Lucky strike Publicado: Janeiro 4, 2013 Share Publicado: Janeiro 4, 2013 Em relaçao a baixar os fosfatos e a logica desta acçao.... nada posso dizer. Aquilo que sei é que existem produtos para baixar os fosfatos e existem produtos para fertilizar com fosfatos. Do mesmo modo, existem sites que advertem que fosfatos aumentados provocam um boom de algas e outros que dizem o contrario. Honestamente, penso que as algas sao sempre multi factoriais e nao derivam exclusivamente de 1 so factor. Mas enfim... eu nada posso dizer porque ainda nem sequer disponho dos testes para medir os parametros da agua, salvo pH. Quanto à luz no meu aquario: posso-te dizer que tenho uma alternanthera rosilacea e ela sofre com um racio de 0.25. as folhas caem todos os dias, a base do caule ja n tem uma unica folha, apesar de fertilizaçoes com tropica premium e specialized 2x por semana. Obviamente que uma vez atingido o racio pretendido de 1W:1L, penso por como tapete uma parvula, mais umas 2x mini alternanthera mini, umas 2 anubias e mais qualquer coisa. Depois sim, começar a povoar o aqua a fim de ser um comunitario. www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Janeiro 6, 2013 Share Publicado: Janeiro 6, 2013 Atenção ao excesso de luz. Vais ter que triplicar o CO2 e a fertilização. Se para além disso já tens algas, é de todo inconveniente aumentares já a luz pois só vais estimular o seu crescimento. Como já te disseram: os fosfatos não provocam algas. Nem os nitratos, nem o potássio nem o ferro nem nenhum nutriente (à excepção da amónia). Isto está mais que provado. Nutrientes são a alimentação das plantas. Devem ser encarados como comida. Se não os tiveres, as plantas definham, começam a morrer e a produzir amónia originando algas. GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Lucky strike Publicado: Janeiro 7, 2013 Share Publicado: Janeiro 7, 2013 Boas GM. Na questão da luz, estou com 2x24W e respectivos reflectores. por agora não vou mudar, após intensa reflexão. Fertilização: 12 mL de tropica premium e 12mL de tropica specialized, divididos em 3-5x por semana, com TPA 30% no final da semana. CO2. Caseiro e infelizmente ontem atingi concentrações de 50 mg/L segundo o drop checker. Para já as algas estão relativamente controladas. www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vulcano39 Publicado: Setembro 21, 2013 Share Publicado: Setembro 21, 2013 Boas sou novo neste forum e apesar de ja nao ser um novato em relacao a aquarios tenho ainda muitas coisas com que nao sei lidar e uma delas é as ditas algas filamentosas.... Tinha um aquario de 60 litros com ciclideos e ate ai nao havia problemas pois nesse aqurio apenas as habituais algas dos vidros apareciam...mas depois comprei um com o dobro da capacidade e ai começaram os problemas...depois de preparar o aquario, meti la dentro uma variedade de peixes de agua quente e duas plantas que quase nao cresciam e acabaram por morrer, trouxeram no entanto a minha primeira praga...musgo de java....este cresceu muito e espalhou-se por todo o aquario, passado uns tempos apareceram as algas marrons que começaram a se espalhar apesar de ter feito tratamento com com alguns produtos...o proprio musgo de java ficou minado com esses algas... Fiz limpeza do aguario e resolvi colocar mais plantas...desta feita Anubias e fertilizei o mesmo...mesmo assim as marrons continuaram a aparecer, infelizmente veio outra praga com as Anubias, as algas filamentosas que neste momento sao tantas que ate ja chegam á superficie da agua do aquario...estranhamente as algas marrons quase desaparecerm desde que as filamentosas apareceram.... Como posso resolver este problema? estava a pensar introduzir peixes devoradores de algas depois de as retirar manualmente...que acham? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Reis Publicado: Setembro 21, 2013 Share Publicado: Setembro 21, 2013 As algas não aparecem por acaso. Estas aparecem quando o trio de nutrientes, iluminação e CO2 não estão em sintonia. As plantas até podiam trazer algas mas pelos vistos elas encontraram o local ideal para se desenvolverem e esse local é o teu aquário mas podes mudar isso. Podes retirar manualmente e colocar fauna que devore as algas mas não irás resolver de vez o problema apenas atrasá-lo. Queres meter aqui o setup completo, valores de NO3 e PO4 e o esquema de fertilização que fazes? Seria muito mais fácil para nós de modo a conseguires resolver isso. Será preciso paciência e insistência mas vai lá. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vulcano39 Publicado: Setembro 22, 2013 Share Publicado: Setembro 22, 2013 Boas Reis...Por incrivel que pareça nunca comprei nenhuns testes para esses valores, o unico que tenho é o do PH que neste momento esta á volta dos 7,5/8 e so comprei este teste porque a agua teimava a ficar muito basica (dai ter comprado ciclideos no inicio) Actualmente com os peixes tropicais os valores estão estáveis. O esquema de fertilização foi feito da seguinte forma...usei umas pastilhas da JBL (Kugeln) Proflora isentos de NO3 e de PO4, usei uma pastilha para cada Anubia que la introduzi..tenho 4 Anubias... Também estive a ler e reparei que o filtro que uso não serve para grande coisa...tenho um filtro de cascata que embora tenha uma boa potencia apenas me consegue filtrar um dos lados do aquário, e entope com frequência devido as algas filamentosas.... cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Reis Publicado: Setembro 22, 2013 Share Publicado: Setembro 22, 2013 Compra os testes e mete aqui o setup completo e resultados dos testes. Será fundamental para seres ajudado. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Dourado Publicado: Janeiro 27, 2023 Share Publicado: Janeiro 27, 2023 (editado) On 11/12/2006 at 08:14, Luís Fortunato disse: Olá. Desculpa lá... mas tu ao menos leste o que eu e o Fernado Marques escrevemos? O problema é falta/carência de fosfatos, que leva a um excesso de Nitratos!!! Se ainda te pões a retirá-los ainda mais (os Fosfatos), o problema ainda será mais agravado... Pois... porque está errada mesmo Para mim, um excesso de nitratos causa até algas bem piores de erradicar que um excesso de Fosfatos. Tu, pelo que eu consigo ver nas fotos, tens apenas filamentosas verdes. É que os excessos de Nitratos, geralmente, levam ao aparecimento de algas pretas de tufo, extremamente difíceis de erradicar Eu também já passei pelo que estás a passar. Comecei a fertilizar com Fosfato, e em 5 dias tinha 0 algas verdes filamentosas. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Editado Janeiro 27, 2023 por Carlos Dourado Carlos DouradoAdepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the WorldO meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresaso meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts