O essencial num aquário, os esconderijos..cadê deles ?


Recommended Posts

Boas pessoal, decidi colocar aqui este post, pk apos ter pesquisado no forum por esconderijos, não havia quase nada, e o que havia so citavam frases do género " devias meter mais esconderijos " , " faltam-te esconderijos " e bla bla bla...mas fotos deles é mentira. Sendo assim, decidi colocar este tópico para ver se os mais ""graúdos"" da aquariofilia que navegam por este forum se ""xegam"" a frente e nos ensinem a nós principiantes, kuais as melhores formas de fazer esconderijos, truques, dicas, experiencias vossas , de certo que têm mtas fotos q podem partilhar com o pessoal. Eu falo por mim mas penso que haverão por ai mtos como eu com o mesmo problema, como fazer esconderijos, mas bons esconderijos, n é meter uma planta e dizer q é um esconderijo pa peixes pekenos tipo neons :P. Cumprimentos a todos e espero que este post tenho uma grande aceitação, não sei é se o coloquei na secção certa do forum, mas espero que sim :P.

Ps : não cortem em mim a pala das abreviaturas ou faltas acentos, que isto a escrever tem q ser spre abrir :P, be cool :):?

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me armando em expert, esconderijo é um espaço que esconde... um buraco num tronco, plantas, pedras ao molhe, cavernas... qualquer coisa!

Não é dificil perceber quando se faz ou se tem um... lol

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, pela minha experiência num aquário densamente plantado, as plantas oferecem abrigo e esconderijos suficientes aos peixes, embora existam peixes que pela sua morfologia não usem tanto os caules e folhas das plantas, nesse caso as pedras e os troncos servem na perfeição.

 

Na primeira montagem que fiz decidi fazer um buraco num tronco de maneira a que algum peixe pudesse se esconder se assim o quisesse, e foi o que aconteceu, só que o bicho em questão ficava lá o tempo todo, e só saia de noite. De tal forma que cheguei a pensar que tinha morrido. Não acho que estaria mais ou menos protegido do que atráz de uma echinodorus, apena representava um problema se por exemplo tivesse morrido lá dentro. Desde ai nunca mais fiz locais ou construções para que os peixes se pudessem esconder.

 

Outra coisa é o facto de se ter atenção às especies, existem peixes que são territoriais, que escolhem o seu canto e nesse caso primeiro antes de preparar um econderijo, temos que ver se o tanque tem possibilidade de acolher alguma especie em segurança, se o tenque for pequeno por muitos esconderijos que hajam, haverá sempre disputas de território.

 

Por vezes vejo construções tipo “casa” e penso que é uma ideia demasiado humanizada para que o peixe possa perceber o que se quer.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...este topico n ta a ter o objectivo q pretendia...q era mesmo fotos de esconderijos...mas agradeco aos que se deram ao trabalho de o ler e responder, obrigado a vcs :cry:. Cumprimentos

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu, por exemplo, tenho um tronco de forma côncava.. tipo "banana" digamos.. coloquei-o um pouco enterrado no areão, a fazer uma ponte: aí se cria um espécie de sombra que é onde costuma estar o meu limpa-vidros.... bem sossegadinho :cry:

 

a ver se é hoje que tiro algumas fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Zanito,

em relaçao aos esconderijos, ja foi mto dito, e so tenho a acrescentar, que estes tb tao dependentes do tipo d px q tens (e olha q os teus sao bem «acelarados»!!),

mas acho q ficavas com o problema resolvido se fizesses uma especie de pilha/construçao com pedras. Se quiseres por plantas verdadeiras arranja umas tipo anubia-ana ou feto-indiano, pq sao bastantes resistentes e faz com q elas fiquem com as raizes «entaladas» na pilha, assim elas crescem e camuflam +- a pilha ( fica + natural).

 

Mas enfim sao gostos! Eu vi e gostei...

 

Boa sorte com os teus Sharks :cry: se precisares de ajuda avisa

 

PS-p/n correres o risco das pedras desmoromarem é so colares com cola silicone p/akuas assim disfarçado

Só preciso que tenha 5 placas de vidro, estar bem colado com silicone e H2O...... O resto a imaginaçao cuida.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

As plantas é do melhor para se fazer esconderijos. Como ja foi referido o musgo de java (Vesicularie Dubyana) é mesmo do melhor. Esta palnta a cobrir o areão é do melhor para os alevins!!! As maiores se forem bem plantadas também os peixes graudos se podem esconder...

 

Depois existem os troncos, pedras...

 

Para mim as plantas é do melhor. Tenho uma aquário de 20 litros onbde tou a tentar ocupar metada do aquário em largura só com cabomba....

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam mais alguns exemplos:

 

Pic_56_19.jpg

 

Pic_56_26.jpg

 

Pic_56_27.jpg

 

Pic_110_22.jpg

 

Pic_110_36.jpg

 

Se quizeres mais exemplos diz :) .

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado a todos pelas dicas para esconderijos, acabei mesmo por preferir a utilização de troncos :wink: se kizerem ver como ficou vejam este tópico, http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5635 , mais uma vez. gracy a todos q responderama este post :D surprised all

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.