Protomela Taiwan Reef


jonas

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Como já referi num outro tópico, tenho um aqua Rena com cerca de 330 litros úteis de água, por onde se passeiam, entre outros, um casal de protomelas taiwan reef. Como a fêmea ainda é pequena (7 cm) nunca esperei vê-la tão cedo com ovos na boca....mas isso aconteceu no passado dia 2 do corrente mês. O que gostava de saber é se o tempo médio de incubação bucal é semelhante ao dos 'Copadichromis Borley Red Kadango' ou se será significativamente diferente. Se for semelhante siginifica que lá para dia 23 de Março terei de me preparar para tirar os alevins.

Aproveito para vos informar que a técnica de apanhar africanos com o aquário às escuras e com uma lanterna é muito eficaz e evita muito 'stress', quer ao peixe que se pretende apanhar quer aos outros.

Relativamente aos alevins de 'Copadichromis Borley Red Kadango' nascidos à cerca de 4 semanas estão com mais de 2 cm!!

 

Cumprimentos a todos,

 

João Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI João!

independente da especie a incubação bucal dura entre 21 e 27 dias sem uma data especifica para femea liberar os filhotes.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

Concordo com o ezstyle, trata-se de um incubador bucal :P .

 

Aproveito este tópico para partilhar convosco um artigo que escrevi que se encontra no site em baixo :lol:

 

Espero que gostem,

Abraço,

Ivo

 

PS: julgo que irá estar tb na próxima edição da revista APC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes!

 

Ivo,

Li com interesse o teu artigo, que de facto reputo de muito bom. Parabéns! Gostava de saber onde compras os sais que adicionas à água do aquário, já que os parâmetros obtidos (pH, KH e GH) são bastante favoráveis aos ciclídeos africanos.

Também gostava de ter uma fêmea de scianochromis frieri ahli pronta a criar, já que tenho um macho espectacular. Se souberes avisa. Obrigado

 

Ezstyle,

Como sempre esclareces convenientemente estes assuntos. Obrigado

 

Um abraço a todos,

 

João Bastos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O artigo do Ivo, em Português, irá sair àmanhã, na revista Portugal Ciclideos.

 

Para quem não sabe, a Portugal Ciclideos é a revista oficial da Associação Portuguesa de Ciclideos.

 

As reuniões da APC são mensais e têm lugar simultaneamente na zona do Porto e em Lisboa. As próximas reuniões são já àmanhã (dados detalhados na página de entrada do site http://www.apciclideos.org ).

 

Todos os entusiastas de ciclideos são bem-vindos, sejam ou não sócios da associação.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Obrigado a todos pelo vosso feedback.

João,

Os sais compro-os na farmácia.

 

Aproveito a ocasião para pegar no que o Miguel disse e aliciar-vos a visitarem as reuniões da APC, lá, sim, encontraram os verdadeiros mestres dos ciclideos que me iniciaram neste hobby.

 

Abraço,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais