Recommended Posts

Publicado

Já tenho este betta a mais de dois meses e nesse tempo meu aquário já passou por muitas fases (já que eu comecei com ele).

No começo do mês tentei fazer reprodução com o betta. Mal sucedida. Tentei com 3 fêmeas. Não deu certo. Na última, ele teve seu rabo todo comido.

Depois destas tentativas separei-o em um aquário pequeno e usei o aquário de reprodução para colocar as plantas que eu não uso no meu aquário principal. Durante isso remodelei todo o meu aquário principal (20L) com plantas, 5 neons, 2 corys e uma das bettas que eu tentei fazer a reprodução.

Tirei ele daquele aquário minúsculo e coloquei-o no aquário de reprodução (já com o resto das plantas e com dois paulistinhas que eu optei não colocar no principal). Ambos os paulistinhas estão bem, mas o macho, desde a reprodução, me parece estar em alguma depressão. Parado nos cantos escuros, não comendo e isso me preocupa, já fazem semanas que ele está deste jeito.

Eu o coloquei lá pois os neons estão recém nascidos e tenho medo de que ele vinhesse a come-los.

Hoje percebi que estava numa parte crítica, estava literalmente deitado (de lado) no areão e parado com os olhos meio esbranquiçados (mas descarto a possibilidade de cloro). Foi na hora de colocar comida, coloquei mas ele ficou parado. Resolvi então afundar a comida. Ela caiu em cima dele e ele ficou parado. Tive muito medo.

Resolvi trocar a betta fêmea que estava no meu aquário principal para este que ele estava e colocar ele no principal. Coloquei comida lá e ele comeu alguma coisa (ainda bem), mas logo tornou-se a se esconder na escuridão.

No aquário de reprodução, não há nenhuma filtragem, aquecedor, mas há muitas plantas (para um aquário de 10L). Ele tem 27°C e entre 7,3 e 7,4 pH.

O aquário principal tem várias plantas, filtro DIY com carvão activado, sem aquecedor (20L). Tem 31°C e pH de 7,1.

Não tenho outros testes mas não acho que seja problema na água, talvez alguma doença.

Alguém já teve algo assim com seu betta? estas "películas brancas"?

Ficarei tranquilo se este tópico for removido para os tópicos de doenças, mas acho que é alguma coisa "de betta" mesmo.

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão

Publicado:

Não tenho muita experiencia nesse campo das doenças, mas também me aconteceu o mesmo com um betta lindíssimo que tinha... No início durante um ou doius meses andava sempre muito agitado. Passados 2 meses e duas criações bem sucessidas começou a ficar muito mais parado. Apesar de não ter ficado esbranquiçado ja mal se mexia e ficava sempre na superfície da agua... Tambem o tinha completamente sozinho, e os parametros da agua estavam dentro do normal... Não sei o que se passou,mas passados alguns dias morreu... Fikei muito triste porque todos os filhos sairam iguais as mães e nenhum tão bonito quanto o pai... Por isso desejo-te a maior das sortes, já que eu não a tive... Apenas te contei o que me aconteceu, desculpa não ter ajudado muito...

Fábio Gaspar

Publicado:

No problem.

Ele já está se "mechendo" mais no aquário novo.

Tenho esperanças que melhore. Só tenho pena é da calda dele pois não creio que venha a crescer mais. Ela não está maiss crescendo. :cry:

Não creio que ele volte ao seu normal, mas gostaria que pelo menos ele melhore.

Ele está com um aspecto feio, mas vou continuar cuidando dele como o peixe mais lindo que tive.

Ainda sou iniciante, tive outro casal de bettas que morreram por causa da besteira do cloro, fiquei muito triste e prometi ter mais cuidado e cuidar com meu máximo dos outros peixes, por isso eu tinha mudado o lay-out do meu aquário, para parecer o máximo com o seu lugar de origem. Um amigo de minha mãe conhece um sitio onde tem plantações de arroz. Ela disse que iria pedir algumas plantas para ele, quando eu ganha-las eu irei tirar tudo daquele aquário de reprodução e colocar só ele e as plantas. Espero que ele goste.

Bem, se alguém teve algumas dessas esperiências ou... possa me ajudar eu agradeço. Obrigado.

Ósculos e Amplexos,

Thiago Jordão