pustura de escalares no filtro interno!!!


pedro.paulo

Recommended Posts

boas coloco aqui umas fotos de um aquario comunitario que está a a cargo do meu pai. Pede-me ajuda mas de escalares percebo muito pouco!

 

o caso é o seguinte

 

Os escalares fizeram uma pustura num dos filtros do aquario!!!

 

a fauna do aqua é constituida por escalares, 5 danios zebra (Danio rerio), um placostomo pequeno, 4kullis, 1 barbo (Puntius titteya) e um Gyrinocheilus Aymonieri.

Gostava de saber o que tenho a fazer neste caso, para poder ter filhotes. ponho os ovos em maternidade? desligo ou não o filtro? há algum peixe que possa comer os avos ou os alevinos?

O que tinha pensado era deixar a natureza seguir o seu curso e ver no que dá!

 

aqui estão fotos:

 

o aqua vista geral

 

4-12-20063.jpg

 

Os ovos no filtro e os papas

 

4-12-200611.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda, vou então ver se os coloco numa maternidade.

NO entanto no artigo nao explica muito bem como retirar os ovos do filtro, pode ser à mão ou é com agum instrumento? estes parecem estar bem presos!

 

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me aconteceu o mm e o que fiz foi esperar que eclodam (mantem-se colados nos primeiros dias) e com um tubo daqueles das bombas de ar retirei os peixes para outro aqua.. com cuidado ... não me morreu nenhum .... por isso ... morreram depois quando deviam começar a comer, pq a artemia não me correu bem e tentei com flocos esmigalhados mas não resultou...... estou à espera da proxima postura (em principio na proxima semana)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou esperar então que nasçam e vou ver se não sou tão insencivél quanto a minha namorada diz e se ponho os bicharocos numa maternidade.

 

Quanto à artemia comprei esta "Sera-Shrimps (Artemia Liofilizada)" será boa opção?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa questão da artemia tem que ser outro a responder ... eu tentei eclodir artemia pela 1ª vez e aquilo correu-me mal, não tinha condições nem sabia como e foi tudo à pressa .... neste momento já fiz um sistema com garrafas de sumo dentro de um aqua para manter a temperatura e já consegui eclodir, agora falta aprefeiçoar a tecnica de separar a artemia dos ovos não eclodidos .... :lol::lol:

 

quanto aos peixes numa maternidade ... é pequena demais para eles e até acho que passam pelas ranhuras ... o ideal era outro aqua com filtro de esponja (pareço um papagaio .... isto pq só estou a dizer o que já li e as duvidas que já tive e que me responderam .. e não foi assim há tanto tempo) :lol:

 

eu montei um de 40x20x25 (era o espaço que tinha) mas estava a contar muda-los para um de 100x30x40 quando deixassem o "desmame" da artemia e começassem a comer de tudo ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

No artigo não está como remover os ovos do filtro porque falo em reprodução programada... e isso que obtiveste foi uma postura que não programaste :lol::lol:

O que faria era tirar o filtro para outro aquario, desliga-lo e retirar-lhe a esponja e seguir os passos que estão no meu artigo.

Não tentes apanhar os ovos.... O máximo que podes tentar é apanhar os pequenos como disse o Matt, mas precisas de sorte para os pais e restantes habitantes não te comerem os ovos.

 

Podes também retirar os outros habitantes, mas nesse aquario, tal como está os alevins estão cndenados a morte (com ou sem habitantes) :lol::lol: devido ao areão e ao filtro....

 

Resumindo, irás mesmo ter que os mudar de aquario....... Tens 2 hipoteses:

-> Ou mudas ja o filtro como referi

-> esperas pela eclosão e tens os problemas que disse (pais e outro comerem)

 

Portanto acho que não tens muita escolha :cry::cry::cry:

 

Abraço e dá noticias

 

Valter Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa questão da artemia tem que ser outro a responder ... eu tentei eclodir artemia pela 1ª vez e aquilo correu-me mal, não tinha condições nem sabia como e foi tudo à pressa .... neste momento já fiz um sistema com garrafas de sumo dentro de um aqua para manter a temperatura e já consegui eclodir, agora falta aprefeiçoar a tecnica de separar a artemia dos ovos não eclodidos ....  :lol:  :lol:

 

quanto aos peixes numa maternidade ... é pequena demais para eles e até acho que passam pelas ranhuras ... o ideal era outro aqua com filtro de esponja (pareço um papagaio .... isto porque (palavra corrigida) só estou a dizer o que já li e as duvidas que já tive e que me responderam .. e não foi assim há tanto tempo)  :lol:  

 

eu montei um de 40x20x25 (era o espaço que tinha) mas estava a contar muda-los para um de 100x30x40 quando deixassem o "desmame" da artemia e começassem a comer de tudo ....

 

Matt,

 

procura por posts meus que já fiz esquemas simples e baratos de eclodir artemia. e acho até que foi neste sub-forum.

 

EDIT: descobri, está online aqui:

http://escalares.no.sapo.pt/artemia.pdf

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este Valter é do melhor que há, :lol:

Está sempre pronto e não se cansa de explicar tudo as vezes que for preciso.

Por isso é que eu participo muito pouco, ......... chega sempre primeiro.

Tou a brincar, continua.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tnkx .. foi por esse mm que eu me guiei ... e já resultou .. mas a primeira vez foi tudo às escuras e à pressa .....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devido a logistica, por não ter aquarios disponiveis em casa do meu pai nem estar por lá perto, moro a 150km!!! estive a pensar em dizer-lhe para arranjar uma maternidade o maior possivél e colocar lá a tampa do filtro, nem que faça a maternidade artesalmente, com um taparoer com rede lateralmente.

Quanto à artémia, não vai dar para tratar da eclosão, já me disse que não têm disponibilidade para isso :( se fosse eu a tratar de tudo... fazia com gosto. Por isso espero que a Sera-Shrimps (Artemia Liofilizada) dê resultado. :wink: o que acham? ou na onda do mau até será melhor os flocos muidos ou sera melhor o sera microgran?

 

Vamos lá ver se consigo evitar as baixas.

 

Senão para a proxima postura vou fazer tudo direitinho, inclusive arranjar um sitio mais conveniente para porem os ovos

 

já agora Valter falaste do problema do areão, só há problema se o areão for maior 3 mm? foi isso que percebi do teu artigo :?::!::?: o aqua tem areia de praia fina

 

abraço a todos e muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Se é areia de praia então não há problemas quanto aos pequenotes.

Relativamente à alimentação..... Tenta a artémia liofilizada triturada, Sera micropan, um produto liquido da JBL para alevins (que não me lembro do nome) e podes também tentar o ovo cozido (muito poluente)....

No entanto sem a artémia recem-eclodida as baixas vão ser enormes! Na ordem dos 95% :wink::?::?:

Abraço

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais