240l Plantado Vs Discus - 2008.01.04


FAAO

Novo Aquário 130x50x60  

147 votos

  1. 1. Tipo de Layout

    • Landscape
      18
    • Holandês
      19
    • Nature
      59
    • Biótipo
      45
    • Apenas peixes e vidro
      1
    • Indiferente
      5
  2. 2. Fórum - Partilha

    • Novo tópico
      100
    • Mesmo tópico do 240L
      39
    • BLOG
      14
    • Não partilhar... não tem interesse!
      6
  3. 3. Plantas

    • Echinodorus
      58
    • Musgos
      75
    • Anubias
      51
    • Fetos
      46
    • Vallisnerias
      43
    • Cryptocorynes
      36
    • Rotalas
      46
    • Ludwigias
      38
    • Hygrophilas
      30
    • Outras
      63


Recommended Posts

Boas

Filipe, os discus não precisam de grandes filtragens, nem eles gostam de correntes fortes, o filtro que o Pedro fez é optimo e pelo que sei o aqua, apesar de ainda não ter 20dias os discus estão optimos e foram para lá mal o filtro ficou a trabalhar...portanto está aprovado. Não quero dizer com isso que devas fazer um filtro igual, mas sim que mais importante do que o filtro são as TPA's que no minimo devem ser de 2 em 2 dias 20% (minimo aconselhado por mim).

Correndo o risco que me chamarem nomes vou por o sistema de filtragem que uso no aqua de 100X50x50, onde faço, criação deles:

2 filtros de esponja "Hagen" de uma só esponja,(1 de cada lado do aqua), são faceis de esconder e fazeis de limpar, complemento com um 2211, quando têm filho faço 1 a 2 TPA de 20% dia, quando não têm filhos faço um TAP de 2 em 2 dias...ou mais.

Antes do Pedro ter ido boscar os pequenos estavam lá um casal adulto com 50 juvenis entre os 3 e 4cm...sem stress.

Agora não estou a dizer que isto é suficiente para se manter discus num aqua, estou a dizer que é como eu os mantenho, mas para se ter discus nestas condições convem se ter algum conhecimento sobre o comportamento/necessidades deles...quem conhece os discus sabe que eles comunicam o seu estado de saude de forma bem visivel, mas até começar a conhecer um pouco deste peixe, perdi uns quantos e em aqua com filtragem brutas...a resposta não está na filtragem mas sim nas trocas de agua e na qualidade da agua que se usa...aconselho osmose inversa a toda a gente que queira manter discus saudaveis...

Já me perdi... :wink: , mas afinal estavamos a falar do quê?? :?

Filipe se achares que precisas de ajuda neste campo avisa...e vai chatiar o João Machado,(desculpa João, mas tem de ser), pois ele na minha opinião é quem trata/sabe, melhor de discus aqui...sem mariquices, mas sem lhes faltar nada...e os resultados falam por ele... 8)

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 590
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oi FAAO, Fico expectante quando vejo alguém amante de aquários plantados e que os faz de forma magnífica se vira para o lado dos discus. Porque para mim é o Santo Graal da aquariofilia juntar um magnifico plantado com um lindo cardume de discus grandes e saudáveis. Não é impossível mas quanto a mim é muito difícil e trabalhoso. Quando se gosta mesmo de discus tenta-se criar o melhor ambiente possível para eles de forma a poderem crescer grandes, saudáveis e bonitos e é aqui que muitas vezes se entra em rota de colisão com um plantado. É certo que os discus podem viver e sentem-se bem em água a 28º mas num espaço confinado como um aquário de discus com água a 30º ou mais vai te evitar muitos problemas no futuro com doenças de nível externo (pele, barbatanas, guelras) e acredita que as marotas acabam sempre por aparecer e quando aparecem lá tem que se medicar e certos medicamentos para as doenças dos discus só fazem efeito a temperaturas superiores a 30º. Outra questão é que todos os discus têm parasitas intestinais que o discu consegue controlar de forma a manter-se saudável mas por uma razão ou outra por vezes entra em desequilíbrio levando o discu a adoecer e o problema do discu quando adoece é que deixa de comer até definhar tendo que se medicar com metrodinazol na comida (a sua comida preferida). Portanto a comida é muito importante quando se trata de discus, tem que ser variada e equilibrada e por vezes medicada e não se pode pensar que se vai pôr uns poucos granulados e que ele vai comer tudo antes de chegar ao tapete verde para não sujar tudo. O discu em si é um peixe muito especial e que tem também cuidados especiais, não tem nada haver com tetras e barbos e outros peixes comunitários. Se quiseres manter os peixes a longo prazo de forma séria e sustentável tens que ter isto em consideração. Outra questão é que devido à sua alimentação específica, gera grandes quantidades de poluentes na água que se vão traduzir forçosamente em grandes quantidades de nitritos e nitratos (muito tóxico para os discus), isto num aquário maturado, logo grandes mudanças de água são obrigatórias com boa limpeza do fundo e dos filtros o que não é muito lógico num aquário densamente plantado que devia ser quase auto sustentável. Se quiseres mesmo fazer um plantado como aqueles que nos tens presenteado tens que abdicar de muitas espécies de plantas que costumas usar, escolher muito bem a fauna que vais juntar aos discus e ter em mente que cuidar dos discus por si só já é uma arte tão exigente como criar e manter um belo plantado. Se conseguires juntar tudo isto num grande caldeirão que é o aquário então dar-te-ei os meus mais sinceros parabéns. Lembra-te que não é por acaso que são raríssimos os aquários plantados com discus ao estilo de Takashi Amano ou Oliver Knott. Boa sorte, que a força esteja contigo.

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Na sexta à noite estava a meio d'um discurso neste tópico quando o Fausto Vicente chegou lá a casa e me despejou 2 cafés e um sem numero de Whiskies para o bucho de tal forma que não pude concluir.

Assim:

Na minha opinião se vais por 5/6 discus e outros peixes os 240 lt são um bocadinho curtos.

Provavelmente vais querer uns otos, cardinais, corys, etc.

Os discus, bem tratados atingem um porte respeitável e, se calhar, umas 100/150gr cada um.

Nesta conformidade ou lhe mudas MUITA àgua ou terás de ter um optimo esquema de filtragem.

Falas em dada altura em discus "castanhos".

Opta por exemplares não selvagens.

Os selvagens são mais exigentes com a àgua e na presença de sombras dificilmente os vês.

Ao contrário do que se diz em exemplares de "aviário" Kh, Gh e ph não são muito importantes.

Uma àgua moderadamente dura e com ph até 7,5 serve.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ercebo nada de Discus, mas sei que são extremamente frágeis. Sendo assim, num aqua densamente plantado, como o FAAO pretende, não será necessário fertilizantes etc etc? sendo assim, pelo pouco que li sobre discus, não será uma melhor escolha Discus mais resistentes? Tal como o João Machado refere, os de "Aviário".

 

fiquem bem, e força nesse projecto!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se considerarem os áquas do Aquaben um "aviário" pode-se dizer que vêm dali uns pintos à maneira.

Os Discus são os castanhos e serão comprados ao Amigo "Ben". Como são de criação dele, acho que à partida não terão os mesmos requisitos que uns discus selvagens... e dos que se vêem aí á venda!

Assim, estão já habituados à nossa água como à alimentação usual.

 

Excluo à partida o problema de pH, gH e kH... tal como problemas em alimentá-los (eles frequentam a pré-primária em casa do Pedro... ai deles que não venham ensinados...)

 

São estes discus a que me refiro --> Amazonia 400L

Eu ao contrário do Pedro (SPACE) gosto mais de ver as coisas coloridas (verde, muito verde...) contudo não quero dizer que vá montar um plantado Holandês, mas sim um NATURE... e mais virado para os discus que para o conceito que tenho usado habitualmente.

Quanto a mudas de água, não será um problema. Isto porque num plantado engane-se aquele que pensa que uma simples TPA por mês é suficiente... Desde a TPAS de 20% todos os dias, 3 x por semana... e por aí fora! Tudo depende das condicionantes de um plantado :wink:

 

Se o João Machado considera que 5 a 6 Discus podem ficar um pouco apertados... um pouco!!! Então vou avançar com o projecto e espaço não faltará aos "moços".

 

Novidades para ínicio de Outubro!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe,

 

Atenção aos troncos que usas. Os Discus têm muito a mania de fazer correrias desenfriadas quando estão em "guerrilhas" territoriais e algum pode-se aleijar.

 

"Forra-os" bem!

