Discus Long Fin - Fotos - Novas Fotos


duarte36

Recommended Posts

Não sei: é muito bonito apurar formas, cores, etc., mas com seres vivos?...

 

Eu gosto muito de peixes vermelhos, mas há variedades com espinhas dorsais tortas, sem barbatanas, com olhos fora das órbitas e virados para cima, com bolhas, protuberâncias na cabeça, opérculos do avesso... Imagino que possam ser considerados bonitos mas... Nadam em câmara lenta, são muito frágeis, precisam de assistência para se reproduzir... Digam-me: acham que têm qualidade de vida?

 

Em que medida isto é melhorar seja o que for? Estes peixes manipulados (geneticamente ou por selecção artificial -que é uma manipulação genética à moda antiga) em nenhuma medida representam uma melhoria em relação ao original: dêem-me um único exemplo do contrário.

 

Qualquer um dos peixes manipulados que encontramos à venda não tinha a menor hipótese na natureza -e eu sei que isso não é imediatamente importante, já que eles não são destinados à natureza, mas sim ao aquário.

 

Habituei-me à ideia de que um aquariófilo, quanto mais se embrenha pelo hobby, mais se fascina por determinados ecossistemas, pela proximidade com a natureza, pelos comportamentos de determinadas espécies, etc.. Mas sempre na perspectiva de chegar cada vez mais perto de um habitat real ou, pelo menos, atingir um ecossistema completo e equilibrado no aquário. Por isso é fácil tender a preferir os espécimes próximos dos selvagens, como eu e muita gente preferimos.

 

Claro que a lógica comercial está direccionada para os recém-chegados ao hobby, que se cativam mais facilmente pelo "espectáculo" do que por essas coisas mais subtis (e que, muitas vezes, acaba por abandonar o hobby pouco depois).

 

Desconfio que o mercado do "espectáculo" acaba por ser muito mais interessante ($) para quem "produz" peixes do que o mercado do aquariófilo "picuínhas" (que tem demasiados interesses, todos diferentes de aquariófilo para aquariófilo).

 

 

 

E aqui volto ao que disse em cima:

Qualquer um dos peixes manipulados que encontramos à venda não tinha a menor hipótese na natureza -e eu sei que isso não é imediatamente importante, já que eles não são destinados à natureza, mas sim ao aquário.

 

Há muitas espécies que estão perto da extinção, e que são mantidas em aquários: falou-se do Guppy de Endler, da Ameca, ou do Tetra-cego -de vez em quando encontram-se novas populações- mas há mais espécies em risco, e até outras que já se afirma só existirem no hobby, não na natureza.

 

O que fazemos sempre que uma se extingue, e a única coisa que temos são essas "caricaturas" inadaptadas, sombras deformadas e tristes do original, cheias de fragilidades, consanguinidades, debilidades genéticas, etc.?

 

Prefiro um aquário com as espécies como a natureza as fez: se as fez assim, foi porque são a melhor versão possível daquele modelo.

 

E se respeitamos a natureza, devemos ser nós a adaptar os nossos aquários a ela, em vez de a obrigarmos a ceder para se adaptar aos nossos gostos por barbatanas grandes, cores fluorescentes, carinhas engraçadas e pH 7... :)

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic