DÚVIDA NO TPA DO AQUÁRIO


Recommended Posts

Boas leituras pessoal estou com uma dúvida numa tpa do meu aquário, bem aqui vai.....

Tenho o meu aquário de principiante com 70 litros e nele tem 8 barbos, uns 5 tetras neons, um escalar pequeno, duas mollys e gostava de fazer o meu primeiro tpa, mas gostaria de baixar o ph do meu aquário que neste momento está com 7.5 para uns 7 ou 6.8 e para isso fui buscar nova água a uma nascente que conheço que tem o ph de 6.5.

A minha dúvida é será que posso fazer uma troca de 5 litros no aquário com essa água sem levantar o ph ?

A fim de baixar aquela que já se encontra no aquário.

Isto sem matar nenhum dos peixes que tenho lá ?

Sabem como é ao fim de algum tempo criamos uma certa ligação com eles.

Será que faço bem em baixar o ph para os 7 ?

O aquário está com uma temperatura de 25º, tenho que aumentar a temperatura ou está bom ?

Desde já muito obrigado pela ajuda a este principiante neste mundo da aquariofilia.

:D :D

;):wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto,

 

Quanto a ires buscar água a uma nascente é uma boa ideia desde que tenhas a certeza que a água se encontra em condições de utilização.

Quanto ao TPA em vez de 5 litros ,acho que deverias retirar cerca de 10 litros semanalmente.

Quanto ao baixares o pH para os 7 acho que com a fauna que têns é recomendavel ,como o fazes podes fazer através de quimicos que se vendem nas lojas ou então se puseres dessa agua da nascente podes sempre fazer uma mudança maior e naturalmente o pH vai baixar.

A temperatura da-lhe mais dois a três graus.

Abraço, se precisares diz qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à água ela tem qualidade pois é onde se faz a captação para abastecimento das habitações.

Agora tenho outro problema, eu tinha uma molly que estava grávida e teve durante a noite cerca de 28 crias ( Pois é já sou AVÔ e todo BABADO ) que estão separados dos outros peixes no meu aquário, e a minha pergunta é :

Se eu baixar agora o ph vai matar esta nova criação ou não?

O que devo fazer para que não me morra muitos peixinhos desta criação ?

E queria dizer que já comprei alimento próprio para as crias da molly.

Desde já agradeço as dicas dadas pelo José Garcia, sabes nós principiantes temos muitas dúvidas e é sempre bom saber que há alguém que nos ajuda.

Ainda por cima somos do mesmo clube

VIVA O SLB

:?:oops:

:wink: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora tenho outro problema, eu tinha uma molly que estava grávida e teve durante a noite cerca de 28 crias ( Pois é já sou AVÔ e todo BABADO ) que estão separados dos outros peixes no meu aquário, e a minha pergunta é :

Se eu baixar agora o ph vai matar esta nova criação ou não?

O que devo fazer para que não me morra muitos peixinhos desta criação ?

E queria dizer que já comprei alimento próprio para as crias da molly.

 

Boas Jacinto,

 

Quanto ao nascimento das crias Parabéns é algo espectacular. Se a mudança do pH não for muito brusca as crias não vão sentir. Quanto a outra questão olha as crias estão separadas dos restantes habitantes do aquário?faço esta pergunta porque se estiverem junto com os restantes habitantes corres o risco de os alevins serem comidos ,se estiverem separados consegues de certeza efectuar a criação dessas molly ,basta dar-lhes de comer não requerem nenhum tratamento especial.

Quanto ao SLB o que dizer :wink::wink::lol:

Abraço para ti e se tiveres duvidas e eu te poder ajudar força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É para te dizer que sim, tenho as crias separadas numa parideira que comprei numa loja.

Até agora os alevins tem-se aguentado mas acho imensa piada que os outros andam sempre perto da parideira com um ar de tubarão esfomeado

:lol:;)

Bem agora só espero que os alevins aguentem.

Brigadão pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Deve-se evitar alterar o ph mais de uma decima por semana! Principalmente qdo são peixes pequenos! Aliàs existem peixes que não toleram alterações bruscas de ph ( por explo Plecos).

Mas diz-me uma coisa, a fonte onde vais buscar a água é a mesma que tens em casa?

No teu lugar faria o seguinte:

mudava 5 l de água e media o ph, provavelmente a variação será quase nula, se assim for de 2 em 2 dias faria uma muda de agua de 5 l.

Lembra-te que os peixes não gostam de de mudanças bruscas de ph.

Cump

A.Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aliàs existem peixes que não toleram alterações bruscas de ph ( por explo Plecos).

Não concordo... logo esses então.

 

Já tenho Loricarídeos há muito tempo e sempre lhes fiz TPA's de 75% para cima e tinha variações de pH da ordem de mais de uma unidade (6,0 ou menor, para 7 e poucos).

 

Aliás, para mim é mais importante a dureza do que o próprio pH.

 

Se essa regra de não se puder variar o pH em mais que 0,1 unidades por semana, então para ambientar peixes, muitas vezes precisaríamos de ambientações de 5 semanas (basta o pH da água da loja ter 0,5 unidades de diferença ao do nosso aquário).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!

 

O que eu descrevi na mensagem anterior foi apenas a minha opinião baseada na experiencia que adequiri...

Cá vai, tenho discus, escalares e kribensis em agua cujo, gh= 0, o kh=0 e o ph sai da torneira a 6,8 e 24 horas depois está a 7,5.

A agua é captada num rio, e a qualidade é muito fraca, alias não utilizo essa agua para beber ou para a comida!

Desde sempre, e qdo necessitava de fazer alterações de ph para a postura dos escalares ( já tive 20 aquarios a funcionar) os plecos e as coridoras morriam todos, até que decidi ter apenas corys e plecos no aquario comunitario.

É claro que cada caso é um caso e o que é verdade para mim pode não ser para outra pessoa, de qualquer forma apenas aqui quis deixar a minha opinião...

Cump

A.Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E já consideraste haver outro tipo de poluente na água? Que esses peixes de fundo sejam mais sensíveis?

Tu baseias-te somente na variação brusca do pH ou mesmo do GH, porque pelos vistos foram os únicos parâmetros que controlaste...

 

Ou seja, isso não pode ser tomado como a única causa para a morte dos peixes...

 

Não estou a dizer que a tua opinião não conta ou que é errada.

Agora, tal como tu, a experiência diz-me que os Loricarídeos não são sensíveis a variações de pH.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu posso entao acrescentar que ando nisto à uns 15 anos e nunca mudei a agua de nenhum aquario, quando digo mudar falo nessas trocas parciais. a unica coisa que faço é acrescentar a agua que evapora. tenho um bom filtro a trabalhar e tenho um aquario com 600 litros, posso dizer que me morrem alguns peixes de vez em quando e que esta tecnica resultava melhor com os ciclideos africanos do que com comunitarios do tipo tetras. era so um exemplo que quis deixar, mas sempre com plantas.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta ao Anibal Mota a fonte onde vou buscar a água é a mesma que abastece uma freguesia vizinha, com a vantagem de não trazer todos os produtos químicos que a água da nossa casa traz. E essa água não pertence a nenhum rio ou ribeira mas sim a uma nascente que tenho cá na ilha.

E neste momento o que estou a fazer é todas as semanas faço um tpa de 10 litros, e controlo o ph, que neste momento se encontra nos 7.2.

Já agora aproveito para perguntar quando é que devo mudar os alevins para junto dos outros?

Eles neste momento tem 6 dias, e infelizmento morreu-me um hoje :twisted::twisted::arrow:

E tenho outra dúvida disseram-me que podia acrescentar um pouco de sal para baixar o ph, será que isto não me matará os peixes....

Isso do sal resulta mesmo :wink::lol:

Desde já agradeço a ajuda de todos nesta minha busca pelas respostas.

Cumprimentos a todo o pessoal

Jacinto Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto, quanto ao uso do sal para baixar o PH não te sei responder, mas um tronco faz milagres! Tenho a água da torneira a sair com PH 7.5 e graças a um tronco no aquário tenho o PH entre os 5,5-6.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para perguntar quando é que devo mudar os alevins para junto dos outros?

Eles neste momento tem 6 dias, e infelizmento morreu-me um hoje :cry:  :cry:  :cry:

 

Boas Jacinto,

 

Têns que ter paciência ,ainda é muito cedo para libertar os alevins,eu ainda agora tirei do maternidade 7 espadas que tiveram lá dois meses , se tiveres algumas plantas no aqua que possam servir de refugio os alevins é mais fácil mas arriscado porque os alevins são comida viva para os outros por isso!!paciência.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se queres descer o PH aconselho-te a medires as durezas(GH e KH) da água que tencionas usar e da que já tens no aquário.

Pois nem sempre a água que tem um PH de 6,5(por exemplo) à saida de um furo,torneira, etc. corresponde a uma dureza baixa ou alta, e se tiveres por exemplo uma dureza geral(GH) e de carbonatos(KH) alta o PH vai-te subir passado um dia ou dois e se tiver demasiado baixa(a zeros, por exemplo)vai-te cair demasiado quando menos esperares...

Pois a introdução de PH- se for feita com uma dureza geral muito alta(a cima de 80mg/l) vai fazer com que te baixe o PH só por um dia ou dois e depois vai-te voltar a subir porque irá te consumir o produto(PH-) e anula-lo, por isso deves então começar por medires e controlar o GH (com uma resina descalcificante por exemplo).

No fim de acertares o GH partes para o KH e o PH.

Se tiveres o KH muito alto(acima de 50mg/l) podes baixa-lo com PH- mas nunca baixes em demasia(0mg/l) pois o KH é o tampão do PH e se tiverem a zero, hoje podes ter o PH a 7,2 e amanhã a 5,0...

Deixo-te aqui os valores ideais(na minha opinião) para um aquario comunitario, pois se não tou em erro, tens peixes de águas um pouco mais duras(mollys) e outros de águas um pouco mais maçias(escalares)...

 

GH- entre 20mg/l e 80mg/l

KH- entre 20mg/l e 50mg/l

PH- entre 6,8 e 7,2

 

Como já foi dito os troncos à base de turfa ajudam-te a amaçiar a água e a baixar-te o PH mas normalmente é sempre mais demorada a realização desse processo, tudo depende daquilo que pretendes fazer...

Quanto a essas crias desejo-te boa sorte, pois a data em que as podes soltar depende um pouco do tamanho dos "predadores" e dos proprios alevins...

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes.

Tenho tristes notícias, os meus alevins morreram quase todos, só restaram 2 help:wink:

:(:(

Isso aconteceu enquando estive noutra ilha por uma noite, a minha filha meteu dentro do aquário uns búzios que encontrou e acho que deviam ter bactérias porque os alevins começaram a morrer e matou também um limpa vidros.

Entretanto fiz um tpa de 10 litros introduzi nitrivec, porque não sabia mais o que fazer? Bem, espero que os outros se aguentem " com a minha filha ".

Será que posso fazer mais algum tratamento à água?

Gostaria de perguntar onde ou como posso adquirir madeira de turfa ou raíz de videira. Eu tenho uns galhos de uma vinha e gostaria de saber como a posso tratar para introduzir no aquário, será que ajuda a baixar o ph ?

Aqui disseram que introduzir troncos também ajuda, que tipo de troncos?

Gostaria também de perguntar que tipo de esconderijos posso introduzir no aqua para que os próximos alevins se possam esconder ?

Obrigada a todos pela vossa ajuda.

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois se queres uns conselhos tira esses buzios de dentro do aquário...

Ou melhor não introduzas nada que encontres na praia...Normalmente todas as rochas(ou seixos) e buzios que se encontram nas praias são calcarios e aí é que nunca vais conseguir depois baixar o PH!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.