Preciso de ajuda com o ph do meu lago


Recommended Posts

Ola pessoal !

Preciso de ajuda para saber como resolver o problema com o ph do meu lago que foi construido recentemente(2 meses) de alvenaria. Pretendo colocar carpas no mesmo. Entretanto o ph do lago esta excessivamente alcalino, não constando nem na tabela do texte de ph. Cabe salientar que as mesmas ja foram compradas a algum tempo e estão locadas em meu aquario cujo ph e bastante acido e apresentam-se bem vivendo com este tipo de ph. Estou ciente de que esta especie vive em aguas alcalinas.

 

Desde ja agradeço a atenção e espero anciosamente sua ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderás comprar produtos para baixar o Ph. Como não disseste a capacidade do lago não sei que quantidades necessitas. Se for grande, há à venda nas lojas de piscinas e grandes superfícies e também nas lojas tipo Aki. Se for pequeno, nas lojas de aquariofilia também há.

 

Disseste que o lago foi feito há pouco tempo. O Ph elevado é, quase de certeza, provocado pelo cimento e só com tempo, para aí 2 meses, ele deixará de libertar para a água as substâncias que fazem subir o Ph. De qualquer forma, ao fim da "cura" do cimento, deves mudar a água e voltar a controlar.

 

Comigo aconteceu o mesmo, ou pior, porque fiz tudo ao contrário: primeiro comprei os peixes e depois é que me preocupei em saber que condições eles necessitavam. Mas, felizmente não houve baixas.

Nestes casos, a pressa é inimiga da perfeição.

 

Saudações laguistas.

mjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Renato.

 

Seja muito bem-vindo ao laguismo e ao fórum.

 

Lagos feitos de alvenaria sempre terão a água alcalina e, por mais que adicione acidificantes, estes farão com que a água se torne menos alcalina por um curto período de tempo. Isso ocorre devido ao fato de que há na água uma reserva alcalina (kH) muito alta, fazendo com que o pH volte a subir.

 

A melhor solução é isolar as paredes, fundo e toda superfície (cascatas e filtros) que sejam revestidas de cimento. Esse isolamento é possível conseguir com revestimento de fibra-de-vidro, tinta de epóxi a base de água ou algum tipo de verniz próprio para reservatórios de água e que são mais difíceis de serem encontrados. Pesquise em seu país para ver os produtos utilizados.

 

O meu laguinho tem mais de um ano de montado e não tem isolamento. A água era muito alcalina no início, mas, depois de algumas trocas totais de água, ficou em um nível aceitável = 7,8.

 

Um dos inconvenientes de não isolá-lo é que dificilmente conseguirá manter algumas plantas por muito tempo como o Lírio-d'água (Eychhornia crassipes) ou a Alface-d'água ((P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes). As salvinias, no entanto, são mais resistentes à água com alta reserva alcalina (kH) e podem ser mantidas sem problemas.

 

Espero ter ajudado em algo.

 

Abraço.

sapopar19xi.gif Laguismo sapopar29vo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renato Moraes, endosso tudo que o Maeda lhe orientou e adianto-lhe, fizeste a melhor escolha. Após a pintura aguarde um tempo e lave algumas vezes as partes pintadas para tirar eventuais substancias e seu lago estará apto a iniciar a ciclagem.

Suponho que já tenhas conhecimento dos demais passaos a serem dados, só gostaria de pedir-lhe que nos passe qual o sistema de filtyração que seu lago tem e posteriormente nos dê notícias do andamento do projeto. :wink:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...