Travas No áqua Ou Nem Por Isso?


Recommended Posts

Boas.

 

Antes de mais quero desejar a todos os membros do fórum, seus familiares, amigos, e respectivos peixes um próspero ano de 2007.

 

A minha questão, dúvida é sobre as travessas dos aquários. Recentemente, há uns quatro dias, "construí" mais uma aquário cá para casa, desta vez um plantado. Medidas exteriores: 100*40*45 (L*P*A), com vidro de 8mm. Na fase da colagem nada de especial, tudo às mil maravilhas. Em relação às travas de vidro que normalmente se colocam na parte de cima, sinceramente acho inestéticas, além de prejudicarem o acesso ao interior do aqua. A minha questão é a seguinte: coloquei água no dito, para fazer o teste de estanquicidade. Tudo perfeito, não há vazamentos nenhums. Medidas tiradas no cimo do aquário, mostraram que ele formou uma pequena barriga no centro. Nada de preocupante, acho eu, apenas 1,5mm de barriga, ou seja 0,75mm para cada vidro. Será mesmo necessário a colocação das travas? Esta pequena diferença de 1,5mm será assim tão significativa? Mais tarde irei colocar uma "guarnição" de aluminio em toda a volta do topo do aquário, de maneira a servir de suporte para a calha de iluminação. Essa calha não será o suficiente para "aguentar" o peso da água? Os mais entendidos que digam de sua justiça. Criticas, sugestões ou apenas bitaites são sempre bem vindos.

 

aqua005.jpgaqua006.jpg

 

 

Aqui ficam duas fotos do aqua em fase de teste.

 

 

Desde já agradeço as respostas e Bom Ano Novo :(

 

Cumps.

 

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tenho a mesma opinião que tu em relação ás travessas, acho realmente inestéticas mas no teu caso e vendo que existe deformação nos vidros acho que deves meter as travas por segurança, se tivesses construído o aquário com vidro mais grosso não tinhas esse problema.

 

Comprimentos

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tenho a mesma opinião que tu em relação ás travessas, acho realmente inestéticas mas no teu caso e vendo que existe deformação nos vidros acho que deves meter as travas por segurança, se tivesses construído o aquário com vidro mais grosso não tinhas esse problema.

 

Comprimentos

 

Luís Moniz

 

Boas

 

Bem me parecia... A deformação não é muita, mas... há sempre um mas. Antes que tenha a água espalhada pela sala e os peixes a saltitar no chão vou mesmo colocar as travas. Só vai mesmo dificultar as limpezas do aquário futuramente, mas nada que não se resolva. Em relação ao vidro, em conversa com um "construtor" de uma "fábrica" de aquários, ele é da mesma opinião. Se tivesse optado por vidro de 10mm, possivelmente não seriam precisas as travas, mas os que ele "faz" levam todos travas, mesmo que o cliente ache feio. O seguro morreu de velho e Homem prevenido vale por dois. Estes foram os argumentos dele. Tenho é mais de acatar as opiniões daqueles que são mais experientes que eu neste assunto. Ainda hoje depois de jantar vou colar as travas no devido sítio. De qualquer modo obrigado e fica aqui para os restantes membros mais uma dúvida tirada.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem me parecia... A deformação não é muita, mas... há sempre um mas. Antes que tenha a água espalhada pela sala e os peixes a saltitar no chão vou mesmo colocar as travas. Só vai mesmo dificultar as limpezas do aquário futuramente, mas nada que não se resolva. Em relação ao vidro, em conversa com um "construtor" de uma "fábrica" de aquários, ele é da mesma opinião. Se tivesse optado por vidro de 10mm, possivelmente não seriam precisas as travas, mas os que ele "faz" levam todos travas, mesmo que o cliente ache feio. O seguro morreu de velho e Homem prevenido vale por dois. Estes foram os argumentos dele. Tenho é mais de acatar as opiniões daqueles que são mais experientes que eu neste assunto. Ainda hoje depois de jantar vou colar as travas no devido sítio. De qualquer modo obrigado e fica aqui para os restantes membros mais uma dúvida tirada.

 

Cumps.

Davs

 

Nem mais, como tu dizes o seguro morreu de velho.

Agora existem diversos tipos de travas opta por umas que não pareçam tão inestéticas.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.