Co2 Caseiro e possibilidade de o "Travar"


Recommended Posts

Boas,

Queria construir um Co2 Caseiro... mas não como vi o DIY do Luís Fortunato... um reactor químico. De qualquer maneira achei a ideia excelente... mas aqui em casa o pessoal vê com os olhos e um desses sistemas poderia vir a ter consequências desastrosas...

Contudo a ideia dos estranguladores de tubo agradou-me... embora eu saiba que o Co2 de fermento não se pode parar... mesmo assim... eu gostaria de saber se não é possivel parar a injecção de co2 no aquário durante a noite, mesmo que ele fique a libertar para a atmosféra... a minha ideia é a seguinte:

 

semttuloxe1.png

 

1 - Na Garrafa X coloca-se a mistura caseira, mesmo que sejam as recargas à venda nas lojas.

2 - A Mistura da Garrafa X transfere-se para a Garrafa Y, onde é lavada.

3 - Através do tubo 2, verde, e com a ajuda de um estrangulador no mesmo, o Co2 é injectado no aquário. Esse estrangulador permite o ajuste ou travagem da injecção.

4 - No tubo 1, vermelho, coloca-se um estrangulador.

5 - À medida que o estrangulador do tubo verde é fexado, o estrangulador do tubo vermelho é aberto, libertando assim todo o Co2 contido em pressão.

 

Dêm as vossas opiniões, comentem, digam se é possivel ou não, se é uma boa ou má ideia.

Fico Agradecida. :)

 

 

 

 

PS: Fontes de Pesquisa:

DIY de Luís Fortunato - Reactor Quimico. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40274

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O sistema que sugere é possível de ser usado sem problemas.

No entanto não se deve esquecer que tem de repetir o "liga/desliga" todos os dias, o que se pode tornar um incómodo.

O meu conselho é verificar o valor do pH, de manhã e à noite, com injecção permanente de CO2 (ajustar a mistura se necessário). Se a variação não for excessiva não vale o esforço de ligar e desligar manualmente.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é poupar o CO2? ou é não injectar de noite para não "sufocar" os peixes?

Se for a 2ª hipótese, eu uso uma bomba de ar ligada a um relógio para só bombear à noite e assim "anula" o CO2.

 

Corrijam-me se eu estiver enganado.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se usares um reactor caseiro químico (à base de vinagre e bicarbonato de sódio) podes interromper o fluxo de CO2 sem complicações.

 

Investiga este tópico: :roll:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...r+co2+qu%EDmico

 

Um abraço.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Só peca numa coisa tiago... o vinagre não é só ácido acético... sem contar que nunca sabes a verdadeira concentração de protões no vinagre... (ir lá só pelo pH do vinagre não adianta de nada)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago.

 

Funciona... lá isso funciona.

Mas devido à concentração, e não só... precisarias sempre de mais volume de vinagre do que HCl e água para neutralizar o mesmo bicarbonato.

 

Um exemplo com valores estapafúrdios:

 

Se para neutralizar 250 gramas de NaHCO3 necessitas de 500 ml de HCl (a 30%), com vinagre já precisarias de uns 700-800 ml, percebes?

 

Sem contar, que o preço do litro de HCl e vinagre devem... mas devem mesmo ser muito diferentes.

 

1 litro de HCl (30%) custa-te à volta de 75 cêntimos. Quanto custa 1 litro (teria que ser mais) de vinagre? Não creio que custe o mesmo...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora coloco algumas questões, já que estou a fazer um sistema desses (de CO2 de fermento):

 

- a garrafa de filtragem tem de ser de 1,5 litro como a da mistura?... Pensei usar uma garrafa daquelas pequenas de 0,33l para reduzir um pouco o tamanho do "kit"...

 

- o tubo que sai da garrafa da mistura para a de filtragem tem de ir até ao fundo da 2ª ou pode ficar a meio da água que estiver nesta?

 

- há alguma quantidade de água específica para a garrafa de filtragem?

 

- o CO2 deverá ser desligado durante a noite (a prudência assim o aconselha) - qual a melhor forma de o fazer com este sistema caseiro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 litro de HCl (30%) custa-te à volta de 75 cêntimos. Quanto custa 1 litro (teria que ser mais) de vinagre? Não creio que custe o mesmo...

 

Boas Luís! :wink:

No Continente encontras Vinagre a €0,43, para além de que é um produto que se encontra em qualquer lado, não se tem de aturar farmácias...

 

Imagino que noutras grandes superfícies encontres a preços ainda mais baixos.

Se calhar até compensa...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

No Continente encontras Vinagre a €0,43, para além de que é um produto que se encontra em qualquer lado, não se tem de aturar farmácias...

E achas que o HCl se compra onde? :) Na farmácia é que não é de certeza...

 

Quanto a ser "perigoso" usarmos o HCl face ao vinagre... não é...

Mesmo que diluamos o ácido para valores de acidez iguais aos do vinagre, qualquer escape de um deles produzirá o mesmo efeito.

 

Como digo no tópico do meu DIY, basta saber com o que se está a lidar, e não cometer erros crassos. Erros esses que estão lá explicados. Só erra quem quer :)

 

- a garrafa de filtragem tem de ser de 1,5 litro como a da mistura?... Pensei usar uma garrafa daquelas pequenas de 0,33l para reduzir um pouco o tamanho do "kit"...

Podes usar uma garrafa mais pequena, até convém. Toma é atenção. Usa uma de bebidas refrigeradas, para evitares fugas.

 

- o tubo que sai da garrafa da mistura para a de filtragem tem de ir até ao fundo da 2ª ou pode ficar a meio da água que estiver nesta?

Quanto mais fundo melhor... no caso de passar "caca", é mais fácil para ficar retida. Há quem coloque lã filtrante ou outra para impedir que isso passe para o aquário.

 

- há alguma quantidade de água específica para a garrafa de filtragem?

Não...

 

- o CO2 deverá ser desligado durante a noite (a prudência assim o aconselha) - qual a melhor forma de o fazer com este sistema caseiro?

Não há... é essa a grande desvantagem do método do fermentador.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas...

 

entretanto estive a investigar e parece que há pessoal que controla a emissão do CO2 durante a noite subindo o difusor mais para a superfície do aquário (sem o tirar da água claro!!!)... no entanto é um "pincel" que ninguém tem muita paciência para fazer ao longo de muito tempo, pelo que melhor melhor é instalar, observar os peixes e as plantas e ver se há equilíbrio. se não houver, é repensar um pouco o estratagema...

 

quanto às garrafas, realmente não tinha pensado nisso: as de refrigerante devem ser melhores que as de água a vedar o gás...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com recurso a uma válvula solenoide, ligada a um relógio, podes perfeitamente desviar a produção do co2 caseiro (fermentação) para a atmosfera. E como?

 

No tubo de saída da garrafa de fermentação colocas um T, de um dos lados, segue um tubo para o difusor no aquário, do outro segue um tubo para a electro-válvula, que afinas para abrir de noite.

 

Como o gás vai pelo caminho mais fácil, à noite sai pela válvula aberta, directo para a atmosfera!

 

Já tive este sistema a funcionar em minha casa, durante meses a fio sem problemas.

 

Também já experimentei a produção química. Inicialmente funcionou muito bem, mas rapidamente tive problemas de calafetagem. E o ácido também tem uma tendência danada para salpicar onde não deve…

 

Em suma, não há nada como uma botija de co2. Se estás com vontade de evoluir nos plantados é um investimento a considerar e que eu aconselho.

 

Abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas assim é um desperdício tremendo de co2. Ao se fazer a libertação, tentem pelo menos fazer isto para dentro de uma garrafa de 1.5l com uma pedra difusora la dentro para existir resistência na mesma.

 

Ao se criar uma ligação directa para a atmosfera, lá se vai toda a pressão criada na garrafa de fermentação e todos os dias a pressão tem de ser reposta antes de o sistema estar capaz de injectar co2 para o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoa é a primeira vez que escrevo, tenho estado a este assunto do CO2 mas... já há algum tempo que tenho CO2 caseiro( com fermento) nos ultimos dias tenho andado com uma ideia "comprar uma barril de cerveja (heineken) de 5 litros fazer a mistura com fermento e colocar uma torneira no barril ( COMO: primeiro bebo a cerveja, depois faço um furo no barril com um berbequim e por fim coloco uma torneira tipo para compressores) DUVIDA Será que mesmo sendo de metal o barril vai aguentar a pressão se eu fechar a torneira?

2 DUVIDA as minhas plantas tem alguma pontos amarelos e praticamente não se desenvolvem, pensei que seria do solo agora troquei e meti akadama á mais ou menos 2 meses mas nada qual será o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.