Algas Filamentosas - Aquário Novo


Fernando Marques

Recommended Posts

Em relaçao a baixar os fosfatos e a logica desta acçao.... nada posso dizer. Aquilo que sei é que existem produtos para baixar os fosfatos e existem produtos para fertilizar com fosfatos.

Do mesmo modo, existem sites que advertem que fosfatos aumentados provocam um boom de algas e outros que dizem o contrario.

 

Honestamente, penso que as algas sao sempre multi factoriais e nao derivam exclusivamente de 1 so factor. Mas enfim... eu nada posso dizer porque ainda nem sequer disponho dos testes para medir os parametros da agua, salvo pH.

 

Quanto à luz no meu aquario: posso-te dizer que tenho uma alternanthera rosilacea e ela sofre com um racio de 0.25. as folhas caem todos os dias, a base do caule ja n tem uma unica folha, apesar de fertilizaçoes com tropica premium e specialized 2x por semana.

 

Obviamente que uma vez atingido o racio pretendido de 1W:1L, penso por como tapete uma parvula, mais umas 2x mini alternanthera mini, umas 2 anubias e mais qualquer coisa. Depois sim, começar a povoar o aqua a fim de ser um comunitario.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ao excesso de luz. Vais ter que triplicar o CO2 e a fertilização. Se para além disso já tens algas, é de todo inconveniente aumentares já a luz pois só vais estimular o seu crescimento.

 

Como já te disseram: os fosfatos não provocam algas. Nem os nitratos, nem o potássio nem o ferro nem nenhum nutriente (à excepção da amónia). Isto está mais que provado. Nutrientes são a alimentação das plantas. Devem ser encarados como comida. Se não os tiveres, as plantas definham, começam a morrer e a produzir amónia originando algas.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas GM.

Na questão da luz, estou com 2x24W e respectivos reflectores. por agora não vou mudar, após intensa reflexão.

Fertilização: 12 mL de tropica premium e 12mL de tropica specialized, divididos em 3-5x por semana, com TPA 30% no final da semana.

CO2. Caseiro e infelizmente ontem atingi concentrações de 50 mg/L segundo o drop checker.

Para já as algas estão relativamente controladas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas sou novo neste forum e apesar de ja nao ser um novato em relacao a aquarios tenho ainda muitas coisas com que nao sei lidar e uma delas é as ditas algas filamentosas....

Tinha um aquario de 60 litros com ciclideos e ate ai nao havia problemas pois nesse aqurio apenas as habituais algas dos vidros apareciam...mas depois comprei um com o dobro da capacidade e ai começaram os problemas...depois de preparar o aquario, meti la dentro uma variedade de peixes de agua quente e duas plantas que quase nao cresciam e acabaram por morrer, trouxeram no entanto a minha primeira praga...musgo de java....este cresceu muito e espalhou-se por todo o aquario, passado uns tempos apareceram as algas marrons que começaram a se espalhar apesar de ter feito tratamento com com alguns produtos...o proprio musgo de java ficou minado com esses algas...

Fiz limpeza do aguario e resolvi colocar mais plantas...desta feita Anubias e fertilizei o mesmo...mesmo assim as marrons continuaram a aparecer, infelizmente veio outra praga com as Anubias, as algas filamentosas que neste momento sao tantas que ate ja chegam á superficie da agua do aquario...estranhamente as algas marrons quase desaparecerm desde que as filamentosas apareceram....

Como posso resolver este problema? estava a pensar introduzir peixes devoradores de algas depois de as retirar manualmente...que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não aparecem por acaso. Estas aparecem quando o trio de nutrientes, iluminação e CO2 não estão em sintonia. As plantas até podiam trazer algas mas pelos vistos elas encontraram o local ideal para se desenvolverem e esse local é o teu aquário mas podes mudar isso.

Podes retirar manualmente e colocar fauna que devore as algas mas não irás resolver de vez o problema apenas atrasá-lo.

 

Queres meter aqui o setup completo, valores de NO3 e PO4 e o esquema de fertilização que fazes? Seria muito mais fácil para nós de modo a conseguires resolver isso.

 

Será preciso paciência e insistência mas vai lá. :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Reis...Por incrivel que pareça nunca comprei nenhuns testes para esses valores, o unico que tenho é o do PH que neste momento esta á volta dos 7,5/8 e so comprei este teste porque a agua teimava a ficar muito basica (dai ter comprado ciclideos no inicio)

Actualmente com os peixes tropicais os valores estão estáveis. O esquema de fertilização foi feito da seguinte forma...usei umas pastilhas da JBL (Kugeln) Proflora isentos de NO3 e de PO4, usei uma pastilha para cada Anubia que la introduzi..tenho 4 Anubias...

Também estive a ler e reparei que o filtro que uso não serve para grande coisa...tenho um filtro de cascata que embora tenha uma boa potencia apenas me consegue filtrar um dos lados do aquário, e entope com frequência devido as algas filamentosas....

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...
On 11/12/2006 at 08:14, Luís Fortunato disse:

Olá.

 

Desculpa lá... mas tu ao menos leste o que eu e o Fernado Marques escrevemos?

 

O problema é falta/carência de fosfatos, que leva a um excesso de Nitratos!!! Se ainda te pões a retirá-los ainda mais (os Fosfatos), o problema ainda será mais agravado...

 

Pois... porque está errada mesmo :arrow: Para mim, um excesso de nitratos causa até algas bem piores de erradicar que um excesso de Fosfatos. Tu, pelo que eu consigo ver nas fotos, tens apenas filamentosas verdes. É que os excessos de Nitratos, geralmente, levam ao aparecimento de algas pretas de tufo, extremamente difíceis de erradicar :arrow:

 

Eu também já passei pelo que estás a passar. Comecei a fertilizar com Fosfato, e em 5 dias tinha 0 algas verdes filamentosas.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Editado por Carlos Dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais