orçamento


gabrielgg

Recommended Posts

Gostaria de perguntar aos experts aqui do forum, qual o dinheiro que consideram razoavel alguem que não possua nenhum material (mas que ja tenha alguns conhecimentos no que diz respeito à aquariofilia) que por isso tenha que recorrer ás lojas de especialidade, e que pretenda montar um aquario de alguma qualidade gastar no que diz respeito ao equipamento básico necessario como sendo o aquario (de 60 a 80 litros), iluminaçao, aquecimento, filtraçao e eventualmente sistema de co2 e kits de testes quimicos??

 

abraços e obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

um orçamento para isso é sempre um bocado dificil porque os preços dependem muito de onde compras.

 

De uma forma geral comprando no estrangeiro fica mais barato um bom bocado, isto para encomendas maiores e algum equipamento.

No nosso país procurando bem encontram-se lojas com preços acessiveis.

Se fosses de Viseu dava-te o endereço de uma loja com preços ao nivel dos praticados no estrangeiro mas sendo do porto não te deve interessar.

 

Outra hipotese é veres o forum de oferta por aqui. Há pessoal no porto a vender coisas porreiras e sem serem demasiado caras.

 

Preços por alto um aquário completo de 60 ou 80cm com filtro externo e iluminação decente com materiais novos deve andar na casa dos 150 a 200€, talvez menos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na prática, o que aconteceu comigo e penso que com quase toda a gente, é que o orçamento é uma coisa muito bonita, mas uma vez apanhado o bichinho vai às urtigas, pelo menos nos primeiros tempos, e se for necessário até se corta noutras coisas. Ao fim de algum tempo estabiliza! Cumprimentos NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se fosses de Viseu dava-te o endereço de uma loja com preços ao nivel dos praticados no estrangeiro mas sendo do porto não te deve interessar.

 

A mim interessa...

Nuno,qual é a loja em Viseu e onde fica sff?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no carref....r a aquarios de 1 metro bem baratos aproveita, mas com os valores acima referidos n fazes grande coisa, digo eu

Olha que faz...

 

Vê:

Aquário aquapor promoção carrefour -> 49,9€

filtro eheim ecco 2232 (acho eu, é a entrada dos ecco e dá até 100L) - 50€

termoestato - 15€.

Calha (eu uso das de cozinha... ficam nos 25/30€ com 1m e pouco e servem muito bem) - 30€

 

Só neste equipamento ficam 145€... para os 200€ de topo que referi ainda faltam 55 que servem para comprar testes e eventualmente algum areão.

 

Mas também, neste vicio só é caro o equipamento e mais tarde a especialização num dado biotopo/peixe. O resto a seu tempo com as reproduções acaba por se pagar aos poucos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A loja é a Beiravet. Fica em viseu no final da descida da policia. Se forem de carro, descem a descida da policia, viram à direita e depois podem entrar para o parque interior das finanças ou deixarem o carro nos parquimetros (metam a moedinha... a policia é ali muito perto). A loja faz esquina com a entrada para o parque interior das finanças (há outra loja nessa zona mas é de rações para animais de criação).

 

Quem vê de fora não dá muito por aquilo, parece que é só para cães e produtos de veterinária, mas costuma ter equipamentos mais baratos e comidas também. Quanto a peixes... esqueçam. Não tem grande variedade de peixes e é quase tudo de água fria (pelo menos quando lá fui da ultima vez não tinha grande coisa de peixes).

 

Foi nessa loja que comprei um fluval 4 plus a 44€ quando "cá fora" o mais barato que encontrei foi 65€ :wink:

 

Já me esquecia... equipamento também não há assim muito exposto (é só uma estante praticamente). Se forem à procura de alguma coisa em especial perguntem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o orçamento era mais para o material basico de funcionamente mesmo, depois aquilo que se mete la dentro logo se ve e como diz o nunoni sempre se alarga o orçamento por causa do "bixinho"

 

pois realmente isso do carre...r parece-me bem embora 1m seja um pouco grande de mais, ja agora, qual o preço de uma calha de marca (nao precisa de ser topo de gama)??

 

e ja agora, se optar por um "kit" ou seja um aqua daqueles de marca que ja trazem tudo, qual sera a melhor opçao em termos de qualidade e qual o material que tenho mesmo que substiuir ou fazer um upgrade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dizer o nome do hipermercado, não há crise :wink:

 

1m não é grande demais... só parece. Em menos de nada já vais achar pequeno.

 

uma calha de marca daquelas todas bonitinhas é coisa para te andar pelos 100€ ou mais. As marcas de aquariofilia fazem-se pagar bem... infelizmente.

 

Quanto a kits... só valem a pena se forem de marca consagrada, tipo uma rena ou uma aquatlantis. Só que pagas e bem por um kit destas marcas.

Aquapor em kit só se aproveita o aquário e o termoestato. O filtro é fraco e a iluminação também.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filtro eheim ecco 2232 (acho eu, é a entrada dos ecco e dá até 100L) - 50€  

 

Bem, isto é em segunda mão, claro; novo, aqui em Portugal anda pelos €80 para cima, na Alemanha pelos €60 e é preciso procurar as casas mais baratas. NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm ok entao tou a ver que nao me safo de no minimo gastar 150€ so pra começar... o meu objectivo era mesmo poupar o maximo possivel nestes materiais para depois gastar mais no que irei por la dentro

 

entretanto axo que vou deitando um olho ao topic das "ofertas" pode ser que apareçam la coisas interessantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Aproveito este tópico para me apresentar e para colocar algumas perguntas, pois estou no nível mesmo, mesmo inicial 8)

 

Tenho lido imenso aqui no fórum, tenho procurado absorver mta informação e tenho usado o post do Nuno como base para poder começar ;)

 

Aquário já tenho, fui ao Carrefour e comprei o dito.

 

Agora ando, com calma, a ver filtros e iluminação.

 

No filtro estou a pensar seguir tb a recomendação do Nuno e comprar o ecco 2232.

 

Na iluminação estou cheio de dúvidas :roll:

 

Fui a uma loja de aquários e estive a ver preços: carissimo se quisermos algo com 2 lampadas...

Então passei do Leroy Marlin e fui ver calhas de cozinha.

 

Há imensos modelos, mas o q mais me deixa confuso é o modo como "colocar" a calha.

Fica simplesmente poisada em cima do aquário?

Coloca-se suspensa na parede?

Há algum tipo de apoios q se possam comprar ou adaptar?

 

Depois, a 2ª questão...

Como tenho um aquario de 100, compro uma calha inferior a 100 ou superior a 100?

 

Obrigado desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então passei do Leroy Marlin e fui ver calhas de cozinha.

 

Há imensos modelos, mas o que (palavra corrigida) mais me deixa confuso é o modo como "colocar" a calha.

Fica simplesmente poisada em cima do aquário?

Coloca-se suspensa na parede?

Há algum tipo de apoios que (palavra corrigida) se possam comprar ou adaptar?

Qualquer das soluções serve, depende realmente do que gostas de ver. Podes colocar pousada sobre o aquário só terás de ter cuidado com salpicos de água porque a calha não é propriamente isolada :roll:

Também podes pendurar do tecto ou então arranjar um suporte que fique acima do aquário e pendurar a calha lá. É uma questão de gosto.

 

Depois, a 2ª questão...

Como tenho um aquario de 100, compro uma calha inferior a 100 ou superior a 100?

Já deves ter visto que calhas de 100 são impossiveis de encontrar certo? Se superior ou se inferior vai depender de como a vai colocar.

Se a vais meter pousada em cima do aquário então terá de ser superior a 100. Se a vais pendurar pode ser inferior ou superior, depende do que precisas em termos de iluminação.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, na minha opinião pessoal a luz para peixes é uma boa laracha e uma forma de os fabricantes te fazerem gastar mais dinheiro.

 

A luz apenas é necessária ao bom desenvolvimento das plantas. Os peixes vivem muito bem só com a luz ambiente, se pensares bem debaixo de água a intensidade luminosa não é assim nada do outro mundo.

 

A questão de 2 lampadas ou só uma prende-se exclusivamente com as necessidades das plantas. Se vais ter plantas pouco exigentes então um racio de até 0,5w/L serve. Se as plantas são mais exigentes então terás de ir para valores acima de 0,5W/L.

 

As lampadas, podes inclusivamente numa primeira fase utilizar lampadas normais "para plantas" compradas fora das lojas de aquariofilia. É que as das lojas de aquariofilia sofrem de um acrescento de preço só por dizerem sera ou jbl. Na realidade aquilo são lampadas fabricadas pela philips ou pela osram só que com outro nome.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando completamente indeciso qto ao filtro...

 

estive quase para comprar o eheim ecco 2232, mas em 2 lojas desaconselharam-me bastante os modelos ecco.

 

depois inclinei-me para o 2213, e qdo estava para o comprar vi q arranjo o Sera Serafil 900, pelo mesmo preço.

 

ora pelo q entendo, o q interessa é os l/h e o sera é mais potente.

 

ajudem-me lá... qual compro? :wink:

 

 

Gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

desculpem meter-me na conversa, mas como o pessoal anda sempre e agora cada vez mais a fazer ginástica com os bolsos, deixo aqui a minha sugestão.

No meu caso aproveitei vidro e fiz eu o meu aquario, se te ajeitares podes fazer o mesmo, vais a um vidraceiro corta-te o vidro e depois de dares uma vista a uns sites(este por ex) ficas com uma ideia de como colares os aquarios, decerteza que vai haver montes de pessoal a deitar por terra a minha sugestão, mas para mim o que vale é a minha experiência, até agora nunca me dei mal com nenhum aquario feito por mim portanto...

só aqui e como estamos a falar de um aquario de pequenas dimensões não há tantos problemas, poupas uma data de massa.

Quanto á iluminação, como um membro disse e bem podes optar por uma adaptação de uma calha de cozinha.

O filtro é a unica coisa que te aconselho a não poupar, vais ganhar a longo prazo

Co2 fazes uma receita caseira (montes de receitas pelo forum)

Para a decoração do aquario apanhas areia do rio ou de algum areeiro da tua zona, procuras troncos compativeis para o aqua, e tratas ambas as coisas antes de o colocares no aqua

Resta-te apenas comprar as plantas e peixes ( se fores do porto ainda te arranjo algumas plantas á borla)

 

Podes ver o meu aqua e a respectiva história dele

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0745&highlight=

 

Espero ter ajudado

fiquem bem

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive quase para comprar o eheim ecco 2232, mas em 2 lojas desaconselharam-me bastante os modelos ecco.

Disseram-te o porquê? Ou foi só, não compre esse?

 

depois inclinei-me para o 2213, e quando (palavra corrigida) estava para o comprar vi que (palavra corrigida) arranjo o Sera Serafil 900, pelo mesmo preço.

O preço pode ser o mesmo mas a qualidade tenho algumas duvidas. Eheim é sempre eheim. Os filtros têm uma qualidade excepcional e tens sempre peças disponiveis para eles. Já filtros de outras marcas pode ser mais complicado.

 

ora pelo que (palavra corrigida) entendo, o que (palavra corrigida) interessa é os l/h e o sera é mais potente.

Interessam os L/h mas também a capacidade e sobretudo a fiabilidade do filtro. De nada te serve um filtro muito potente mas com pouca capacidade e que à primeira trovoada deixa de funcionar.

 

O meu conselho... procura bem e vai por eheim. Em filtros eu só tenho para já confiança em 4 marcas: Eheim, Fluval, Rena e JBL. Todos os outros, ainda não andam cá à tempo suficiente para se poder concluir alguma coisa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro homónimo :evil:

 

O q me disseram é q os modelos ecco são mais simples de ferrar mas têm problemas na utilização, dado que um dos "manípulos" se parte com facilidade.

 

Estranhei de mo dizerem em 2 lojas diferentes...

 

Assim fiquei inclinado para o 2213 :cry: por exclusão de partes.

 

Agora lanço mais 2 questões, pois quero comprar estas coisas este fds (filtro, termostato, e areão).

 

Que modelo ou marca me aconselham para o termostato?

Vcs compram o areão, ou vão apanha-lo a algum lado? (zona de Lx)

 

Obrigado,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

 

Quanto a tua dúvida nos filtros estás bem encaminhado, também já andei de olho nos eco e casos de as patilhas se partirem eram várias (infor. dada por um lojista antigo e bastante conceituado) esta lojista também, como eu, adepto incondicional da Eheim. Tem grandes vantagens já descritas anteriormente.

 

Outro conselho que eu te dou é fazeres as continhas, com calma, pensares no material todo que necessitas, comida, matérias filtrantes, acessórios ......... só por exemplo o 2213 na Aquaristic custa 40€.

 

Eu tive renitente até fazer a primeira e com 150€, portes e pagamento contra reembolso incluído, mandei vir uma carrada de material interessante.

 

Se pressisares de ajuda tás a vontade.

 

Cumps

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.