Filtro Eheim 2224 caudal regulável? apenas a fazer 180L/H


Recommended Posts

Boas!

 

 

Um amigo meu comprou um Eheim 2224 usado com cerca de 7 meses de uso.

Ele achou que aquilo não tava a fazer os 700L/h anúciados então decidiu fazer um teste para ver se realmente aquilo tava com um fluxo anormal, visto que aquilo não tem nada para medir os L/H como os profissionais II.

 

Ele fez o teste e deu 180L/H, agora ele ficou na dúvida se há alguma coisa para regular os L/H, porque não faz nenhum ruído extra e parece estar a trabalhar normalmente, ele já viu no manual de instruções e não encontrou nada sobre a regulação do caudal.

 

o filtro está completamente cheio e está ao mesmo nível que a base do aqua, sei que quanto mais cheio menos caudal fica mas 180L/H é muito abaixo do normal.

 

Alguém pode ajuda-lo? alguma sugestão do que será?

 

Existe realmente regulação neste modelo?

 

Agradeço desde já a quem puder ajudar-lo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

"o filtro está completamente cheio e está ao mesmo nível que a base do aqua... "

 

Mais um ensaio para se entreterem, coloquem o filtro abaixo do nível do aqua.

Por ex. se o aqua estiver numa mesa, coloquem o filtro no chão !

 

Depois avisa se o problema está resolvido (ou não) !??! :?

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu amigo deve ter em conta também para além daquilo o amigo André Allen disse . Se o retorno está submerso ou em cascata e se a tubagem se encontra direita ou enrolada.

Eu penso que a especificação do caudal tem em conta a perda de carga dos acessorios e da tubagem. contudo se esta se encontrar enrolada a perda de carga se mais acentuada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

 

depois de muitas experiências, muita água no chão :lol: e muito trabalho chegamos á conclusão que o filtro está trabalhar normalmente.

 

Fiz testes ao meu Eheim 2028 profissionel II em que o caudal anúciado é de 1050L/h mas na realidade só faz 450L/H, embora aquela "bolinha" aponte po caudal máximo.

 

Obrigado a vocês os 2 pela colaboração :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

depois de muitas experiências, muita água no chão  e muito trabalho chegamos á conclusão que o filtro está trabalhar normalmente.  

 

Fiz testes ao meu Eheim 2028 profissionel II em que o caudal anúciado é de 1050L/h mas na realidade só faz 450L/H, embora aquela "bolinha" aponte po caudal máximo.

 

não, não está a trabalhar normalmente! achas trabalhar normalmente é um filtro que anuncia 1050l/h tar a fazer 450l/h então pra um aqua de 250l tinhas que ter dois filtros de 1050l/h

 

qual foi o teste que fizeste?

fizeste o teste com as massas filtrantes limpas?

as massas filtrantes não tão apertadas de mais

 

eu tenho um ehein classic 2211 300l/h e o teste que fiz com as massas filtrantes limpas deu 225l/h um pouco abaixo do anunciado mas não muito

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que a especificação do caudal tem em conta a perda de carga dos acessorios e da tubagem. contudo se esta se encontrar enrolada a perda de carga se mais acentuada.

 

Estás a pensar num Sr chamado Navier e noutro Stokes? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser sincero já acabei a escola a algum tempo e a minha mecanica de fluidos já se verreu (lembro-me vagamente do velho bernulli, e se presisar de fazer contas tenho de ir ao sotão abrir caixotes).

Contudo tenho a impressão que se o caudal anunciado for baseado somente na capacidade das bombas sem ter em contas as tubagems (no meu caso 2 x 1.5 m), as secções em U (geralmente 2), as valvulas e os elementos filtrantes. poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do a_feijão).

 

Quem pretende optimizar os caudais dos vossos filtros recomendo o seguinte.

 

1 - Os tubos dos filtro são muito rugosos (reparem que ao fim 1 semana de uso eles ficam rapidamente sujos) logo limitem o seu comprimento ao necessario e mantenham-no direito e não enrolado de forma a minimizar perdas de carga e alterações de regime de escoamento.

 

2 - mantenham o filtro o mais abaixo possivel do aquario. lembrem-se que a passagem de agua do aquario para o filtro é feita pelo "principio dos vasos comunicantes" logos quanto mair for a diferença entre as cotas de altura do filtro e do aquario menor esforço fará a bomba.

 

Quem tiver estes principios mais fresquinhos que sugira mais melhorias (vá-lá pessoal que está na escola cheguem-se à frente)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

Gago escreveu

Contudo tenho a impressão que se o caudal anunciado for baseado somente na capacidade das bombas sem ter em contas as tubagems

1º não tens a certeza se é ou não bazeado na capacidade das bombas mas dizes

Gago escreveu

tubagems (no meu caso 2 x 1.5 m), as secções em U (geralmente 2), as valvulas e os elementos filtrantes.

2º se por acaso os l/h anunciados já teem em conta os assesorios, com as contas que fazes na citação antarior já tás a aumentar as perda pro dobro ou mais

Gago escreveu

poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do a_feijão).

 

 

eu tenho um ehein classic 2211 300l/h e o teste que fiz com as massas filtrantes limpas deu 225l/h um pouco abaixo do anunciado mas não muito

este teste foi feito com o filtro ao nivel do aqua, com as mangeiras enroladas. o teste abaixo (o de hoje) foi feito no chão com as mangueiras direitas

duvidas que foi este o resultado?

já agora digo aqui os assesorios que o filtro tem as duas mangueiras com o comprimento original, uma curva 90º uma curva em U uma chuveiro em flauta e o chupador

 

hoje voltei a fazer o teste o filtro tá montado a quase um mês e o resultado foi 180l/h já um pouco mais fraco. pois é, mas já passou um mês, tá na altura de fazer uma limpesa ao filtro, dai que ele volta a fazer os 225l/h é claro que o anunciado é sempre um pouco mais alto do que os l/h reais

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde escrevi

 

poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do a_feijão).

 

Queria dizer

 

poderá haver discrepansias significativas no caudal real (não aquelas do diego).

 

A_feijão disse:

 

eu tenho um ehein classic 2211 300l/h e o teste que fiz com as massas filtrantes limpas deu 225l/h um pouco abaixo do anunciado mas não muito.

 

Não duvido e acho esta perda de carga prefeitamente plausivel

 

 

A diego disse:

 

Fiz testes ao meu Eheim 2028 profissionel II em que o caudal anúciado é de 1050L/h mas na realidade só faz 450L/H, embora aquela "bolinha" aponte po caudal máximo.

 

Embora não conheça muito bem as bombas de aquarios acho que esta situação estranha.

 

P. S. a_feija peço desculpa o lapso de ter trocado a tua citação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.