CA's - Qual a quantidade de Sal a por?


PedroM

Recommended Posts

Saudações,

 

Já tenho ouvido falar de que o sal marinho na água dos aquas ajuda a desinfectar a água e a eliminar certos parazitas indesejáveis.

A minha questão é esta: para um aqua de Ciclideos Africanos qual é a quantidade desejável de sal a adicionar à água por cada litro?

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pedro!

apesar da maciça maioria dos Ciclideos suportar bem a salinidade, o grupo Mbuna e meio sencivel a ele, o sal e apontado como uma das causas do Malawi Bloat, os Ciclideos Africanos são muito resistentes a parasitas externos, para eliminar parasitas internos e so usar alho, o seu sumo sobre algumas artemias duas vezes por mes e o suficiente para livra-los de vermes e parasitas intestinais.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria acrescentar uma pequena observação à resposta do EZ. Os chamados "ciclídeos africanos" vivem em águas duras e alcalinas, inclusivamente com algum teor de Sódio e Cloretos, no entanto a quantidade destes iões é muito inferior quando comparado com iões de cálcio ou magnésio. Por outras palavras, Os sais de Calcio e Magnésio é que contribuem para a duresa e pH das águas dos lagos malawi e tanganika. Se tiveres água da torneira ligeiramente alcalina, ao fim de algum tempo, vais ter a água do aquário com parâmetros bons para os ciclídeos africanos, graças à evaporação da água e acumulação de sais de cálcio e magnésio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

O que dizes tem todo o sentido, varios sites e livro aconselham a colocar algum sal na água como prevenção a futuras doenças principalmente fungos.

Eu mesmo já tenho feito essa experiência, se não me engano a quantidade aconselhada é de 10-20g/100L de água. No entanto também é certo que uma das possíveis causas da doença "malawi bloat" é o escesso de sal na água, sal esse que as pessoas colocam para aumentar a dureza da água, o que não é verdade acontecer.

 

É tudo uma questão de quantidades, tudo o que é em excesso é perigoso.

 

Relativamente ao efeito preventivo e curativo, se queres a minha opinião, não sei até que certo ponto é verdade. Sei é que em algumas doenças de pele o sal em grandes concentrações é um bom remédio, são os chamados banhos de sal, não de sol :lol: por alguns minutos.

 

se queres que te diga, acho que o melhor é não colocar nada de quimicos, areia de coral, umas conchas da praia e mais nada.

 

Cps

João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

o sal que me refiro acima e NaCl, os sais de Calcio e Magnesio como o Caotropheus citou são essenciais para o tamponamento do aquario, existem bons sais como o da TropicMarin, eu particularmente so uso uma mistura de Bicarbonato de sodio e Cloreto de Calcio 2 para 1, uma colher de sopa da mistura para cada 200 litros, mesmo assim so quando os parametros caem.

acho que a melhor profilaxia existente e manter uma filtragem eficiente,temperatura controlada e alimentação racional, com isso teremos sempre nossos amiginhos saudaveis.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais