orçamento


gabrielgg

Recommended Posts

Agradeço a ajuda, pois como estou a começar a ignorância reina :cry::?:lol:

 

Secalhar o melhor é eu pensar já o q pretendo fazer e vcs ajudam-me a definir tudo o q vou precisar e faço uma encomenda lá fora e vem tudo de uma vez...

 

A minha ideia seria ter um casal (pelo q percebi casal tem q ser 1+2 ;) ) de guypies e uns neons, para mais tarde com mais experiência adicionar uns discus.

Betas não encaixam aqui, pois não? (tenho ideia q são os ideiais para começar pois são mto resistentes...)

 

Plantas para já não quero, pois tenho receio de me meter em muita coisa ao mesmo tempo, e prefiro ganhar experiência primeiro.

Quero começar com algo simples, com areia/areão no fundo e umas pedras a enfeitar e dar refúgio aos peixes.

 

O q tenho é o aquário sugerido pelo Nuno, e uma calha q já adquiri.

Tudo o resto está por comprar, com medo de tomar alguma decisão errada.

 

O eheim 2213 está decido. Assim estou aberto a ajudas sobre tudo o resto q preciso de comprar para mandar vir tudo de uma só vez ;)

Já agora, além do filtro tenho q comprar "filtros" para o filtro? É assim?

 

Obrigado pelo tempo e pela ajuda q me estão a dar.

 

Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia seria ter um casal (pelo que (palavra corrigida) percebi casal tem que (palavra corrigida) ser 1+2 :) ) de guypies e uns neons, para mais tarde com mais experiência adicionar uns discus.

Guppies com neon com discus? Que salgalhada Nuno!

Guppies são peixes de águas alcalinas, já os neons são de águas ácidas. Quanto aos Discos, por vezes gostam de comer neons :P

Em relação a números... com guppies é um macho para 4 fêmeas! É que os machos só querem é "comer" e não deixam as fêmeas em paz. Se só tens uma ou duas, o macho leva-as à exaustão.

 

Betas não encaixam aqui, pois não?  

Betas com guppies, dá guppies "depenados".

 

Plantas para já não quero, pois tenho receio de me meter em muita coisa ao mesmo tempo, e prefiro ganhar experiência primeiro.

Quero começar com algo simples, com areia/areão no fundo e umas pedras a enfeitar e dar refúgio aos peixes.

Devias pensar em plantas. Elas ajudam imenso na estabilização dos parâmetros da água e absorvem nitratos e amónia diminuindo assim as concentrações destes poluentes.

Podes começar com anubias por exemplo eu echinodorus de folha larga.

 

Já agora, além do filtro tenho que (palavra corrigida) comprar "filtros" para o filtro? É assim?

:P filtros para filtro... nunca tinha visto chamarem-lhes esse nome, está giro.

Sim vais ter de comprar matérias filtrantes. Normalmente cerâmicas e esponjas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Wolf

 

Quanto ao material que precisas é um bocado em função do que quiseres fazer e da tua paixão pelo hobby, toma muito cuidado pois isto é uma doença crónica :P

 

Com o que dizes que vais arrancar em relação a fauna nada digo pois haverá membros muito mais entendidos que eu. A flora mais cedo ou mais tarde terá de aparecer pois é imprescindível. Poderás começar por comprar um pack de plantas aqui pelo Fórum, plantas baratas e de baixa manutenção é importante para o equilíbrio do Aqua, eu mesmo te poderei dar algumas se na altura tiver podas para fazer.

 

O resto do material como te disse é relativo, para arrancar com o Aqua como dizes precisas de:

-Filtro

-Termóstato

-Termómetro

-Substrato biológico

Aquário, Areão e pedras

Para os quatro primeiros itens (material novo) comprando cá pões -+ 100€ importando ficara pelos 60€. Mas ao fim de uma semana estás de certeza a porta duma loja pois precisas de mais alguma coisa.

Para fazer uma importação sozinho o mínimo aceitável será 150€ de material e pagas mais 20€ de transporte com pagamento c/ reembolso.

 

O 2213 trás a filtragem mecânica (esponjas) e química (uma esponja de carvão) tens que comprar a biológica.

 

Cumps

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro q tudo obrigado aos dois.

Epá, sinceramente pensei q já estava a perceber mais disto...

Agora com o q disseste Nuno, percebi q li, li, li e percebi tudo ao contrário. :P

 

Resumindo, o q aconselhas para começar? Estou a chegar a um ponto em q me apercebi q tenho estado a projectar tudo mal...

Secalhar ainda bem q foi agora, a tempo de decidir e corrigir tudo bem!

 

@Carlos

Bastante esclarecedor. Em principio vou mandar vir do site alemão, amanhã já coloco umas referências para vcs me aconselharem :P

Em relação ao filtro tenho apenas q comprar à parte uma filtragem biológica. Qual recomendas? (isso tem marca ou tipo)

 

Desculpem estas perguntas mesmo básicas.

Sinto q estou a ser mesmo chato, mas estava convencido q estava pronto a começar e chego a um ponto que percebi q ainda estou longe de poder dos conhecimentos básicos.

 

Obrigado,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Filtragem biológica, o valor mais preceptivo para mim é o indicado pelos fabricantes no valor de: área de colonização, por Lt., proporcionada pelas matérias para as bactérias.

 

A que uso tem o valor de 1400 m2 / Lt. JBL MicroMec ( 8,9xx€ / Lt. Aquaristic). A titulo de exemplo a Eheim indica 400 m2 / Lt. já vi outras marcas não conhecidas a fazer 1000 m2 / Lt, é uma descrepancia enorme que não consigo compreender.

 

Eu tenho-te falado na Aquaristic por ter mais valores de referencia não tenho comissão :P já vi outras com outros preços, condições e materiais que esta não tem mas temos que optar por uma.

 

Cumps

Carlos Leitão

DSC00904100x149.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, sinceramente pensei que (palavra corrigida) já estava a perceber mais disto...

Não te preocupes... no inicio é tudo super confuso, os parâmetros da água, os peixes, o ciclo, etc, é muita informação tudo de uma assentada. Acontece a todos ficarmos bastante baralhados.

 

Resumindo, o que (palavra corrigida) aconselhas para começar? Estou a chegar a um ponto em que (palavra corrigida) me apercebi que (palavra corrigida) tenho estado a projectar tudo mal...

Secalhar ainda bem que (palavra corrigida) foi agora, a tempo de decidir e corrigir tudo bem!

Bom diria para começares por ler o manual de inicio que está no inicio desta página :wink:

É muito texto eu sei, mas estão lá os básicos dos básicos da aquariofilia de água doce.

 

Depois de apanhares os básicos estarás pronto a começar que é com quem diz, meter a areia no aquário (depois de bem lavada!) , meter troncos e/ou pedras (depois de bem lavados e fervidos os troncos) , colocar meia dúzia de plantas menos exigentes (e mais baratas) e água para dentro.

Depois ligar os equipamentos e ver se gostas :twisted:

 

A seguir e porque vais ter 3 longas semanas até poderes povoar com peixes a sério podes ir com calma vendo as espécies que podes colocar no teu aquário, quem se dá bem com quem, que peixes são fáceis, que peixes são dificeis, etc.

Se fores com calma a coisa corre bem, tens tempo para decidir a melhor opção, podes até encomendar os peixitos numa loja para virem porreiros, etc.

 

Em relação a peixes é um questão de gosto pessoal. O teu aquário é comprido mas pouco largo. Ficará bem um bom cardume de peixes pequenos (guppies, neons, platies,mollies, etc) ou então um grupo pequeno de peixes maiores.

A escolha dos peixes? Isso é contigo. Faz o seguinte:

vais às lojas todas de aquariofilia que puderes e vês os peixes (não vejas por foto porque as fotos enganam muito). Se gostares de algum em particular (e atenção que não é só beleza, há outras coisas como vivacidade, comportamentos "malucos", etc) apontas o nome e segues. Quando chegares a casa, vais à net (o google é óptimo nisso) e pesquisas a ver que condições o peixe precisa, se existe algum dado especial sobre a manutenção, etc.

 

Com isto juntas um grupo de preferidos. Depois daí é só escolher o que melhor se adapta ao que tens em termos de água e espaço e plantas, etc.

 

Quanto aos equipamentos o pessoal já te está a ajudar por isso não vale a pena eu acrescentar nada, já está tudo dito.

 

Boa sorte e boas pesquisas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos!

 

Passei boa parte da noite a pesquisar os set-up's dos users do fórum, para ver se me elucidava.

 

Acho q já percebi o q posso agrupar. I hope...

Sendo assim terei um casal de escalares ao qual adicionarei vários tetras (neons, cardinais, etc.).

 

Assim q tenha o equipamento a funcionar durante alguns dias irei comprar um casalito de zebras para ajudarem no ciclo do azoto.

 

Agora está tudo certo? :wink: Combinam todos?

 

Qto ao equipamento, nisso estou mais ou menos decidido e vou simular uma compra na Aquaristic durante a tarde e depois coloco aqui a lista, para vcs opinarem :twisted:

 

Obrigado a ambos!

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim terei um casal de escalares ao qual adicionarei vários tetras (neons, cardinais, etc.).

 

Assim que (palavra corrigida) tenha o equipamento a funcionar durante alguns dias irei comprar um casalito de zebras para ajudarem no ciclo do azoto.

 

Agora está tudo certo?  :D Combinam todos?

Combinam pois... os escalares vão gostar muito dos neons :(

Podes meter escalares com outros tetras maiores, mas com cardinais e neons acho que os escalares vão fazer um petisco assim que tenham oportunidade.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.