Amónia para ciclar


bramirez

Recommended Posts

Tenho lido na net que se pode fazer o ciclo do Azoto sem peixes. Um dos processsos aceleradores é utilizar amónia directamente no aquário em quantidades reduzidas até atingir o pico da amónia.

 

Alguém já experimentou? Funciona?

 

E se sim onde posso adquirir a amónia?

 

Obrigado

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira mais rápida de conseguires amonia dentro do aqua, é fazeres xixi para dentro dele :lol::lol:

Parece nojento, e não recomendo sériamente a ninguem, mas que é mais rápido, lá isso é :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

 

Com um peixe e os restos de comida, tens o starter tradicional, ha´tambem algumas embalagens de starter de baterias nitritificantes, que são para serem usadas no filtro, para acelerar a colonização por parte destas.

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, realmente essa do xixi já tinha equacionado. :lol:

 

Agora a sério, colocar peixes nem pensar porque o processo é muito stressante para eles e por isso não sou a favor do mesmo, apesar de saber que é o tradicional.

 

http://www.aquahobby.com/articles/e_fishless.php

 

Aqui podem encontrar o que me refiro sobre o ciclo sem peixes e com amónia. Ou amoníaco. Estaria disposto a tentar se alguém me dissesse também onde se pode comprar.

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aqui podem encontrar o que me refiro sobre o ciclo sem peixes e com amónia. Ou amoníaco. Estaria disposto a tentar se alguém me dissesse também onde se pode comprar.

Podes comprar Amónia/Amoníaco (a mesma coisa, só depende do pH) no AKI, por exemplo.

 

Mas tal como já te disseram, não inventes uma coisa que é simples. Leva as coisas com calma, que é bem melhor do que te estares a precipitar.

 

Quanto a urina, tanto quanto sei não tem amónia... Nós humanos não a expelimos. Os peixes sim... O que nós deitamos fora é Ureia (CO(NH2)2), que ainda teria que ser decomposta em Amónia...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje comprei amoníaco a 25%, mais propriamente meio litro que me custou 90 cêntimos.

 

Usando os conselhos da net coloquei duas colheres de chá de amoníaco (o aqua tem cerca de 80 litros)

 

Experei uma hora e medi a amnia: tinha quase 6, agora é espera que se converta em nitritos e depois em nitratos.

 

Vou vos dando as novidades para tirarem as vossas próprias conclusões.

 

PS: a amónia antes de colocar o amoníaco era 0

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso directo de amónia funciona no ciclo isso é certo.

Não sei bem é se esse salto de 0 para 6 será o melhor porque as bactérias aparecem em numero proporcional à concentração da amónia.

Ou seja, uma concentração assim elevada vai gerar um boom de bactérias... mas e o que acontece quando não tiverem mais amónia para "comer"? Morrem em grande numero gerando elas próprias mais amónia e começas a correr o risco de entrares em ciclo.

 

A ciclagem com amónia deveria ser identica à ciclagem com um peixe... pequenas quantidades diárias, com subida gradual das concentrações e depois deixar a natureza fazer a sua parte.

 

Mas vai dando noticias... é sempre bom aprender mais coisas :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é uma parte do que diz o artigo:

 

As soon as you notice high levels of ammonia, stop adding ammonia to the tank. Now is the part where your patience is tested! Let things run their course, and keep testing the water. Once a day is fine, or once every other day. After a few days, you can begin testing for nitrites as well as ammonia. If you aren't getting any readings for nitrites at all, that's OK. These things take time. Don't do any water changes yet, and continue to let everything sit. When your ammonia starts dropping, you should definitely be able to read some nitrites. After the ammonia reading drops to zero, start adding just a little bit more ammonia again every day, just a teaspoon or so...not enough to force the reading above zero again, but just enough to keep the newly grown "ammonia-eating" bacterial colony happy.

 

When you notice your nitrites are spiking (reach a maximum and start going down) you'll know you're almost done! In my experience, the tanks have finished cycling within 3 or 4 days of the nitrite spike, but the amount of time will vary for everyone. When your nitrites drop to zero AND your ammonia is zero, then your tank is cycled! Do a large water change, around 50% to 80%. Do not change any filter media, and do not vacuum the gravel during this water change. Refill with fresh, conditioned water, and lower your heater to 25°C or whatever temperature is best for the fish you intend to keep. Let everything chug for several hours or overnight. Test the water for both ammonia and nitrites again. If everything is still zero, the tank is cycled and you're ready to add fish!

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.