 

Para a comida a mais dos Discus sempre podes usar uns Melanoides Tuberculata! Já os usei e deu bons resultados só que são praga e terás de os controlar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Regal disse e muito bem...caracois resolvem o problema, mas como não gosto de roscas uso as ampolarias, é só vantagens...comem algas, comem restos de comida( se tiverem restos de comida manda a gente comer as algas), são faceis de controlar os excessos de população e a porcaria delas é pesada e aduba o solo...só não me poso de esquecer de as tirar quando quero aproveitar as desovas dos discus...adoram gemada a maganas...

Se vais para frente com a coisa, acho bom que comeces dia 7 como dissestes, pois sempre ficas com 15 dias para ver se o aqua estabiliza minimamente para receber os discus, não faças como o Pedro, não metas acidos para baixar o pH...CO2 consegues isso num instante sem corres o risco de te acontecer o mesmo que aconteceu ao Pedro, e se me disseres o Ph que achas que consegues atingir em 15 dias naturalmente eu posso ajustar os discus a ele...

Se o Pedro consegue tu tambem consegues :evil:

...eu não crio discus maricas... :)

Um abraço, e força com isso

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Palavra censurada)??? epá até parece que escrevi um palavrão...

Será que posso escrever flor de estufa... :)

Foi sem querer ofender...

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários e pela ajuda prestada.

 

Aquaben, o meu pH é de 6.5 e ficará a 6.5 no fim da montagem :)

O kH e Gh da última vez que medi era de 6/7... Está bom?!

Pretendo manter 90% da água existente no áqua aquando da modificação do layout :evil: 2 x Super Jerican de 120L chegam para manter toda a água do áqua. Aproveito os 10% que faltarão para uma TPA.

 

Apenas vou aproveitar o fim de semana de 5 a 8 de Outubro para fazer as coisas com muita calma... :evil:

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os parametros estão optimos, (para o crescimento), já pensaste no sistema de filtragem? eu apostava nos filtros de esponja que já te mencionei e um filtro exterior de pouco caudal...

mas podes dizer que filtro vais usar? muito possivelmente podes dispençar os de esponja, já vi que fazes bastantes TPA's...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que possuo no momento é um Eheim 2213 de 440L/h com filtragem mecânica.

Estava a pensar comprar um com maior volume de massas filtrantes e com caudal regulável... isto é, se o que tenho não for suficiente.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se fizeres TPA's dia sim dia não, esse é mais que suficiente...não podes é por comida a mais e aconselho-te a pores uma ampolarias, as unicas plantas que elas de vez em quando tocam é a riccia...mas não me parece que estejas com ideias de usar riccia nesse aqua, pois os discus não iam deixa-la ficar muito tempo presa a nada...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se fizeres TPA's dia sim dia não, esse é mais que suficiente...não podes é por comida a mais e aconselho-te a pores uma ampolarias, as unicas plantas que elas de vez em quando tocam é a riccia...mas não me parece que estejas com ideias de usar riccia nesse aqua, pois os discus não iam deixa-la ficar muito tempo presa a nada...

Um abraço, até breve

 

Ó Aqua, se o João Machado ler isto vai-te encarcerar com o chinês na dispensa!

 

Eu diria que, independentemente do sistema de filtragem terás de fazer muitas TPAs (talvez dia sim dia não), pois os Discus requerem constantes renovações de água para crescerem bem.

 

Outra coisa que me lembrei que aprendi com o "mentor": Esquece os bichinhos de água doce como alimento para os Discus. Dá-lhes artémia, granulado e coração de boi. Esquece o resto!

 

Não te esqueças da farmácia: Flagyl e Formol são essenciais e muito úteis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal

Tens de dizer que o Flagyl e o Formol, não afectam as plantinhas...senão ele não usa... :lol:

Pois eu não quero contrariar o João :?: ...longe disso, mas o FAAO não vai querer fazer criação, vai só montar um aqua para manter discus, portanto acho que dia sim dia não chega, os meus levam com uma por semana e já gozam...(mas a criar faço TAP's 1 a 2 vezes por dia)e o filtro é de 700lt/h e o aqua de 450lt reais...temperatura 26-27ºC luz 80w, e o verde são umas 10 variedades diferentes de echinodorus...( nenhuma destas existe no habitat natural deles, mas ficam perto, assim tipo daqui à Alemanha. :oops: ..)

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem devo dizer que é um bom projecto! muito parecido ao meu, mudando só no tamanho do aquário. Queria no entanto deixar aqui uma pergunta, as hqi que se usam nas calhas tem que especificação em relação a kelvins? é que já procurei em vários sitios e não encontro hqi com luz "branca"

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à equipa de limpeza devo manter as Neritinas natalensis, otocinclus, Caridinas japónicas XXL e talvez umas corydoras (ainda estou indeciso por quais optar).

TPA's não é um problema, podem ser feitas todos os dias durante o ciclo do plantado ou 2 em 2 dias. Mas vai depender dos residuos dos peixes e aparecimento de algas. Como não pretendo criação, isto para já... quem sabe um dia! Quando perder a cabeça e arranjar um espaço extra, o concretizar de um sonho 300x60x60 (já faltou mais!!!)

 

Quanto à "farmacia" já me tinham avisado para tal, flagyl e formol é de se ter sempre à mão. Só espero que não danifique as plantinhas :2gunfire:

Qualquer das formas, várias vezes tive de usar medicação para algumas doenças dos peixes (recém chegados) em plantados e não vi qualquer problema.

 

Referente às HQI's, as que vou usar são de 10.000k. Mas nas lojas usuais (entenda-se como casas de iluminação) podem-se encontrar lâmpadas de 4.000k a 5.400k. As de 10.000k podem ser adquiridas via aquaristic.net, mas com um preço mais alto!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passando da teoria à prática... eis que ontem perdi a cabeça e lá se foi uma directa! Comecei a desmontar o áqua às 21h e foi até às 7:30...

 

Com uns cafés para acordar e muita coca-cola para dar pica eis que saiu isto :)

 

20061005b.jpg

 

O layout está pronto, agora venham eles...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps. Fotos da montagem para breve.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei deste novo layout muito Nature

 

O que não gostei foi a pedra escura do lado direito acho que quebra um bocadinho o layout mas é a minha opinião...a não ser que o efeito que lhe queiras dar e deixar a eleocharis crecer e faxe-la constratar com o escuro da pedra é isso amigo?

 

De resto gostei muito do layout muito bem elaborado apesar de teres feito uma directa nem o sono quebrou a tua enorme criatividade!

 

Que tipo de discus estás a pensar ai colocar?

 

abraços e boa sorte po progecto acho que estamos todos ansiosos para ver mais um dos teus aquarios a desenvolver-se!

 

 

Ps* desculpa xatear-te no msn com perguntas por vezes parvas e obrigado pelos esclarecimentos

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VINDO

Bem só falta mesmo os ditos cujos…eles vão adorar, e esses cardinas, vão começar a andar em cardume compacto, como andam aqui os simulans e os nannostomus…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...a não ser que o efeito que lhe queiras dar e deixar a eleocharis crecer e faxe-la constratar com o escuro da pedra é isso amigo?

Ora nem mais help

 

De resto gostei muito do layout muito bem elaborado apesar de teres feito uma directa nem o sono quebrou a tua enorme criatividade!

Não quebrou a creatividade, mas deu cabo das costas e pernas... uma "empreitada" destas deixa qualquer um de rastos!

 

Que tipo de discus estás a pensar ai colocar?

São discus castanhos, iguais ao que o Pedro está a usar no layout amazónico e criação são do Aquaben.

 

Quando for grande quero ser como tu help

Como assim? És assim tão baixo? Eu apenas tenho 183cm de altura :D

 

Bem só falta mesmo os ditos cujos…eles vão adorar, e esses cardinas, vão começar a andar em cardume compacto

Os cardinais já devem suspeitar, já estão a entrar em formação! :lol:

Venham daí esses "meninos" para ocupar a casa nova help

 

Hoje quando fui levar os SAEs a uma loja, encontrei estas preciosidades.

 

Shrimp_b.jpg

 

Alguém identifica esta especie?

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mais uma vez um layout bem pensado como já é caracteristica do FAAO ,primeiro tenho a dizer que gosto bastante e agora só para saber se interpretei bem ou mal o que vi e a razao pela qual digo bem pensado,a colocação dos troncos da esquerda e a sua inclinação será para disponibilizar a tal sombra que os discos tanto gostam e assim evitar que eles se refugiem nos cantos do aqua e obtenham essa sombra mais para o meio do aqua?

Posso estar enganado e ate não ser essa a tua ideia por isso deixo aqui a minha pergunta.

Mais uma vez parabens e com a sertesa que vais atingir os objectivos pretendidos :D

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o FAAO... eu aqui a precisar de uns saes e tu a levar os gajos para lojas :lol:

 

temos de falar help

 

Boas,

 

Não sabias dizer :D levei 6! Agora não tenho mais nada...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais