1º Betta


Anapi

Recommended Posts

Boas!

Adquiri um Betta e precisava de algumas dicas sobre como marter o aquario e o betta.

Tenho uma aquario q depois da "areia" levou 4 litros de agua, uma bomba de ar 1500cc/min , com uma "pedra" difusora verde,

As minhas duvidas são: que planta devo colocar no aquario; qt tempo dia devo ter a bomba de ar ligada; e se é normal o betta q está sozinho produzir bolhas de ar mesmo sem ter femea.

Agradeço desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Adquiri um Betta e precisava de algumas dicas sobre como marter o aquario e o betta.

Tenho uma aquario que (palavra corrigida) depois da "areia" levou 4 litros de agua, uma bomba de ar 1500cc/min , com uma "pedra" difusora verde,

As minhas duvidas são: que planta devo colocar no aquario; quanto (palavra corrigida) tempo dia devo ter a bomba de ar ligada; e se é normal o betta que (palavra corrigida) está sozinho produzir bolhas de ar mesmo sem ter femea.

Agradeço desde já!

 

Olá! Em primeiro lugar bem vinda a este forum de aquariofilia!

Vamos lá começar então...

4 litros de água para um Betta é muito pouco, as condições ideais para ele seriam a partir (no minimo) 10 litros.

Quanto à bomba de ar é desnecessária porque os bettas não necessitam do oxigénio que ela produz, visto eles virem respirar ao cimo do aqua. No entanto, não quer dizer que não precisem de água sempre bem limpa e tratada para se sentirem felizes. Note que terá de deixar espaço entre o nivel da água e a tampa do aquário.

Quanto às plantas, poderá colocar umas quantas presas ao solo e outras plantas soltas (própias). Agora nomes de plantas deixo para quem souber de cor, porque eu não me lembro... :lol:

Por fim, as bolhas que ele produz querem dizer que está feliz, por enquanto, mas aconselho vivamente a adquirir um aqua maior.

 

Mais alguma duvida é só dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu recomendava que retirasses a bomba de ar... Eu também ja tive um betta macho (numa situação provisória, porque tantos foram os que tive na criação que não tinha onde os colocar) num cubo da optimus com cerca de 5 litros, algumas plantas e mantive-o em boas condições. Agora tem em atenção que agr com o frio é indispensável um termostato e sobretudo mudanças de agua regulares. Como o aquario é pequeno trocar 1 litro de 3 ou de 4 em 4 dias não deve ser tarefa complicada!

 

Boa sorte!

 

Fábio Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Agora fiquei com mais uma dúvida, sobre o ser

"é indispensável um termostato e sobretudo mudanças de agua regulares", que tipo de termostado devo ter para um globo com 4 litros de água, e será demasiado mudar 2 vezes por semana 1/4 do aquário?

Mais uma vez obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro gostaria de te dar 2 conselhos acerca de um aquario desse tipo: são feitos de vidro muito fino, é preciso ter muito cuidado na limpeza!

deves mudar de aquario o quanto antes, diz-se o facto de ser um aquario redondo causa grande stress noa animais. Procura um pouco na net e chegas a essa conclusao

 

Acerca do termostato: um de 20W chega e sobra! O importante é a temperatura da agua não descer abaixo dos 24 graus, porque senao garanto-te que o teu betta não dura mais que um ou 2 meses...

 

Fábio Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

que tipo de termostado devo ter para um globo com 4 litros de água, e será demasiado mudar 2 vezes por semana 1/4 do aquário?

Mais uma vez obrigada.

 

Um globo de 4litros? :drinking:

Por vezes, encontramos bettas num copo com água e pensamos "olha, estes são bonitos e não necessitam de muita água... se calhar nem de cuidados..."

De facto, o Betta pode sobreviver, repito, sobreviver num globo com quatro litros de água. No entanto, seria muito mais apropriado dar-lhe outro tipo de condições, mais litros para ele poder nadar à vontade, esconderijos, plantas, água bem tratada, etc...

Se queres manter um betta e tê-lo saudavel durante toda a sua vida, tens que pensar nas condições que estás disposta para lhe oferecer. Existem uns kits da aquapor (por exemplo) que já trazem termostato, filtro, um aquário :drinking: e uma lampada... podes começar por aí.

POr ultimo, quanto à mudança de água, é muito importante as trocas semanais de 10 a 20%, de água.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo inteiramente contigo... Mas deixem o bichinho pegar... :) Comigo também foi assim, por falta de informação e porque pensava que um pequeno aquario bastava também comecei com um pequenino globo! Até que se partiu e passei para um de 20 litros! Hoje já tenho um de 69 litros, mas a "doença" que é a aquariofilia ainda está a alastrar! :) Quero com isto dizer que o mais importante é: vai com calma e tenta dar as melhores condições a esse Betta! Depois vais ver o gosto pelo hobbie pegar!

 

Boa sorte!

 

Fábio Gaspar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais