1º aquário de ciclideos


Joba

Recommended Posts

boas pessoal,

bem, á pouco tempo um amigo meu deu-me pica de voltar a ter um aquário, portanto lá fui e arranjei um de 80x40x40. e como devem imaginar, escolhi ciclideos para a população. :roll: dito isto, aqui vão umas fotos do dito aquário:

 

picture001cr6.jpg

o aquário só com água, substrato e pedras

 

picture002rn4.jpg

e já com mais água, filtro a bombar, e plantas

 

picture003kx3.jpg

lateral direita

 

picture004hf8.jpg

lateral esquerda

 

filtro externo eheim 2213

 

flora: não faço ideia :shock: foi o meu avô que me arranjou as plantas, e agradecia se as identificassem.

 

e agora humildemente peço a vossa opinião, sobre a decoração, e sobre que tipo de peixes devo meter, malawi ou tanganyika (sei k o aquário é pequeno, mas posso pôr tropheus?). :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CONCHÍCULAS POWERRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!

 

sei que sou um pouco suspeito para falar, mas... acredita que não te vais arrepender :wink:

 

eu vou adquirir um com mais 10 cms de frente que o teu para fazer um upgrade ao meu de 60... e vou continuar com os multies... não sei se irei arranjar mais alguma espécie... mas é só uma ideia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes são os piores aquários para ciclideos africanos. Não são pequenos nem grandes.

 

Se colocas só Shell Dwellers, ficas com o aqua muito parado, digo isto por experiência própria.

 

Ou vais para uma colónia de Julidochromis ou de Lamprologines.

 

Ou arriscas e colocas uma colónia de Shell Dwellers com uns cyps.

 

Também podes ir para um trio de mbunas pequenos.

 

Eu tenho um aqua com essa litragem e serve de aquário de crescimento.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, obrigado pelas respostas (embora não tenham dito nada do aspecto... tá assim tão mau? :? )

já que toda a gente me recomenda conchiculas, alguem tem alguns pequenos à venda (de preferencia com um preço baixote)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao aspecto, eu colocava um fundo nem que fosse preto para realçar os peixes, plantas e rochas. Continua o bom trabalho e posta mais fotos com o desenvolvimento

 

Abraço

 

João Ferreira

[url="http://www.ciclideos.com/forum/"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, aqui vão mais umas fotos, já com mais plantas e conchas, mais ainda mais importante: peixes! (julidochromis regani)

 

aquario006js7.jpg

aquario007hd7.jpg

aquario008fx3.jpg

aquario001mr2.jpg

aquario002gr0.jpg

aquario003yh6.jpg

aquario004un8.jpg

aquario009ku5.jpg

desculpem a qualidade das fotos, mas o que acham do aquário e dos meus protegidos? estava a pensar pôr uns 4 similis e uns 4 cyprichromis depois destes. pode ser, ou fica muito apertado? :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bastante verdadeira. eu odeio qualquer coisa falsa num aquário.

 

Boas

 

Odeias???Tenho quase a certeza que é uma planta de vaso.E não é a unica.Além de "falsa" planta aquatica vai acabar por poluir a agua...Informa-te melhor ao comprar plantas porque algumas lojas vendem gato por lebre...Agora o melhor que tens a fazeré ir reclamar à loja ou então oferecer a quem tenha terrarios, ou por num vaso....É triste mas não é nada raro a situação.....Ah!Percebendo pouco de ciclideos, não tens ai plantas aquaticas imcompativeis?Alguns não são herviboros?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, com falso eu quero mais dizer de plástico. mas esta planta não se pode mesmo pôr em aquário? pois é, dizem que é à borla mas afinal é de graça... que como já disse anteriormente, foi o meu avô que comprou as plantas :D. eu tb não sou grande perito em plantas. quanto á questão dos peixes herbívoros, tenho plantas bastante resistentes (vallisnera ah e tal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A cena do "falso" foi mais o trocadilho de ser falsa planta do aquario.Eu percebi que querias dizer que não era de plastico.Pois mas o teu avô foi enganado pois deve ter pago pelas plantas.E de certeza que pediu plantas para o aquario.Tens ai umas plantas "moles" para ciclideos.Acho que a planta ao degradar-se polui a agua.Poe a foto na parte "Plantas" e pede para identificar e se faz mal ter no aquario.Tenho quase a certeza mas é sempre bom ouvir mais opinioes.Espero ter ajudado....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, hoje fui ver o meu aquário e não é a minha supresa quando vejo algo... que se parece muito... com ovos!

ovoszx9.jpg

eu já tinha suspeitado que tinha um casal, pois 2 julies andavam sempre muito juntinhos. comecei a dar-lhes comida da fina (dainichi, recomendo a todos- parecem peixes diferentes), e a fêmea ficou logo com a barriga esquisita, meio esverdeada e grande. suspeitei que eram ovos, mas não queria ficar com altas esperanças. no dia a seguir, aquilo tinha desaparecido, o que me deu a impressão que tinha sido algo passageiro. não é que hoje acordo e dou com isto? a minha preocupação é que o macho é muito pequeno (+- 4cm), e pode não ser maturo o suficiente para os fecundar. ou estou a pôr a carroça à frente dos bois, e isto não tem nada a ver com ovos? :D é que nunca tive peixes que se reproduzissem com ovos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é rezar para que eles se aguentem. Também tenho um casal de j. marlieris a criar e neste momento tenho uma ninhada de 20 já com 1 mes. São super protectores. Normalmente há sempre um a tomar conta da ninhada. Dão porrada a qualquer peixe que se aproxime. O macho é muito mais pequeno que a femea e normalmente a primeira ninhada perde-se. Com as proximas ninhadas a taxa de sucesso vai aumentado. Eu começei por 1 depois 3 e agora já são 20 alevins.

Os progenitores protegem esta ninhada até serem suficientemente grandes e ai têm nova ninhada e começam a afastar a anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os progenitores protegem esta ninhada até serem suficientemente grandes e ai têm nova ninhada e começam a afastar a anterior

 

Nem sempre... muitas vezes os irmãos mais velhos continuam na família e a judam a protejer os mais novos. Cheguei a ter 3 gerações em simultâneo no mesmo grupo (marlieris)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são realmente ovos, mas de caracol...

É o que me parece. Não tens uns caracois arredondados no aquário (não sei a espécie))? Se tiveres de certeza que são deles.

Quando aos julidochromis, se esperares vais ver que vão por ovos a sério, e nessa altura se calhar nem os vês (mais bem escondidos e postos numa rocha e não numa folha).

Boa sorte.

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, eu também estranhei os ovos tarem tão á vista e numa planta. um amigo meu já me tinha dito que pareciam ovos de caracol, mas como eu não tenho caracois (acho eu)... :? mas o que importa é que desapareceram (não sei como). :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desapareceram porque nasceram :? devem ter menos de 1mm de diâmetro, por isso é natural que não os vejas.

 

Parecem ovos de Physa spp.: devem ter vindo da loja ou do viveiro. Se não te chateares por os teres, sempre fazem alguma limpeza no aquário, embora não saiba se os ciclídeos não os comerão.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais