Algas e caracois!


Recommended Posts

Boas

 

Eu tenho o aqua xeio de algas e caracois! nao sei como fazer para pararem de crexer! eu tnh cerca de 12 horas de luz por dia(36w), mas o aquario por si ja apanha luz direta porque esta mm ao pe da janela! tenho luz a mais? o aqua tem 50 cm e leva 36 litros! se eu ligar a luz do aqua menos tempo as algas nao crechem tanto? e quanto aos caracois?O que k eu tenho de fazer para eles pararem de crexer? :twisted:

espero que me possam ajudar :D

 

 

PS: eu no aqua so tenho um casal de corys albinas red's e neocaridina sp tiger!

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a luz directa leva quase sempre ao aparecimento de algas; combinado com 12 h de luz (não disseste qual a intensidade), ainda mais. Também não disseste qual tipo de algas.

 

A primeira medida seria evitar a luz solar, e reduzir a artificial para digamos 10 h por dia. Como tratamento de emergência, podes desligar a luz 2 ou 3 dias. Podes também comprar Otocinclus e Caridina japonica (mas não aconselho, a não ser que gostes destes pequenos animais! Eles são lindos por si mesmos, só para um fim utilitário não acho bem).

 

Boa sorte para daqui a bocado!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunoni

 

Pois...eu vou ter mesmo de reduzir a luz para 10 horas, mas antes disso vou deixar então o aqua desligado durante 2 ou 3 dias porque aquilo ta mesmo impestado de algas, as algas sao umas verdes e pareçe uma espécie de musgo.. :twisted:

 

 

Boas paulo duarte

 

Desculpa é que estou habituado a escrever no messenger e depois venho para aqui e dou alguns erros e nao reparo nisso lol mas comida a mais nao é porque eu so dou comida dia sim dia nao..as vezes de 2 em 2 dias..e nao deito muita comida porque so lá tenho 2 corys e red's e neocaridina tiger!

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas sao umas verdes e pareçe uma espécie de musgo.. :P

 

Comida de Otocinclus (e de Caridina japonica)

 

Vamos mesmo precisar de sorte.

 

NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

as algas sao umas verdes e pareçe uma espécie de musgo.. Confused

Comida de Otocinclus (e de Caridina japonica)

 

Vamos mesmo precisar de sorte.

 

NB

Não concordo com esse tipo de solução...

 

Primeiro, nunca sabemos se os peixes/animais vão limpar as algas todas.

Segundo, isso não resolve o problema. Se as algas aparecem é porque houve uma carência de um nutriente qualquer que impediu que as plantas consumissem todos os outros.

Desta maneira estamos a contornar o problema, não a resolvê-lo... :P

 

Experimenta medir as concentrações de NO3 e PO4... não te admires se tiveres os PO4 a 0 ppm na água do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis Fortunato

 

Pois vou fazer isso e depois digo qual o resultado dos testes, o problema e que eu nunca tive problemas com algas :P por isso é que achei esquisito, eu tenho co2 no aqua isso influençia em alguma coisa?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

as algas sao umas verdes e pareçe uma espécie de musgo.. Confused

Comida de Otocinclus (e de Caridina japonica)

 

Vamos mesmo precisar de sorte.

 

NB

Não concordo com esse tipo de solução...

 

Não é uma solução... é um gosto!!! Otocinclus são simplesmente uma doçura. Se tivesse de escolher manter uma única espécie, penso que seriam estes. Eu esforço-me por criar condições propícias a algas para eles terem sempre a barriga bem redonda (o problema é que por vezes aparecem algas que eles não comem, como as filamentosas).

 

Lê o o meu primeiro post com mais atenção - eu disse bem explicitamente que se fosse apenas para controlo de algas então sou contra!!! Não se deve ter peixes de forma utilitária, pelo menos assim penso.

 

És mais rápido que o Lucky Luke a sacar... mas menos certeiro. Enfim, tudo bem, ninguém se chateia.

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Não é uma solução... é um gosto!!! Otocinclus são simplesmente uma doçura. Se tivesse de escolher manter uma única espécie, penso que seriam estes. Eu esforço-me por criar condições propícias a algas para eles terem sempre a barriga bem redonda (o problema é que por vezes aparecem algas que eles não comem, como as filamentosas).

 

Lê o o meu primeiro post com mais atenção - eu disse bem explicitamente que se fosse apenas para controlo de algas então sou contra!!! Não se deve ter peixes de forma utilitária, pelo menos assim penso.

 

És mais rápido que o Lucky Luke a sacar... mas menos certeiro. Enfim, tudo bem, ninguém se chateia.

E...?

 

Mas tu também estás com a mania da perseguição é?

 

Agora não posso opinar? Independentemente do que escreveste antes ou depois, ou opinei aquele post... para que a ideia não fique como uma boa ideia...

 

Aliás, nem essa nem a de desligar as luzes durante 2-3 dias... as algas ressentem-se, mas se as carências persistirem, voltam em 3 tempos.

 

Eu também tenho oto's, camarões e neritinas... não é por isso que deixo proliferarem as algas.

 

Eu posso ser zarolho, mas tu também só lês/entendes o que queres...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh oh....

Olá!

 

Eu tenho muitas algas... penso que tenha sido excesso de alimentação... as minhas plantinhas ficaram todas sujas... tentei lava-las em agua corrente... mas nada dava... a sujidade era tanta...cortei-as quase todas.... deixei apenas as raizes e uma ou duas folhas para que possam crescer... o vidro atrás onde estavam as plantas era uma alga pegada.... algas verdes agarradas ao vidro com toda a força.... esfreguei com o raspador .... acabaram por ser sugadas pelo filtro... acumula-se muito lixo no areão... decorações e até mesmo nos vidros... a agua que saiu do filtro era simplesmente horrivel, a do areão nem vou comentar... não admirava que tivesse nitritos... lixo, folhas em decomposição... depois melhorou... agora deixei de dar a artémia congelada e passei a dar Artemia Shrimps da Sera, parto um bocadinho ao cubo e deito la para dentro... os discus comem, espero que lhes chegue! O Discus Granulats afunda demasiado rápido.... eles mal notam por vezes... Discus com Fome = Problemas... o Vipan fica à siperficie e nao lhe conseguem chegar... Discus com fome = Problemas.

 

A iluminação que tenho é 1 x 18W Sera Blue Sky 10000Kelvin e 2x25W Plant Color... não sei os kelvin, mas dá uma luminusidade amarelada como se costuma ver nas plantas.

 

O nivel de nitratos da ultima vez medido estava a 5Mg/L... contando que em 100L retiro de 2 em 2 semanas 30 litros vou conseguindo controla-los... teste de fosfatos por enquanto ainda não...!

 

Sistema UV era uma boa opção... se houvessem fundos monetários sufientes para tal.... :roll:

 

Ha os algicidas que me disseram que não funcionam... os remove nitratos... os remove fostatos... e ha ainda a hygrophila polysperma e a sinnersia rivularis...

 

Eu não gosto de camarões nem de peixes comedores de algas com boca de ventosa... espero que o nunoni não me bata...

 

Alguém me consegue dar uma solução?

Fico agradecida!

 

Fiquem Bem!

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não gosto de camarões nem de peixes comedores de algas com boca de ventosa... espero que o nunoni não me bata...

 

Não tenhas medo!, eu sei que há quem não goste... e é por isso que digo que não é solução. Comprar animais para ajudarem a controlar um problema sem gostar deles, no fim com o problema controlado o que é que se faz? Não pode ser...

 

Ou seja, a melhor arma que tens é a paciência! Podes ter falta de alguns nutrientes (tipicamente K, que vem pouco na água da torneira e na maioria dos fertilizantes), ou excesso de outros (tipicamente fosfatos e nitratos provenientes de comida em excesso, ou plantas/peixes em decomposição) (mas pode ainda ser algum micro-nutriente).

 

Ou seja, faz o que o Luís Fortunato diz (medir fosfatos, juntamente com a medição dos nitratos vais ter uma boa indicação do problema), que à parte discordar do facto de eu dizer que Otos comem algas (como ele não discorda do facto em si, deve ser perseguição às minhas opiniões), dá conselhos sensatos e úteis. E se te faltar paciência, usa os "apagões" de 2 ou 3 dias como remédio de emergência. Não compres de forma alguma Otos nem camarões, uma vez que não gostas deles.

 

No meu caso, quando apareceram as filamentosas (não são comida de Oto) usei a paciência, juntamente com KCl - ao fim de 2 ou 3 semanas, ainda lá estão, mas uma fracção do nível a que tinham chegado. Se continuar assim, mais outras 2 ou 3 semanas chegarão, pelo menos assim espero.

 

Boa sorte!

 

Nunosi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu até gosto dos otos, tenho de arranjar alguns 3 ou 4 e suficiente, vou raspar as algas do aquario, e depois meto la os otos para contrular aquilo

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! aquadream

 

ya eu sei, mas o aqua em questão é muito pequeno posso é por la uma botia temporariamente e nao lhe deitar comida durante 1 ou 2 dias e ela vai comendo os caracois, porque devo ter mais de 100 lol

 

 

Obrigado :lol:

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.