Dicas para um nano de 7 lt


Luis Tavares

Recommended Posts

um "pico- reef" queres tu dizer; não te vou dizer que é impossivel mas olha que é um projecto muito arrojado e requer alguma esperiência derivado a instabilidade que é manter um ambiènte salgado tão pequeno.

Mas para ter só sete litros qua é o tamanho do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata-se de um aquario com alguma idade que se encontrava desactivado. As medidas são aproximadamente as seguintes 245 [mm]x145 [mm]x 225 [mm] (largura x profundidade x altura).

 

Tenho resistência de 25[Watt] e filtro interno de esponja e carvão activo. A iluminção é algo a comprar.

 

Penso que se pode fazer algo engraçado. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas quando não se pode andar com um belo Mercedes temos de nos contentar com um excelente Fiat 127

 

Olá

 

Sabes, às vezes há carros e condutores que deviam retirar-se da via pública, tal é o incómodo que causam aos demais...

 

espreita este artigo:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27433

para saberes o que já aqui se discutiu acerca da viabilidade de certos projectos e da ética do aquariofilista quando decide empreende-los.

 

estes são para fase seguinte, quando já tiveres um aquário de tamanho adequado:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33109

http://www.thekrib.com/Marine/

 

 

cumprimentos,

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Sabes, às vezes há carros e condutores que deviam retirar-se da via pública, tal é o incómodo que causam aos demais..."

 

 

Concordo com a afirmação, em vez de ajudar ainda.....

 

Gostei de ver o teu nanoreff. Bom trabalho.

 

Cumps

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada é impossivel, mas imagina-te fechado numa casa em que tens em 7 muito (palavra corrigida) quadrados, o quarto, sala, cozinha e wc, como te sentias?  

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropocentrismo

onde se poderá ler entre outras coisas:

...denomina antropocentrismo às doutrinas ou perspectivas intelectuais que tomam como único paradigma de juízo as peculiaridades da espécie humana, mostrando sistematicamente que o único ambiente conhecido é o apto à existência humana, e ampliando indevidamente as condições de existência desta a todos os seres inteligentes possíveis.

Ou seja, se é indevido pensar em relação a outros seres inteligentes possiveis, imagine-se o que acontecerá se esses seres forem de especies diferentes. É errado pensar que todos os animais incluindo o homem, têm as mesmas necessidades.

Acreditem até que existem animais que têm necessidade de ter pouco espaço!!!

 

"Sabes, às vezes há carros e condutores que deviam retirar-se da via pública, tal é o incómodo que causam aos demais..."

O principal problema das nossas estradas é a falta de tolerancia e a culpabilização dos outros em vez de assumirmos a nossa própria culpa.

Enquanto a culpa for dos outros NÓS não vamos mudar.

 

Mais uma vez repito, no site:

 

http://www.nano-reef.com

 

especialmente no forum deles existem vários sistemas viaveis para pequenos tamanhos.

:shock: Todos dão trabalho de manutenção e têm uma margem de erro muito baixa devido à litragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felismente não sou adépto de polémicas e penso e tenho por habito acreditar nas coisa bem feitas, embora de pricipio possam parecer impossiveis, prefiro dar o beneficio da duvida a quem tem vontade, em ves de mandar bitaites.

Por essas e por outras prefiro deixar de comentar porque realmente ha com cada critica demolidora que não dá para acreditar... :lol:

Desculpa-me o desabafo luis, mas penso que o teu projecto merecia mais respeito por parte de todos os intervenientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquários desse tamanho dão sempre imensa polémica, por vezes com fundamentos e razão, outras completamente disparatadas!

 

Já vi aquários com a litragem do que pretendes montar, com óptimo aspecto, bem tratados e com os vivos bastante saudáveis.

Penso que como em qualquer aquário deve haver respeito com os sêres vivos, e como tal deve ser mantida uma boa qualidade de água, iluminação adequada e os invertebrados escolhidos devem ser adequados a aquários dessas dimensões. Claro que peixes está completamente fora de questão! Agora hoje em dia já há montagens com essa litragem melhores do que aquários maiores que não têm os requesitos mínimos para manter qualquer sêr!

 

Não sei se já tens conhecimento mas tem aqui alguns sites com ótpima informação e exemplos de aquários idênticos (lindíssimos!) ao que queres montar:

 

www.nano-tank.com

 

www.nano-reef.com

 

www.reefcentral.net

 

 

Aqui vai um óptimo exemplo do que é possível fazer com aquários de tão pequenas dimensões, cláro que é preciso ter em conta a crescente dificuldade que uma montagem destas tem devido à rapidez com que se dão oscilações nos parâmetros da água:

 

http://www.nanotank.com/forum/viewtopic.ph...der=asc&start=0

 

 

Cumprimentos,

Leonor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

 

O exemplo que a Leonor dá no fim do seu post é útil não só para ilustrar o que se pode fazer, mas como é que os outros o fazem:

 

thanks for compliments on my pico. I've actually put hardly any work into it, honestly. It's a frag of my two nano cubes, let me explain.

 

I've had a lot of little frags sitting in both tanks and then I also purchased some new frags from a new LFS I found.

 

The live rocks were also cured and so I just threw everything in after only running the tank for about 1 week, monitoring all trates, trites etc.

 

Isto é completamente diferente de haver uma pessoa que não tem nada e decide fazer um recife tendo apenas um aquário de 20cm disponível. O tal moço do exemplo tem onde pôr os peixes e os corais quando eles crescem e/ou há problemas e precisam de mais espaço.

 

Sabendo isto e também que estes aquariofilistas "minimalistas" não têm a expectativa de manter peixes, apenas corais e crustáceos, acho que vai ser preciso bastante jeito para a bricolage:

1) para a movimentação da água eu possivelmente optaria por usar um filtro externo em vez de usar powerheads dentro do aquário. Assim sempre era menos um aparelho submerso a aquecer a água e a roubar espaço. O retorno de água do filtro poderia ser dividido para gerar correnteza nos dois extremos do aquário. Para captar água à superfície poderias usar um surface skimmer como o que a Fluval tem, que ocupará uma área de +/- 9cm2.

 

2) a iluminação também poderá ser feita em casa. Em vez de tapar a superfície do aquário, pode ser montada uma estrutura para subir as lâmpadas uns centímetros. Na montagem dessa caixa será util deixar espaço para ventoínhas na lateral, no futuro pode ser necessário.

 

3) quanto à filtragem e manutenção da água, já se sabe que não se pode contar com uma grande massa de areia e pedras, por isso a dureza e alcalinidade da água terá que ser mantida por outros meios. usar o tal filtro externo para um volume extra de areia de coral e rocha viva poderá ser uma solução. Com recurso aos projectos DIY de filtros externos, eu consideraria usar uma bomba para injectar ar para dentro do filtro. O filtro deverá ter uma torneira extra para permitir fazer mudas de água sem mexer no aquário. Se for possível usar daqueles aquecedores que ficam na tubagem que desce para o filtro, melhor, é menos um aparelho a roubar espaço.

 

E por agora é o que me ocorre.

 

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

ja agora como e que se podem fazer reefs dest dimençao?e quais as especies mais adaptadas?? banana rock

"O bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas,talvez provocar um tufão do outro lado do mundo"

POR:Edward Lorenz

signature1bw5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora como e que se podem fazer reefs dest dimençao?e quais as especies mais adaptadas?? :-D

 

Eu acho que a espécie melhor adaptada a um reef desta dimensão é mesmo a rocha viva e mesmo assim coitada pois duvido muito que exista circulação que lhe valha ... Eu num garrafão deste tipo meteria uns pés de xénias, zoanthus ou palythoas e pouco mais.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.