betta criaçao!ajuda


Recommended Posts

boas

 

Eu costumo tirar o pai betta passado 4 dias de ao pe dos filhotes...eles ja naxeram a dois dias...e eu estive a conta-los ontem e tinha mais d 100 hje tenh perto de 100...será que o macho esta a come-los?devo-o tirar?eles acho que ja nadam normalmente...tao maior parte do tempo parados em cima d agua mas quando toco assim na agua eles cumessam a nadar a fugir...

 

Alguem tem ideias?

 

Obrigado

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na criação de bettas acho que o idela será tirar o pai quando os alevins nadarem horizontalmente. Nos primeiros 2 dias de vida dos alevins o macho sempre ajuda a repor os pequenos no ninho, após isso é que já não faz falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho lhes posto cumida flocos todos esmigalhados, artemia k eu desfix toda...para ficar mm mt pekena, uma comida propria que comprei numa loja que pareçe um liquido que a marca e JBL e dps dis nobil fluid artemia...dis la assim " para criaçao de filhotes de pequenos peixes d aquario oviparos"...alguem sabe se isso da?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!!!

 

eu tb tenho os meus com ovos e devem eclodir hoje, e aproveitando este tópico em média quantos bettas se consegue tirar em cada "ninhada"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu tenho perto de 100...ainda nao os contei..e provavelmente nao os consigo contar tao pequeninos...so quando crexerem é que vou conseguir conta-los

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!!!

 

aproveitando este tópico, venho solicitar uma ajuda:

 

Tenho o macho a tomar conta do ninho onde já alguns ovinhos eclodiram e já se vê alguns a cairem e o macho a ir lá baixo buscá-los e voltar a colocá-los no ninho.

 

A minha questãó é a seguinte: como tenho outra fêmea preparada pra criação e como só tenho este macho qual é o tempo que vc's aconselham a deixá-lo em recuperação??? dias??? 1 semana??? duas???? o que aconselham???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

taxas de mortalidade...não sei há-de diferir de caso paara caso;i.e, cuidados que se tenham e tambem alguma sorte.

os meus fizeram por agora 4 meses e ainda tenho uns 45 - 55. quantos aos que seriam inicialmente, sei lá, uns 150, 250.

fazendo tudo a meio, terei: (50/200)*100 = 25%.

tendo em conta que eles nasceram, sem ter sido planeado, no meu aqUário principal que na altura andava doente com o raio de uns peixes que tinha comprado, e que me matou 14 dos meus lindos peixinhos(pais dos bettitas inclusivé), diria que nem foi má %... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!!!

 

O Ovinhos que tinha nos meus bettas e que começaram a eclodir à dois dias neste momento estão todos de cabeça para cima presos na riccia love you já se nota bem os alevins e aquela bolinha amarela presa a eles que penso que é a isso que chamam saco vitelino e que serve de alimento já desapareceu acham que é agora que devo retirar o macho e começar a alimentar os pequenotes??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidados com os alevins...o primeiro mês, mês e qualquer coisa alimentei-os com infusórios (casca de banana + agua + sol) que ia dando pouco de cada vez;findo isto comecei a dar-lhes gema de ovo cozida, muito bem misturada (agitada) em agua de maneira às particulas ficarem o mais finas possível(eles ao principio não lhe pegavam mto, mas com o tempo foram-se habituando; tpa´s duas vezes por semana, pois os infusorios e especialmente a gema de ovo deixa a agua num cagaçal..cuidadados a ter aqui: aconselho um tubo de diametro pequeno; aspirar bem esse fundo que é onde estão a maior parte dos detritos, e não mandar a agua logo fora, mas antes para, por exemplo, um daqueles copos de cozinha graduados para saberes que percentagem de agua estás a tirar. depois, tirar um bocado dessa agua para tipo, um prato raso, que contraste bem com a (pouca) cor deles, uma lupa e uma colherzita de sobremesa ou de café para recolher os desgraçados que eventualmente tenham sido aspirados aquando da limpeza. Requer um bocadito de tempo e paciencia mas vale a pena, e assim sempre se evita um fim muito triste que é o deles irem pela pia abaixo. Eles agradecem love you

quando achares que já têm boca para flocos, começar a dar-lhes flocos bem migados para os habituares a isso que é para depois não acontecer como me contaram que alguém que tambem tinha criado bettas e sempre lhes tinha dado artemia, os gajos depois não pegavam em mais nenhuma comida.

a partir daí, é só ir variando a comida, sempre migada de acordo com o tamanho que eles vão atingindo pois eles atingem tamanhos bastante díspares. por exemplo tenho meia duzia deles já com uns 4 - 5 cm´s, mas muitos mais com 2 - 3 e uns tantos só prái com 1,5 - 2!!

muita sorte tenho tido eu, em os mais grandotes ainda não terem decidido andar à bulha uns com os outros e não terem até ver comido nenhum dos irmãos menos desenvolvidos.

mais alguma duvida, digam

 

...foi a minha primeira criação de bettas, e como já disse acidental, e estou a adorar a experiencia, gosto mesmo muito dos sacanitas, que agora sempre que me vêm entrar no quarto, juntam-se todos piranhitas lá num canto do aquário a cravar comida e a mordiscar-me nos dedos, sem medo nenhum. É um bicho muito grato, esperto e merecedor do melhor que lhes possamos dar :lol:

 

 

Ahh, uma nota muito importante:

Não deixar formar aquela película de "gozma" na superficie senão não se dão as trocas de O2.

..e a propósito disto, e como agora é inverno, isto torna-se ainda mais importante: Nas primeiras semanas, e porque não, meses tapar o aquario de modo a manter a temperatura constante e humidade elevada; não nos esqueçamos que a partir da 2ª, 3ª semana de vida, começa-lhes a formar-se o "labirinto", sendo que amplitudes térmicas elevadas, são totalmente desaconselhadas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora convem-te comprares um termostato adequado ao tamanho do aqua e manteres a temperatura nums confortáveis 28º e manteres a luz acesa o mais tempo possivel (se tiveres plantas não exageres senão ficas a abarrotar de algas) porque assim eles crescem mais rápido.

Não te esquecas de tapar bem o aquário, mas deixando sempre uma fresta para o ar se ir renovando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim mas eu estava a falar da casaca de banana agora nao ha sol como faço? e ja agora um aqua pequeno de uns 20 cm xega nao xega? com termostatozito...e depois a que altura me aconselhas ter a agua do aquario?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas só agora vi o teu post.

 

sol ajuda, mas não é essencial; pões ao sol enquanto houver sol e depois num sitio bastante iluminado, ou então sempre debaixo de um candeeiro. se aumentares a temperatura lá para os seus 30 e tal graus celsius deves aumentar o crescimento dos microrganismos, quero dizer, multiplicam-se mais rapidamente!

 

quanto ao aquário isso deve dar chegar e sobrar. Os meus bettitas, nos passaram o primeiro mês e pouco de vida, num garrafão de 5 litros, cortado no topo a quase toda a volta de maneira a fazer tampa quase fechada para manter melhor a temperatura lá dentro, bem como diminuir a evaporação. de notar que não usei bomba de ar, pq não tinha nenhuma disponivel, mas como já tinha dito, era capaz de ser melhor usares uma com um caudal reduzido, pelo menos durante o primeiro m~es, enquanto eles não têm o labirinto formado.

altura da agua que acho que costuma ser aconselhada, é uns 10, 15 cm´s.

isto tem a haver com a pressão da coluna de agua a que eles estão sujeitos ser menor (tipo nós quando mergulhamos fundo numa piscina e nos custa mais a pressão (peso) da agua toda que fica por cima de nós).

 

outra coisa: quando já tiveres os infusórios prontos, vai-lhes dando uma ou duas colheritas de chá (ou mais se tiveres muitos litros no teu aquario de criação), mas sempre pouco e várias vezes ao dia.

quando a agua começar a ficar bastante turva ou a cheirar mais mal, tens de fazeres tpa´s regulares.tem tb cuidado, se não tiveres bomba de ar para provocar a movimentação da superficie da agua, para não deixares formar aquela pelicula de "porcaria", sob pena de eles gastarem o ar na agua e depois não conseguirem vir a superficie respirar!!!

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais