As minhas plantas!!!!!!!!!!!


Milu

Recommended Posts

Boas

 

Como muito bem diz o TAX, para se poder fazer um diagnóstico convinha saber qual o estado actual do AQ. PH, iluminação, nitratos, etc....

 

:shock:

 

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pontas amarelas = carência de um nutriente qualquer.

 

Tens de descobrir qual ou então dar-nos as indicações para descobri-lo.

 

Como disse o tás, normalmente indica falta de ferro, mas pode não ser isso. Adicionas algum suplemento de ferro?

 

Cumps,

 

PS: já agora que plantas tens?

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem no mercado alguns testes para detectar o valor de Ferro presente no aquário, o valor mínimo para plantas de aquário deverá ser de 0.1 mg/l.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto aos testes de Ferro tenho algumas dúvidas quanto á sua eficácia,

tenho um teste da Nutrafin estou farto de fazer testes e o valor do ferro dá sempre 0.

Já uma vez o António Vitor me tinha dito que o ferro era um parametro difícil de medir.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, quanto a isso do ferro é natural e aconselhável teres medições de 0ppm, num setup bem montado é suposto teres o ferro dissolvido quase todo sob a forma oxidada (n medido pelos testes e nem aproveitado pelas plantas e algas). É no substrato que o ferro deve estar disponível para as plantas, se conseguires manter plantas com medições de 0ppm de Fe na água então estás a contribuir para o não aparecimento de algas - o Fe é dos elementos mais em falta para as mesmas e o controle deste uma das habituais formas de combate.

 

Em suma 0ppm de Fe na água não é indicador de falta insuficiencia de Fe nas plantas, basta que este esteja disponível no substrato (argilas, laterites, etc)

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Fui à loja de animais e a senhora também achou que era falta de ferro e vendeu-me um produto próprio pra plantas com ferro. Agora tenho uma dúvida... Eu dantes punha fertilizante na água de 15 em 15 dias. Este produto de ferro é pra por todas as semanas. Continuo a por o fertilizante e o de ferro ou ponho só o produto de ferro?

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro! =)

 

O fertilizante é Aviplant fertilizante da Avipar e o produto com ferro é o Ferro Vital da Salifert  :roll:

 

Cuidado que o Aviplant tem muitos Fosfatos e compostos azotados.

Tive uma crise de algas por causa desse fertilizante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ditto... nem voltava a usá-lo, se tem compostos azotados e phosfatos então como fertilizante de aquário é uma fraude. Confirma nas indicações, se tiver algum destes compostos mete-o de lado e compra um fertilizante de aquário a sério, apenas com potássio e elementos vestigiais.

Só num aqua muito muito plantado e muito muito pouco povoado é que faz sentido introduzir azoto e fósforo. A maioria dos aquas é o contrário.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

têm a certeza que esse fertilizante tem azoto e fosfatos?

tenho de comprar esse fertilizante!

aqui pró meu aqua deve ser bom!

(no entanto não acredito que tenha tais componentes)

 

Na minha humilde opinião o aparecimento de algas por vezes indica que temos boas condições para algas e plantas...

As plantas normalmente ganham a guerra, quase sempre se não sempre!

 

Acham mesmo que conseguem matar todas as algas criando más condições para as algas?

As únicas más condições que conheço é ter plantas saudáveis.

Basta que elas fiquem saudáveis, e depois é ter paciência...é como eu pratico e sempre pratiquei aquariofilia de aquários plantados.

Criar más condições para as algas (pela "fome") equivale a matar as plantas e a ganhar algas eternas...

 

Eu não conheço esse fertilizante, portanto não posso confirmar se realmente é bom ou não...mas se faz crescer algas...pelo menos fertiliza!!!

(O que é mais do que posso dizer sobre alguns fertilizantes)

 

O que pode ter acontecido, é teres restrições de algum nutriente... porque as plantas têm problemas, deixam de consumir certos componentes, e estes acumulam-se com o tempo.

Agora mete um fertilizante com o nutriente em falta.

Imagina o que acontece...

Poix...

Algas!!!

Agora tem paciência e espera que as plantas melhorem...

 

Tenta também descobrir a quantidade correcta que tens de usar...

Podes estar a usar muito...às vezes menos quantidade faz toda a diferença

 

Avipar é uma marca portuguesa, e se dermos hipóteses a este tipo de marcas, talvez melhorem com o tempo...e possamos ter boas coisas mais baratas e nossas)

 

E já agora mete aqui os componentes desse produto...vem informação na caixa?

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse fertilizante nem sequer tem a composição no rotulo, o que penso ser ilegal, ou pelo menos devia ser, tal como acontece com os alimentos.

Quanto à presença de fosfatos e compostos azotados, não há qualquer duvida. Em agua com estes elementos a 0, coloquei umas gotas deste fertilizante, fiz o teste de Fosfatos e Nitratos e acusou positivo. As quantidades já não me lembro.

Basta ler no rotulo que também é usado para plantas de vaso, só isso diz tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse fertilizante nem sequer tem a composição no rotulo, o que penso ser ilegal, ou pelo menos devia ser, tal como acontece com os alimentos.

Quanto à presença de fosfatos e compostos azotados, não há qualquer duvida. Em agua com estes elementos a 0, coloquei umas gotas deste fertilizante, fiz o teste de Fosfatos e Nitratos e acusou positivo. As quantidades já não me lembro.

Basta ler no rotulo que também é usado para plantas de vaso, só isso diz tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se é como dizes realmente é criminoso ser vendido como fertilizante genérico para aquários. Compostos de N e P costumam existir em excesso num aqua vulgar (embora num aqua com muitas e saudáveis plantas possa existir deficiência dos mesmos como é o caso do AV)

O cliente comum ao meter este tipo de adubo num aqua também comum o que consegue é exagerar ainda mais a concentração destes compostos (normalmente já em excesso) quando a limitação ao crescimento das plantas advém típicamente de insuficiencia de luz | CO2 | elementos vestigiais.

Concordo que ser um produto português deva ser um factor a contar para a escolha, mas são não se pode cair no extremo de aprovar às cegas tudo o que é português porque a única consequência disso é a desresponsabilização dos fabricantes.

Há realmente uma tendência cega para preferir o que é estrangeiro, mas a solução para isso passa por uma mudança de mentalidade nos produtores (apostar mais em qualidade) e não por uma sensibilização dos consumidores. A solução para tudo passa por atacar as causas, atacar as consequências é apenas gerar calor :x

Sou o primeiro a escolher uma marca portuguesa a uma estrangeira, infelizmente tenho que confessar que me dão muito poucas oportunidades :?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com vocês, eu estava com alguma fé que esse produto pudesse ser bom...

:?

 

deveria ter os constituintes no rótulo!

 

acho que como não é para a alimentação não é obrigatório...mas a concorrência coloca essa informação portanto não faz sentido.

 

já agora...

Se alguém dessa empresa estiver a ler este meu post façam o seguinte...

 

Comprem Hortrilon (numa qualquer grande superficie), 2 saquetas dá para fazer meio litro de fertilizante...e sinceramente é muito bom!!!

um pouco de sulfato de magnésio e potássio e fica perfeito...

Dá para encher muitas garrafas de Avipar, com bom fertilizante...

:x

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sulfato de magnésio, pode não ser necessário depende da água...

sulfato de potássio (é nesta forma MrPCB), arranja-se fácilmente nas farmácias ou nos fornecedores dos laboratórios...

 

há algumas receitas diferentes..qualquer uma funciona eu uso esta...

 

500 ml de água

2 saquetas de hortrilon 10 gramas

15 ml mgSO4

7 ml K2SO4

0.5-1 ml HCL

 

mgSO4 e K2SO4 (sulfato de magnésio e sulfato de potássio), são sólidos (sais), no entanto porque não tenho nenhuma balança rigorosa, uso volumes...

como o rigor aqui é algo irrelevante, não há problemas.

 

não é necessário comprar material puro ...se for 98% puro chega e sobra!

 

ter em atenção que este fertilizante tem bastante cobre (o hortrilon)...

portanto convém continuar com as mudas de água para que este nivel de cobre não atinja niveis tóxicos.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando a mim.. :evil:

 

Vou deixar de usar o produto da Avipar.. Mas e o Ferro Vital da Salifert? Passo a fertilizar a água só com este produto semanalmente (como diz no rótulo) ou preciso por mais alguma coisa? Este também não diz grande coisa em relação aos compostos ("Ferro vital é uma fórmula à base de ferro para todas as plantas aquáticas, assimilado pelas mesmas, permitindo um crescimento são e resplandescente das mesmas"), mas a senhora que mo vendeu na loja diz que é o que ela usa e tinha umas plantas verdissimas :shock:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não diz o que tem é tão bom como o da Avipar!!!

eu prefiro podutos "caseiros" pelo menos sei o que estou a meter...

 

assim sendo não faço ideia...

aliás esse amarelamento pode ser qualquer nutriente, não tem que ser obrigatóriamente carência de ferro...

Por vezes falta de nutriente provoca impossibilidade de assimilar outro...etc..etc...

 

Para mim um fertilizante tem de ser equilibrado (com todos os traces...) um semelhante ou igual ao que mencionei...

tem tudo só não tem nitratos e fosfatos.

 

O K2SO4 e MgSO4, não são necessários, só às vezes, eu coloco.

:shock:

Portanto é só saquetas de hortrilon e tá a andar...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais