Iluminação Duvidas existem!


Pedrokas88

Recommended Posts

Olá pessoal a minha lâmpada do aquario queimou,

..é uma daquelas de 54 cms ..o aquário tem 60 de cumprimento.

Eu fui comprar uma lâmpada fluorescente para o aquário mas informaram-me que essas lâmpadas é melhor serem compradas nas lojas da especialidade pois as que haviam nesta loja eram mais fortes..eram aquelas mesmo brancas e que ha quem diga que encegueiram os peixes...

Gostaria que me dissesem se é mesmo verdade e se tem de ser uma lâmpada como a que ja vem no aquário ou pode ser estas que se vendem em lojas de acessorios electricos e que sao mais fortes.

Um abraço ...

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi espero que esteja tudo ok

 

convem ires o mais rapidamente possivel comprar uma lampada especializada para esse fim ( aquarios ) numa loja propria pois vais acabar por matar peixes e plantas...

 

abraço

Por pior que estejas ha sempre alguem pior que tu

 

Joao Canaveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu fui comprar uma lâmpada fluorescente para o aquário mas informaram-me que essas lâmpadas é melhor serem compradas nas lojas da especialidade pois as que haviam nesta loja eram mais fortes..eram aquelas mesmo brancas e que ha quem diga que encegueiram os peixes...

:oops::roll::wink::wink:

 

convem ires o mais rapidamente possivel comprar uma lampada especializada para esse fim ( aquarios ) numa loja propria pois vais acabar por matar peixes e plantas...

"Pior a emenda que o soneto" :wink:

 

Gostaria que me dissesem se é mesmo verdade e se tem de ser uma lâmpada como a que ja vem no aquário ou pode ser estas que se vendem em lojas de acessorios electricos e que sao mais fortes.

A lâmpada é exactamente igual em tamanho? Aposto que é uma lâmpada T8 de 15 watts...

Não há problema nenhum em comprares uma lâmpada "normal". Aliás, comprares lâmpadas "próprias" para aquáriofilia, só vais estar a gastar dinheiro. As ditas "lâmpadas normais" são tão boas ou melhores que as lâmpadas comercializadas pelas marcas de aquariofilia.

Ainda no outro dia fui a uma loja bem conhecida de aquariofilia, e espanta-te (ou não), tinham lâmpadas da Philips e da Osram à venda.

 

Enfim...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

interessa mais o espectro da lâmpada, certos comprimentos de onda são melhor absorvidos que outros, e depende de planta para planta e até da altura do aquário (uma vez que num aquário muito alto muita luz é absorvida e a absorção depende do comprimento de onda).

 

Já li muita coisa diferente neste site e noutros, e muitas vezes contraditórias.

 

O espectro pode ser resumido na sua média, que é uma temperatura (porquê não vem ao caso). A temperatura da luz solar natural do meio dia é cerca de 5000K a 6000K. Muitas lâmpadas especiais para aquário têm temperaturas superiores, ou espectros com mais emissão em determinadas zonas. Também parece haver evidência que ter alguma luz por volta dos 4000K ajuda o crescimento. Menos que isso (por exemplo, as lâmpadas que dizem warm tone ou light ou semelhante) não ajuda as plantas.

 

As lâmpadas têm quase todas indicação da temperatura (se não tiver, não compres).

 

Ou seja, resumindo no meio da complicação toda, o Luís Fortunato tem razão, qualquer lâmpada da loja da esquina serve (desde que tenha uma temperatura superior a 4000K).

 

Neste momento tenho uma dessas especiais de corrida com 15W/9000K que custou uma fortuna (erro de principiante que acredita nos lojistas em vez de ir estudar primeiro), duas de 12W/6000K do AKI (umas muito fininhas com suporte e tudo incluído que fixei ao tecto do aquário porque não tinha espaço para uma calha dupla para 2x15W), e mais uma de 15W/6400K compacta fluorescente (daquelas de rosca normalíssima, de longa duração que substituem as normais incandescentes). E as plantas parecem estar a dar-se bem (têm quase 1W por litro), se continuar assim nunca mais compro lâmpadas caras xpto.

 

cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi peço desculpa pela minha resposta... so participei com a experiencia que ja tive, ha varias situaçoes diferentes para varios casos e este e um deles tinha um aquario á algum tempo que tinha uma iluminaçao propria que tive a triste ideia de trocar para outra dessas normais o que sei e que perdi alguma populaçao e plantas mas se voces confirmam que nao ha problema possivelmente escolhi a lampada normal errada....

 

espero que nao te tenha feito gastar dinheira mas a escolha e tua....

 

 

abraço

Por pior que estejas ha sempre alguem pior que tu

 

Joao Canaveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo pessoal..eu preferi jogar pelo seguro comprar uma lampada numa loja de aquariofilia...

Mas da proxima vez que esta lâmpada queime irei comprar uma normal e poupar um algum dinheiro...

Então resumindo ..caso eu compre uma das normais devo ter atenção principalmente à potência da lâmpada e também à temperatura que deverá vir indicada na lâmpada.

Estou certo?

 

Obrigados a todos por me esclarecerem a dùvida!!!

Um abraço!

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo ires a uma Loja.

Não sei o que queres da iluminação do aquário.

Pois é melhor saberes qual a função antes de escolher.

 

Para facilitar:

É para veres os peixes,

É para teres peixes e algumas plantas

É para teres boas plantas

... ... ... ...

É para teres uma iluminação melhor possivel

 

Nota: Os "... ... ... " são porque penso que para começar chega.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..caso eu compre uma das normais devo ter atenção principalmente à potência da lâmpada e também à temperatura que deverá vir indicada na lâmpada.  

Estou certo?

 

sim, estás certo.

 

O que o Homem Peixe disse também é para levar a sério (a parte do ser para peixe, peixe e planta ou plantado), mas pelo que me apercebo tu só queres subsituir por uma lâmpada com as mesmas caracteristicas do que a que se funde, por isso é so seguires essas duas condições.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.