Echinodorus Bleheri folhas amarelas


Ricardo_Costa

Recommended Posts

boas a todos

 

tenho uma echinodorus bleheri ela continua a rebantar folhas mas é normal as folhas amarelarem que fazer

 

 

eu utilizo sera florena e sera floronette A

 

é normal e folhas desta planta ficarem assim ela continua a rebentar novas folhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não não é normal, a bleheri é carateristica de ter as folhas bem verdinhas, verde alface mesmo, tal como a minha.

 

Gostava que descrevesses mais esse amarelo, se ficam amarelas do interior para o exterior ou vice versa, se ganham buracos, se é só nas folhas velhas ou só nas novas.

 

Conforme for os sintomas pode-se tentar adivinhar o que falta :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e variado umas vezes forma uns circulos amarelos umas vezes nas pontas outras vezes no caule outras vezes fica mesmo toda mas sempre nas follhas velhas

 

 

as novas saiem sempre muito bonitas e bem verdinahs como tu dizes que eles sao verde alface :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida tens problemas de falta de nitratos e de potássio.

 

Tanta testar o NO3 e o PO4 e mete ai os valores. Assim as duvidas acabam :lol:

 

Para saber se há falta de potássio é preciso medir o NO3 (nitrato) e o PO4 (fosfato)? Sou muito ignorante, deve ser por isso que não entendo, alguém explique sff. NB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Para saber se há falta de potássio é preciso medir o NO3 (nitrato) e o PO4 (fosfato)? Sou muito ignorante, deve ser por isso que não entendo, alguém explique sff. NB

Isso é um método empírico...

Geralmente indica-se que se faça uma fertilização na ordem de 1:5-7,5:10 ppm de Fosfato, Nitrato, Potássio.

 

Ou seja, num aquário que admitas ter poucas ou nenhumas algas, se vires a concentração de PO4 ou NO3 a diminuirem, podes admitir que o Potássio também está a ser consumido pelas plantas. Óbvio, que como uma regra empírica, os valores poderão não ser sempre os mais correctos. Mas como um excesso de Potássio, não traz problemas às plantas/peixes, pode-se carregar um bocadinho mais... até porque na maior parte dos casos, é o Macro Nutriente que é mais esquecido, e limita a absorção dos outros por parte das plantas.

 

Não que os testes de Potássio não existam, mas cá em Portugal não se conhecem. E mesmo noutros países, costumam ser caros.

 

Por exemplo, se fertilizares com potássio e notares que os valores de nitrato não baixam (caso o incremento dos níveis de azoto por parte da comida sejam desprezáveis), poderás ter uma carência de Fosfato, o que está a impedir a absorção de potássio e nitrato por parte das plantas...

 

Como estes são os testes mais acessíveis, e que permitem a leitura de valores que variem facilmente (que se notem com os testes), costumam-se arranjar regras empíricas para detectar excessos ou carências de outros.

 

Óbvio que melhor melhor, só mesmo olhando para as plantas/algas e saber o que elas te "dizem". Digo que as plantas são melhores, pois imagina, podes os níveis de Nitrato sempre constantes (sem fertilizar), no entanto devido à comida, podes estar a fornecer amónia às plantas, visto esta ser absorvida preferencialmente face ao nitrato.

 

Enfim... várias hipóteses... e algumas podem ser confirmadas/descartadas com os testes de NO3 e PO4.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Luis já disse tudo.

 

Pela relação NPK consegue-se saber se tens falta de algum(s).

 

Sem potássio não há consumo de fosfato, não há consumo de nitratos. Depois também entram em cena os micros, mas não são "importantes" para se compreender a relação NPK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...