Areia Fina


Karla

Recommended Posts

Olá a todos! :oops:

 

Estou a montar um aquario de 80X30X40 e coloquei substrato JBL por debaixo do areão.

Comprei uma areia fininha para colocar por cima, mas ainda não o fiz, pois precisava da vossa ajuda em 2 questões.

 

Com o substrato pode-se utilizar os aspiradores de fundo ou não é aconselhável? help

É que provavelmente ao remexer o areão, vai remexer o substrato todo no aquário...

 

Pretendia colocar a areia fina por cima para dar um aspecto "praia" mas tenho duvidas de irá fazer algum mal às corydoras.

É que a areia é mto fina... e se elas a comem? Ou acham que não lhes faz mal?? :?:

 

Desculpem lá se é uma pergunta parva, mas não quero que aconteça nada de mal aos bichitos por desconhecimento meu :P

 

Agradeço as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda sou muito nob para ajudar, mas em principio os aspiradores de fundo já não se usam. Quanto á area fina, acho que os peixes sabem bem aquilo que comer, em principio.

 

Um bom filtro externo e umas aspirações do fundo fazem bem o serviço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Obgd pela resposta, mas o aquário tem um filtro Eheim 2213 (irá ter qd estiver montado :wink: ), que julgo ser suficiente para os 96 lts do aquário, mais coisa, menos coisa, e que em principio não vai permitir uma acumulação mto grande de detritos.

O meu problema é que queria colocar as corydoras, mas receio que a areia fina não seja boa para elas.

 

Em relação ao aspirador de fundo, calculei logo que não fosse necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Karla

 

Apesar de ser um aquário relativamente pequeno e de teres um filtro eficaz, terás sempre de aspirar os detritos que se vão acumular no fundo.

O filtro de fundo é desnecessário mas a aspiração será muito conveniente quando fizeres as mudanças parciais de água.

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

 

José,

 

Relativamente à aspiração de fundo, eu tenho o substrato da JBL e debaixo do areão.

Pelo que tenho visto nos aspiradores de fundo, o areão é sugado e remexido. Acontece que eu tenho o substrato JBL que é tipo uma areia granulada por debaixo do areão. Ao aspirar, o substrato vai ser levantado e misturado pelo aspirador com a areão, o que vai mudar todo o layout do aquário.

O que eu pretendia era pôr umas corydoras ou outro tipo, para fazerem esse trabalho, ou seja, eliminarem parte dos detritos que se formarem no fundo, evitando utilizar o aspirador.

 

A minha duvida é se a areia fina, tipo "praia" traz alguma inconveniente para as corydoras, uma vez que elas poderão ingerir essa areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

Relativamente aos corydoras gostava de frisar o seguinte: eles não comem os detritos do fundo do aquário, quanto muito ingerem os restos de comida que sobram, o que se os tiveres em grande número essa comida não chega, necessitas de comida própria para esse tipo de peixes.

- Os corys pelo contrário gostam é de areia fina pelo que não é de todo aconselhável mantê-los em aquas com areão grosso ou areia vulcânica.

- Apesar de teres substrato no fundo do aqua, é conveniente sifonares um pouco a camada superficial da areia.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos! Apesar de ser novo nisto e ter pouca experiência vou deixar a minha opinião!

 

Em relação ao aspirador de fundo, a amiga Karla, pode através de uma garrafa pequena de água fazer um artesanalmente, pois basta colocar um tubo no gargalo e vedar com fita cola e depois aspirar a água para dentro de um recipiente.

Ao aspirar o fundo com isso, basta remexer suavemente o areão para os detritos se levantarem e sem aspirados, sem que se remexa muito o substrato e isto resulta muito bem!

 

Se necessitares de ajuda para saber como fazer o aspirador artesanalmente, é só apitar que a malta ajuda!! :evil:

 

Já sabem que se estiver errado estão na boa para corrigir!!

 

Aquele abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

Um Bom Ano de 2007!!!!!

 

Já percbei k não há problema entre areia fina e corydoras, muito pelo contrário ;) !!

Relativamente à questão da alimentação, eu sei k há alimento próprios para peixes de fundo, não sendo apenas o que se encontra no areão, e que elas irão tê-lo, claro!

 

O aspirador de fundo.... vamos esperar para vêr se será necessário.

Se fôr dps ia agradecer muito essa ideia do aspirador caseiro :P !!

 

Vou dando noticias!

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Karla!

 

As corydoras realmente apreciam muito a areia fina, que é comum no fundo dos rios da bacia amazônica. Pode usá-la sem medo, ok? Quanto à alimentação, realmente vão precisar de uma ração de fundo de boa qualidade, em tablets ou granules, pois não se alimentam de legumes como os ottos e cascudos, já que não tem a boca em forma de ventosa. Sua preocupação com os detritos que se depositarão sobre o substrato é importante, mas isso não será resolvido com qualquer espécie de fauna. A sifonagem é um procedimento muito interessante nesse sentido, a não ser que o aquário seja densamente plantado. Porém, o Eheim 2213 é um excelente filtro e será mais que suficiente para manter a qualidade de água no seu tanque, mas vale lembrar que isso não minimiza a necessidade das trocas parciais de água!

 

Sucesso na sua montagem!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.