Plantas a morrer II


Paul

Recommended Posts

Iniciei-me à cerca de dois meses na aquariofilia. Infelizmente antes do fim do primeiro mês ainda não tinha conseguido comprar plantas (não havia disponiveis na loja) quando finalmente as consegui comprar e colocar, e passado uma semanas, uma das espécies apodreceu completamente, enquanto que outras duas começaram a ficar com buracos.

Para piorar as coisas, começaram me agora a aparecer algas filamentosas por todo o aquario, e ainda não tenho nenhum peixe comedor de algas (tambem ainda não estão disponiveis na loja).

Tenho mudado a água regularmente, mas continuo com a água verde e as plantas a ficarem todas esburacadas.

Disseram-me que podia ser oxigénio a mais no aquario! É verdade?

 

Tenho uma aquario de 30 litros com uma lampada UV stop de 15 W (em periodos de 12 horas), um tronco, uma rocha e areao escuro. Tenho um pequeno filtro interno e uma pedra difusora.

 

não faço fertilização e apesar de o aquario apanhar com luz solar de manha, mantenho-o sempre tapado durante este periodo.

 

Há uns tempos deram me a dica que poderia ser falta de ferro e para eu pôr qulquer coisa desse material na água que resultava (um prego!!!??), não sei se é estupido ou não!

 

acho (palavra corrigida) que não me esqueci de nada!!

Agradeço quem me possa dar uma ajudinha

 

P.S: Tenho 3 guppies, 2 Platys, 10 Neons, 4 Bebados e 1 botia palhaço . As plantas que neste momento tenho são,Echinodorus x "Rainers Kitty" e Hygrophila polysperma "narrow Leaf"[/b]

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta comprar testes de fosfatos e nitratos para depois poderes fertilizar com potássio, nitratos e fosfatos.

Tens 20 peixes em 30lt...vê se dás alguns.

 

Os buracos nas folhas, tanto pode ser falta de potássio como o botia a querer comer legumes... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Amigo,

 

Identifiquei alguns fatores que podem estar prejudicando as suas plantas, pois no início eu também tive problemas parecidos com os seus.

 

Observe:

 

1 - Devido a dificuldade em conseguir plantas na sua cidade, será que as plantas que voce conseguiu são realmente plantas aquáticas? Vale lembrar que as plantas vermelhas são mais sensíveis.

 

2 - Sei que a gente não consegue resistir a vontade de adquirir novos paixes no início do hobby, más tenha calma. Voce já tem muitos peixes.

 

3 - Os buracos nas folhas (na maioria das vezes) são indicativos de falta de ferro na água. Algumas pessoas colocam um pedaço de ferro enferrujado. Eu nunca fiz isso. Eu uso o Flora Pride da Tetra más existem outros fertilizantes muito bons no mercado.

 

4 - Qual o substrato de fundo que voce esta usando?

 

5 - A incidência de luz natural no aquário propicia o crescimento de algas.

 

6 - A quantidade de iluminação parece um pouco abaixo do recomendado que é de 1 W para cada litro de água.

 

Espero ter ajudado.

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais