Tartarugas


Pigmeu

Recommended Posts

Boas

 

Este natal ofereceram-me tartarugas, e eu pensei em coloca-las juntos aos peixes que possuo .... no entanto resolvi vir aqui primeiro perguntar qual é a voça opiniao acerca disto. Ate me ofereceram um bloco condicionador com suplemento de calcio, neutralizando a acidez da agua.

Acham que nestas condiçoes posso por a tartaruga junto com os peixes .

 

Obrigado pro futuras respostas. Pigmeu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

À uns tempos também pus essa questão aqui no forum pois também tava com essa ideia de pôr tartarugas com peixes pois acho que faria um efeito espectacular. No entanto, disseram me que seria practicamente impossível pois a urina das tartarugas é muito ácida e os peixes não iriam aguentar isso e morreriam todos. Por acaso é uma pena pois ficaria um aquário muito interessante. Se estiver enganado corrijam me pois também gostaria de ter a certeza em relação a este tópico. Não te esqueças que, se a tartaruga estiver num aquário de água quente irá crescer muito rápido e elas até crescem bastante.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao é perfeitamente possivel tartarugas coexistirem com peixes mas ha alguns promenores importantes.

 

Primeiro existe o problema de elas serem verdadeiras maquinas de fazer "cócó" e "chichi", sobretudo se estiverem com temperaturas elevadas - logo metabolismos mais acelarados.

 

Se estamos a falar de tartaugas bebes elas crescem e podem passar do tamanho de uma moeda de 50$ para uns 25 ou 30cm .

 

O terceiro ponto é que as tartarugas sao predadores naturais dos peixes.

 

Bem feito o ponto da situaçao, se tiveres espaço, um bom sistema de filtragem (com carvao activo) e esconderijos para os peixes, é possivel que resulte (se desapareçer um peixito de vez em quando "misteriosamente", ja sabes...) :drinking:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desaconselho vivamente!

 

Já tive as minhas tartarugas (2, uma delas com +/-6 cm e uma com 15 cm) num aquário de 200 litros, com um sistema de filtragem a rondar os 1800 L/h e posso-te dizer que ao fim de uma semana.... o lixo era imenso. Poluem de facto muito a água, a soluçao passou por arranjar um lago de 450 litros e um sistema de filtragem exterior de 2600 L/h :microwave:

Este é apenas o primeiro ponto, muito lixo...

 

O segundo é exactamente a predação. Mesmo sendo pequenas as tartarugas vão andar sempre atrás dos peixes e ou eles morreram de stress ou vão acabar no estomago das pequenas.

 

O terceiro ponto é a decoração. Torna-se virtualmente impossivel ter decoração no aquário, plantas são rapidamente arrancadas ou comidas, e os troncos e pedras, ou estão muito bem presos ou então tens um layout novo todos os dias bigsmile

 

Outro ponto é a segurança, se tiveres um aquecedor interior, como normalmente se vê nos aquários, elas facilmente o partem...

Eu tive de arranjar um compartimento em acrilico perfurado junto da saida do filtro e mesmo assim elas ainda o arrancam muitas vezes....

 

Portanto: tartarugas num lado e peixes noutro! Atenção às devidas atenções a dar a cada um

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar que seja possivel, como disse inicialmente se tiver espaço suficiente, um bom sistema de filtragem, e os ditos esconderijos que proporcionem algum refugio aos peixes.

 

De resto o bom senso, e uma boa noçao do que se vai fazer tambem é importante. Quem tem tartarugas concerteza sabe que as vezes se comportam como pequenos carros de combate couraçados... :evil:

 

Estou prestes a por o meu aquario a ciclar com capacidade para 650l, mas que vai levar talvez uns 500l, para uma tartaruga e faz parte dos meus planos adicionar alguns peixes tambem (nao sei quantos ainda). Claro que terao q ser peixes resistentes p suportar condiçoes eventualmente menos boas.

 

Para a filtragem vou utilizar um Fluval fx 5 com esponjas e espaço p mais 3 materias filtrantes (que vao ser carvao activo, ceramicas, e ainda nao decidi se vou por mais esponjas ou uma terceira opçao...), com a capacidade real de filtragem de "2300 L/H (607 U.S. Gal./H), 3500 L/H without load".

 

Cada caso é um caso, mas parece-me que desde que haja bom senso é possivel. ;)

Editado por norby
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que não seja possivel, mas que é bastante arriscado lá isso é!

Sendo tartarugas pequenas, e os peixes relativamente grandes...podem não ser comidos. Mas, e analisando o comportamento das minhas pequenas, elas comem tudo o que lhes der, sobem à tona da àgua e tiram-me o camarão da pinça (experimentei dar com os dedos, não me obrigem a contar a experiência :evil: ), elas têm uma voracidade enorme e não tenho duvidas que vão ver os peixes como alimento!!! Assim sendo, mesmo não os conseguindo matar e comer, vão andar a sempre atrás deles, e olhem que uma tartaruga dentro de àgua não é assim tão lenta... Imagino que o stress a que os pexies estariam sujeitos seria enorme, levando à sua morte num extremo mas a uma pessima condição de vida....

 

Obvio que isso são especulações, dado que tenho tanto peixes como tartarugas... Cada animal é um animal mas eu não punha as minhas "pequenas" tranbelhas com nenhum dos meus peixes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mr.p concordo contigo que o elo mais fraco num eco-sistema, nestes moldes, serao sempre os peixes.

 

Tenho conhecimento de criadores que mantem tartarugas e peixes num mesmo espaço (aquario) com reduzidas percas de peixes (1, 2 ano), com condiçoes de espaço e refugio para os peixes.

 

Muito mais se poderia dizer, mas juntar tartarugas e peixes é conscientemente uma operaçao nao isenta de riscos (basicamente falando na predaçao dos peixes)...

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.