Baixar o Ph (Urgente) Kh=0 (Urgente)


Recommended Posts

Boas.........

Em vez de estares a tratar a água de tua casa que já deu para ver que não é fácil porque não usar um removedor de fosfatos na água da tal nascente ?

Se o unico problema da nascente forem os fosfatos basta deixar a água num recipiente com Zeolite e alguma circulação durante 24 H e voilá.....de notar que a zeolite é barata e ainda por cima é reutilizável........

João Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

 

Eu comprei uma espécie de turfa... chama-se Hagen Green-X mas no aquário pelo menos nao esta a dar resultado... se tratasse a água da torneira era mais fácil... fazia tpa's de grande volume e reduzia os fosfatos... e já sei qual é a causa...

 

 

Rena Proprer 6.5 7.0 and 7.5 are phosphate buffers and should not be used in live plants aquarium

 

Por isso não o posso usar.... :wink:

 

Alternativas?

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Continuo a pensar que a RO é melhor mas....

Faz a mesma operação com 1 ml de àcido.

Coloca uma bomba de ar a "borbulhar" a àgua e 24 h depois testa.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou chocada!

 

Duas horas após a introdução dos 5Ml de ácido verifiquei o Kh, GH e PH...

 

Valores:

Ph - 5

Gh - 0

Kh - 0

 

E agora? :shock:

Bom, uma vez que vais mesmo para a frente com a coisa... uma das maneiras que eu utilizo para controlar mais ou menos o acido é:

1 - uma garrafa de agua de litro com pedra difusora e um litro de agua.

2 - 10 gotas de acido lá pa dentro

3 - não vale a pena medir parametros nas primeiras 24h porque nada está ainda estabilizado .

4 - ao segundo dia medir pH, kH e gH de manha, medir tudo novamente à noite. Se os valores forrem semelhantes, pode-se então usar, se não, esterar até 2 medições consecutivas com intervalo de 12h serem semelhantes.

5 - deitar parte desse litro nos n litros que tens de reserva para a TPA até pH = 6.0

6 - esperar 24h e medir novamente. pH deverá estar em 6,8 - 7,0 e o kH entre 1-2. Se não, repetir com menos ou mais quantidade de mistura.

7 - fazer TPA.

 

Quanto aos teus valores, não são maus, para 2h após a introdução do acido.... kH = 0 => pH oscilante.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

só uma pergunta curiosa, quanto custam os testes de pH que vocês usam, por teste? Como é que isso se compara com comprar água de supermercado com pH 4.7 ou 5.4 (há-as ambas à venda!) por €0,40 5 litros? Sai mais barato? Façam as contas por favor, eu gostava de saber!

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O meu teste é da Nutrfin... Ph III é caro por ser o III. vao desde 5 a 9 Ph.

Custou cerca de 11€ mas haviam testes a 6 e a 8€ lá na loja.

De realçar que faz 100 Testes, quatro gotas por teste.

 

 

Relativamente ao ácido...

Uma vez que o Kh é 0 e o Gh 0 também não será que ao entrar em contacto com uma água, por exemplo Ph 6.5 Kh 4 vai adquirir estas caracteristicas?

O ácido é mesmo forte... 5 Ml mal medidos em 30L teve um efeito "aterrador..."

 

A ideia do nunoni é muito credivel... mas realmente tenho alguma urgência em fazer TPA's...

Vou esperar até amanhã a ver se os valores se alteraram... senão encho o balde de novo... coloco gota a gota ácido até que o ph desça... será que assim vou lá? :roll:

 

A ideia é: assim que estes valores estiverem estaveis fazer logo uma TPA 30% e tratar logo a água para a próxima... porque isto de ir à fonte acaba por sair caro... não só a gasolina do carro... mas também em produtos quimicos que removam fosfatos... o teste de Kh está mesmo a acabar... nem sei como consegui medir ontem... já o de Gh está bem cheinho que é o que uso menos... e nem sei onde encontrar reagentes!

 

Outra coisa de que me lembrei agora... caso o valor se mantenha demasiado baixo... não poderá ser corrigido com um pouco de bicarbonato de sódio? :roll:

 

Desde já muito agradecida pela vossa ajuda!

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Essa quantidade de Àcido, 5 ml, deveria ser suficiente para "por boa" uns 100 lt de àgua.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora.....

Água p'a sanita e enches de novo mas....com menos acido.

JPM

 

talvez melhor e mais fácil, seria pegar em 100 ml desta água e misturar com uns litros de água nova - porque esta já tem o ácido diluído, é mais fácil agora dosear. E podes guardá-la patra utilizações futuras! NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

A água que sai da minha torneira também sai com um PH e KH elevados, mas estáveis ao longo do ano, por enquanto.

Após tentar outras opções, decidi tratar a água com ácido muriático.

No início foi dificil, mas como não estava pressionado pelo tempo fiz assim:

 

Arranjei várias garrafões de 5 litros que enchi com água da torneira, onde testei diversas concentrações de ácido. Fui medindo os resultados regularmente até obter valores estáveis. Tirei as minhas conclusões.

Depois foi adequar esses valores a 25l de água semanais.

 

Entretanto, enquanto fazia as "experiências", utilizei água comprada num hipermercado, a 38 cêntimos/5l.

 

Neste momento, após cada mudança de água semanal, preparo a água para a semana seguinte, medidndo sempre o PH antes de utilizar.

Eu uso o teste da nutrafim que dá para 256 medições. sai mais barato.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Irra, que grande trabalheira cada TPA... :wink::)

 

aquadream, no principio dizes que tens os fosfatos a 0,5mg/lt e que por isso, tens algas em força. Acho que é uma suposição errada.

Passo a explicar:

em plantados aponta-se normalmente para valores de fosfatos entre 1mg/lt e 2mg/lt. Tens 0,5mg, o que quer dizer que tens excesso de outra coisa, menos de Fosfatos. Ou de Nitratos ou de ferro ou até Potássio. Fosfatos nunca. Como tens um valor baixo de Fosfatos, quer dizer que as plantas não estão a "comer" os outros nutrientes, por isso, sobra para as algas.

 

1- Teste de Nitratos. Devem estar bastante altos, até aposto.

 

2 - Que iluminação tens nesse aqua? É que podes ter pouca luz, as plantas não processarem bem a fotossintese e sobrar nutrientes para as algas.

 

3 - CO2, usas? O CO2 baixa o pH e é bem mais fácil de controlar do que ácidos, basta praticamente ter um fluxo constante, um difusor jeitoso e ir descendo o difusor dentro do aqua, para o pH baixar gradualmente. Ir descendo o difusor e ir medindo o pH até chegar ao valor pretendido.

 

4 - queres baixar o pH para quê? Discos? :P

 

5 - se andares a põe-mais-ácido, põe-menos-ácido em todas as TPA's, daqui a 3 ou 5 meses vais fartar-te e ainda vou ver um post teu na Oferta a venderes o teu aqua... :D

 

Aquariofilia é um hobby, supostamente, um hobby deve ocupar o nosso tempo livre e não o tempo todo, não se gastar dinheiro em demasia com ele ou a dar dores de cabeça. Se uma destas 3 coisas começar a acontecer, deixa de ser um hobby e passa a ser um transtorno.

 

Água de fontes, desde que seja potável, é do melhor para aquários. É barato e tem todos os nutrientes que as plantas precisam. Se no aqua tiver muitas plantas, completasse com fertilizações específicas.

 

Tenta outras hipóteses para as TPA's. Ou pões troncos no aqua, turfa, CO2, água da fonte ou garafões do LIDL/Continente. Agora andares de trás para a frente a baixar pH com ácidos, além do rombo na carteira, e da hipótese de 1 acidente, é uma dor de cabeça cada TPA. Não tarda nada, em vez de 1 TPA a cada semana, passas a 1 TPA cada 15 dias. Mais uns meses no sistema põe-mais-ácido, põe-menos-ácido, desistes disto... :shock:

 

Eu tinha o meu aqua grande enquanto fiz o ciclo, com um pH de 8. Coloquei um ancistru, a molly e os neons e com o tronco e CO2 caseiro, o pH passou a 7,8 ou 7,7. Andei a fazer TPA's com água de uma fonte e o pH foi baixando até aos 7,5. Coloquei aos poucos turfa no filtro, o pH passou a 7. Mesmo assim, achei que era trabalho a mais, uma TPA com 20lt de água da fonte e na semana seguinte, 20lt da torneira e andar a substituir a turfa, para o pH se manter neste nível. Preferi investir num sistema de botija de CO2 e jogar com a posição do difusor no aqua. Andei durante várias semanas a baixar o difusor. Andei meses, entre cada abaixamento de pH, para os peixes não se ressentirem. Está estável nos 6,5 à vários meses. Para os escalares e restante peixarada que tenho, está óptimo.

Neste momento, jogo com as fertilizações para manter as algas longe e as plantas a crescerem e vai lá para dentro água directa do chuveiro, com um pH de 8. Tiro uns 60lt por semana, com aspiração do fundo (vou-me divertindo a ver os peixes), para repôr, mangueira aparafusada ao expersor do chuveiro, prendo a outra ponta no aqua, segura pela tampa e lá vai água...assim, sobra mais tempo para apreciar as plantas e os peixes e para a família. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Irra, que grande trabalheira cada TPA...    

Em termos de tempo perdido/gasto não posso concordar.

não dá trabalho nenhum, depois de cada TPA voltar a encher o depósito com água da torneira e juntar alguns ml de ácido.

Uma garrafa de 500 ml dá para muitas TPAs e custa menos de 1 euro. Nada mais barato.

Relativamente a testar o PH da água, faço-o na mesma altura em que testo a do aquario.

A fase de teste é mais trabalhosa, mas não deixa de ter o seu interesse, até porque nos permite aprofundar os nossos conhecimentos e a nossa perícia.

Relativamente aos cuidados a ter com o ácido tenho que concordar, há que ser cuidadoso, principalmente se há crianças em casa.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio!

 

Agradeço muito o teu tempo a escrever o "testamento"!

 

A água por natureza já trás Nitratos e Fosfatos... 1Mg de Nitratos e 0.25Mg de fosfatos!

 

O Problema é o Buffer que eu uso para estabilizar o Ph nos 6.5 tem uma enorme quantidade de fosfatos!

Sim, quero baixar o Ph para Discus e Ramirezis!

Não uso co2 mas pedi um difusor no natal ao meu irmão! :lol:

A Iluminação é 2 x 25W lâmpadas económicas e 1 x 18W Sera Blue Sky.

Epá... se eu tivesse um plantio que consumisse os nitratos e fosfatos e ainda algo que neutralizasse os metais pesados... eu nem fazia tpa! :cry::lol:

 

Aquário é muito bonito e tal... mas fogo... as TPA's até chateiam! :wink: Ainda se corresse água com condições ideais na torneira.... :oops:

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto esta água trás cerca de 0,50 Mg/L de Po4 o que não é nada bom... pois as algas têm aparecido em força.

 

Existem terrenos agriculas perto da nascente? cheira-me a contaminação do lençol freatico com fertelizante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8):oops::oops::oops:

 

Boas pessoal... Descobri porque é que 5 Ml de ácido tiveram consequências "desastrosas" no jarricam... simplesmente porque com as chuvas dos ultimos dias.... o Kh é nulo!!! e o Gh de 3, na água da torneira!

 

Assim que dei pelo... "erro" coloquei logo garrafões e jarricans a encher! embora o ph seja 7.5 com uma, duas ou três gotas de ácido baixa logo para os 6 ou 6.5! :lol::?

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal.

 

Depois de conseguir ter um Ph de 6.5 e de fazer a TPA reparei que no aquário o Kh é 0!

 

Quero subir este valor pelo menos para 6dKh.

 

Como posso fazê-lo sem subir o Ph?

O meu Buffer da Rena, Proper Ph 6,5 é um tampão com fosfatos e não pode ser usado em aquários com plantas vivas!

Sera Kh Plus mexe com o Ph?

Nutrafin Ph Stabilisher mexe com o Ph?

 

Ajudem-me P.F.

 

 

Cumps

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

A única coisa que consegui com ácido foi:

 

Pedra Marmore Manchada

 

E ainda comichões nas mãozinhas.... :twisted:

 

Lá começam os acidentes...

Eu bem digo, tens muito trabalho nas TPA's, assim, cada TPA vai ser uma chatice e vais começar a adiá-las cada vez mais.

Pelo que vejo por aqui, discos gostam de TPAs 2x por semana.

Tira água, põe água preparada previamente com ácido e medir o pH do aquario, prepara mais água, mede pH dessa água...estás mesmo a ver-te a fazer isto durante meses, anos até, pelo menos 2x por semana?

 

A água por natureza já trás Nitratos e Fosfatos... 1Mg de Nitratos e 0.25Mg de fosfatos!

 

Pouco até, a minha sai mais que isso.

 

 

O Problema é o Buffer que eu uso para estabilizar o Ph nos 6.5 tem uma enorme quantidade de fosfatos!

 

Logo, não o uses, procura outras opções. E produtos para mexer com o efeito tampão, mexem com o pH...

 

A Iluminação é 2 x 25W lâmpadas económicas e 1 x 18W Sera Blue Sky.

 

Pouca luz. Discos até gostam de penumbra, mas também dá para conseguir zonas escuras com valisnérias bem granditas...ou melhor ainda, desistes desses peixitos e põe é ramirezis e escalares, peixinhos tão lindos!!!!

 

Epá... se eu tivesse um plantio que consumisse os nitratos e fosfatos e ainda algo que neutralizasse os metais pesados... eu nem fazia tpa! Razz Razz

 

Bem, os acondicionadores de água do mercado, dizem quase todos que aglutinam ou neutralizam os metais pesados. Mas mesmo assim, precisas de fazer TPA's.

E podes sempre pôr mais plantas para consumirem os nutrientes.

 

Eu já tive algumas vezes a água bem verde, não me preocupava muito com isso e os peixes nem se incomodavam. Alguedo num aqua é normal e fica mais natural. Só a minha mulher é que acha feio, água tipo sopa... :twisted:

Pelas fotos na Net de escalares e discos no Amazonas, aquilo é bem verdusco e escuro. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sim (+ - ) a àgua de osmose fica com kh=0 ou perto mas depois é "cozinhada" com àgua da torneira até se obter "A ÀGUA".

JPM

 

 

 

ANDAMOS A PERDER TEMPO COM ESTE MEMBRO É UMA FRAUDE! PARECE UM FILME.

 

"ELA ERA ELE"! :arrow:

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.