Como manter PH ?


pedro g

Recommended Posts

O problema que estou a deparar, e o seguinte: o meu aqua e da nossa Costa, em relaçao as reposiçoes de agua, tenho adicionado Kalk, mas ja tenho , o Ca 450 mg/l e pH 7,8 , como sabem na nossa costa, nao temos grandes consumidores de calcio, como os corais por exp.

Queria manter o Ph a 8,2, e ja o tenho neste ponto, mas nas ultimas, reposiçoes de água, adicionei bicarbonato de Sodio, claro que subi os niveis do Sodio, mas estabeleci o Ph.

A minha duvida, é esta, até que ponto, poderei subir os niveis de Ca(adicionando Kalkwasser), em mg/l, para tamponar o Ph 8,2.

 

E se ficar, tipo 500 mg/l Ca?, nao sera prejudicial para os especimes??

 

Obrigado pela ajuda.

Um abraço

 

Pedro g.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pedro

 

acho que tas a ver mal as coisas. O que te vai tamponiar o PH é a dureza(KH), não o calcio. Alias, um nivel tão grande de calcio, deve indicar um valor baixo de dureza.

 

O Kalk vai te adicionar uma quantidade equilibrada de dureza e calcio e provalvelmente manter o equilibrio que ja tens.

 

Neste topico tens varios artigos sobre este equilibrio e como recificar o mesmo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=46470

 

espero que ajude

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pelas leituras da água natural que apanho, a nossa àgua tem um ph de 8.

 

Eu adiciono kalk, e tenho um aquário estável, com ph entre os 7.9 e 8.1...desde que não varie muito, não há problema.

 

No inicio do aquário é normal o ph andar baixo, mas ele estabiliza. Cuidado com a adição de bicabornato de sódio, já que este tem que ser introduzido com cálcio, caso contrário, provocas um desiquilibrio bioquimico.

 

Se queres aumentar o KH, artificialmente, usa os produtos existentes nas lojas (como o triple-buffer, da tropic marin).

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Boas,

 

Sim, tenho o Ph estavel em 7,9, mas como a água (água de origem dos meus especimes) com que faço as TPAs tem um Ph 8,2, queria estabiliza-lo neste ponto.

E se meter aragonite no Sump, o KH sobe certo?

 

 

Obrigado pela ajuda.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aragonite tem efeito tampão, no entanto se keres aumentar o KH usa um aditivo. Eu pessoalmente praticamente não uso aditivos, o meu KH está perto dos 7, e não tenho problemas.

 

Para subires o ph podes arejar a sala onde está o aquário e adicionar um pouco mais de kalk, desde que não ultrapasse muito os 2% do volume do aquario, por dia.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa história do Kalk ainda me dá voltas à cabeça. Já tive muitos problemas devido a ter muita evaporação e repor toda a água evaporada com kalk. Não me parece que aquela fórmula que se vê em muitos lados de 1 colher de chá por cada 5 litros deva ser seguida às cegas. Actualmente uso menos meia colher para cada 5 litros e mesmo assim às vezes é demais.

 

Na minha zona, a água do mar tem uma dureza extremamente baixa e por isso os efeitos do kalk sobre o PH são muito amplificados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arquimedes (penso que te chames Alfredo),

 

relativamente ao kalk, se fizeres uma solução saturada de kalk e adicionares até 2% do volume do teu aquário de kalk, garanto-te que não terás problemas...se necessitares de mais àgua para completares o aquário juntas àgua de osmose.

 

Uma solução não saturada também resulta, mas ~tens que ir por tentativas até encontrares a quantidade de kalk que podes utilizar.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, aqui nem o Clark Kent se safava com o disfarce perfeito dos óculos :wink: , hehehe.

 

Então, no meu caso (60 litros de água) só poderia usar 1 litro e pouco de solução de kalk saturada, quando tenho uns 3 litros de evaporação diária, o que vai bater certo com pouco menos de meia colher de chá de kalk diário. Tinha chegado lá por tentativas. É que é mais complicado fazer com que 1 litro e pouco dure a noite toda do que 3 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Boas

 

No meu caso so tenho 0,5 litros dia, de agua evaporada, pois tenho a temperatura a 21ºC, e ainda a quero baixar até 15 ºC, devagar se vai ao lonje.

 

Meti 5 Kg Aragonite, no Sump, á dois dias.

 

Os testes, 1 dia:

 

Salinidade: 1,025/1,026

Temp. 21 ºC

KH- 10

Ca- 380 mg/l

Mg -

PH- 7,9

 

Hoje:

 

Salinidade: 1,025/1,026

Temp. 21 ºC

KH- 11

Ca- 430 mg/l

Mg- 1,060 mg/l

PH- 7,9

 

Em relação ao Magnésio, ja adicionei o produto para o subir, agora estou-me a passar, com a treta do PH esta sempre igual, até ja estive a ver se o teste não estaria marado, mas a água que utilizo para as TPAs, indica 8,2 PH, e a Kalk arrebenta a escala 12 +ou-, por isso esta bom.

Em relação a KH (Aragonite adicionada), se não estou em erro, ainda vai demorar uns tempos(+ou- 1 mes e picos) até começar a fazer efeito certo?

 

 

Obrigado

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

tem cuidado com a adição de kalk no teu aquário! Pelo que percebi é um aquário da nossa costa, e nesse caso não existe praticamente nenhum consumo de cálcio, pelo que podes incorrer num aumento anormal do KH (devido ao kalk) e que pode provocar a morte de organismos.

 

Com esse KH não devias ter um ph tão baixo! tens a certeza que o teste está bom? o do ph e do kh.

 

Bolas, aqui nem o Clark Kent se safava com o disfarce perfeito dos óculos  , hehehe.  

 

LOL...eu ando sempre atento! ehheheh

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem cuidado com a adição de kalk no teu aquário! Pelo que percebi é um aquário da nossa costa, e nesse caso não existe praticamente nenhum consumo de cálcio, pelo que podes incorrer num aumento anormal do KH (devido ao kalk) e que pode provocar a morte de organismos.

 

Boas

 

Bem, vamos la ver se não digo nenhuma asneira e se me consigo explicar.

 

O aquario do Pedro quase não tem consumo de calcio, nem grande consumo de KH. So tem consumo de KH de forma a neutralizar os acidos criados pelos proprios seres vivos. Se qualquer forma, não sabemos ao certo se os animais da nossa costa têm ou não grande consumo de calcio e dureza.

Num aquario de reef os corais utilizam tanto o calcio como a dureza para constituirem o seu esqueleto.

O Kalk é uma mistura equilibrada. Se houver um consumo equilibrado no aquario, logo, um equilibrio entre os dois elementos no aquario, o maximo que pode haver ao adicionar muito kalk é precipitação de carbonato de calcio. Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, bom dia

 

Exacto e isso mesmo, eu quando adiciono o Kalk, e só unicamente para não estar a fazer reposições com a água com ph baixo.

Porque de inicio era só repor água, sem lhe adicionar nada, e baixava-me o PH.

 

Tenho que arranjar uns corais da nossa costa , hehehe, era bom era :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais