudo o que disseste antes só me mostrou que até ando a aprender bem a lição cabecadura

 

Agora essa treta de iluminação é que me trocou um bocado, vamos por partes...

 

A ideia não é colocar apenas 1 HQI de 150wts, pretendo acompanhar por duas T5 de 39wts para colmatar também a falha dos lados, isto porquê. Porque acho que duas de 150wts para este aquariozeco seriam um exagero e a impressão que tenho é que manter duros só com T5 também não é fácil, corrige-me se estiver errada.

 

Normalmente mete-se a Hqi mais as t5, mas actinicas, para dar aquela cor magnifica ao reef. Podes optar por por lampadas de 10000k. Ficas com as pontas iluminadas, mas perdes um pouco em cor.

 

Podes perfeitamente manter um reef so com t5. Tens o exemplo do Ricardo Pinto que tem bastantes Duros num aquario so com T5.

 

Beijocas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de mais uma questão.

 

Com 30cm, conciliar duas t5 mais uma HQI vai ser complicado porque não tens muito espaço disponivel.

 

Ora aí está uma questão em que ainda não tinha pensado e está muito bem visto sim sr.

 

Lá terei de optar pelas T5. Segue então mais uma pergunta.

 

Opto por colocar 4*39wts até aqui tudo bem, mas não queria abdicar das actínicas, posso colocar 3 de 10000k e 1 actínica?

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está uma questão em que ainda não tinha pensado e está muito bem visto sim sr.

 

Lá terei de optar pelas T5. Segue então mais uma pergunta.

 

Opto por colocar 4*39wts até aqui tudo bem, mas não queria abdicar das actínicas, posso colocar 3 de 10000k e 1 actínica?

 

Yep

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ana, as medidas do aqua são as mesmas do que eu tenho actualmente, e digo-te, é uma treta! Para iniciar já dá para "dar uns chutos", mas depois....melhora isso! Como o Luis disse, se a ideia é mais tarde lançares-te para um maior, esquece a sump, colocas o escumador como hang-on.

A iluminação, se calhar é mesmo melhor teres as T5, pois eu tenho HQI e T5 e é complicado ter as T5 sem afectar a passagem da luz da HQI. O que estava para fazer era colocar uma lampada mais à frente e outra mais atrás, assim não havia problemas, mas optei por outra maneira, ficando só um bocadinho da parte de trás com pouca HQI, mas não me preocupo, é por pouco tempo!

Quero ver isso a andar!

 

Jinhos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero ver isso a andar!

 

Jinhos,

Pedro.

 

Pronto, pronto, já me convenceram T5 será banana rock

 

E vais ver isto a andar sim sr. mas ver o aquário propriamente dito só mais lá para o meio do ano só vai ficar disponível lá para Março ou Abril, como tal, para já estou a pesquisar tudo o que preciso para ir desembolsando aos poucos, com tino, e para fazer obviamente uma coisa em condições (dentro do possível), obviamente que vos vou melgando.

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ora bem vinda!

 

Relativamente à pergunta que dá o título a este post, decididamente SIM! Fura o aquário e faz um sistema com sump, ou em alternativa utiliza um overflow para captar a água para a sump. Agora que já arrumámos este assunto vamos aos restantes :wink:

 

No que respeita às dimensões já foi tudo dito pelo Luís e pelo Pedro e vê-lá se não compensa o esforço de mandares fazer por exemplo 100 x 60 x 60 ou 100 x 60 x 50. Penso que mais tarde te arrependerás e que se calhar mais vale deixar passar mais um tempito e fazer as coisas com condições mais porreiras para as espécies que queiras vir a albergar e também mais agradáveis ao olho :twisted: .

 

A iluminação é o sexo dos anjos ... se fores para as T5 não ficas mal servida, mas se optares por algum sistema com HQI também não!

 

Boa sorte e qualquer coisa dispõe!

 

Bjs

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não furava, por agora usava com o escumador hang-on, e depois quando daqui a pouco tempo quiseres um maior...usas para sump...

 

100x30x40 é na minha opinião uma má medida para doce quanto mais para salgado, mas para começar... e tambem ia para T5 que num aquario com 1m de comprimento e 30 de largo hqi é para esquecer... e no futuro quando tiveres um aquario maior...podes usar a calha de T5 para meteres as actinicas a complementar as hqi.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não furava, por agora usava com o escumador hang-on, e depois quando daqui a pouco tempo quiseres um maior...usas para sump...

 

100x30x40 é na minha opinião uma má medida para doce quanto mais para salgado, mas para começar... e tambem ia para T5 que num aquario com 1m de comprimento e 30 de largo hqi é para esquecer... e no futuro quando tiveres um aquario maior...podes usar a calha de T5 para meteres as actinicas a complementar as hqi.

 

Olha, à custa de dar para um futuro aquário é que não só não vou furar este, como vou anular o projecto e começar tudo de novo com um cubo 60*60*60.

 

Sempre gostei muito de Cubos, não estou a ver a fazê-lo de metro, logo a calha pr exemplo não iria servir.

 

Por isso problema resolvido, canto com o 100*30*40 e venha cubo novo, mal por mal, mantenho a despesa do material mando fazer o Cubo com Sump, também não é por aí que fico pobre.

 

Quando o projecto estiver a avançar mostro-vos as novidades :P

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...