Utilização de água natural


Visitante

Recommended Posts

Boas,

Por vários tópicos tenho encontrado referências à utilização de água natural para fazer trocas parciais. As minhas questões são:

-qualidade da mesma. Como se garante? Que cuidados têm com água recolhida directamente do mar? Não apanha por tabela com a poluição existente?

-onde se recolhe? À beira da água na praia? Fazendo mergulho em Sesimbra e levando garrafões vazios? cheers

 

Quem defende esta teoria?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A água do mar sem dúvida que é a melhor que podes arranjar para o aqua. Basta recolher a agua e dependendo do tempo que a vais armazenar a necessidade de a oxigenar. Se a utilizares no mesmo dia não é necessário caso contrário colocar uma bomba de circulação dentro do reservatório para toda a fauna existente não morrer e não criar matéria orgânica morta.

Escusado será dizer que se a coletares num local poluido irás trazer a mesma para o aqua de forma a que terás que escolher bem o local de recolha. Ela pode ser colectada à beira mar mas atenção que nesta altura do ano as praias estão mais poluidas devido ao uso que as mesmas têm. Eu normalmente recolho na praia mas quando tenho opção de a ir recolher em alto mar não perco a hipotese e de facto é ver os bichos a abrirem como nunca o fazem.

Alguns bons locais de recolha na 'zona' de Lisboa:

Guincho, Sesimbra

 

Está claro que sou um grande defensor desta prática mas para isso é necessário vivier junto da costa.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Defendo bastante a água natural, quer por factos e relatos cientificos quer por experiencia desde que montei o aquario.

 

Quanto á recolha, tenta faze-la na maré alta, já que trás água "nova" e dilui possiveis focos de poluição. Tenta recolhe-la mais ou menos na zona da cintura já que antes dessa zona existe muitos impurezas e areia da rebentação. No Inverno podes recolher a qualquer hora, mas de Verão apenas de aconcelho á noite pois durante o dia já se sabe. Podes recolher sem problemas em toda a zona da Costa da Caparica, Sesimbra, e Praias de Sintra. Não aconcelho as praias da linha de Cascais, apesar de já ter usado água da praia de Carcavelos durante algumas semanas.

Os peixes e corais não se resentiram, antes pelo contrario, mas tem um cheiro desagradavel ao longo do tempo no aquario....

 

Quanto ao armazenamento é o que o Sergio disse, mas se não areares podes deixa-la durante 1 mês em ambiente escuro e fechada que depois podes usa-la... mas se puderes usa-a no prazo de 6/8 horas ápós a recolha de modo a aproveitares o plankton presente na água...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Eu penso que água natural conforme tem vantagens também tem desvantagens.

Vantagens: Tem a composição ideal, tem vida se utilizada depois de pouco tempo de colectada e é mais barata (para quem vive perto do mar).

 

Desvantagens: Tem vida ( que como a há benéfica também a pode haver Ruim e num sistema fechado como o é o aquário pode ter complicações sérias), pode estar poluída e pensando bem também não fica assim tão mais barata. Num aqua com 300 litros de água se mudarmos 10% ao mês (o que se tiver o aquario bem montado e estruturado não precisa mais) é 1 kg de sal que fica + ou - 5 € (nos Países perto de Portugal 2 ou 3 €) e que a grande maioria dos aquários (muitos deles lindíssimos) é só o que usa.

Bem... isto é o que eu penso mas não o que faço pois com o raio dos preços Portugueses e não podendo mandar vir de fora por causa do peso também estou convencido em usar a natural hehehe.

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer de adicionar à conta também:

-filtro de osmose inversa (OK, é um investimento inicial, mas avultado...)

-água consumida (para arranjar 30l de água boa, gasta-se perto de 100l de água da torneira)

 

Assim as contas são um pouco mais caras...

 

Reconheço que também tenho as minhas reservas quanto à água natural, mas a nível de poupança não há rival. Ontem fiz a minha primeira experiência e às 20h, depois de uns mergulhos e uns pirulitos a avaliar a qualidade da água da praia da Rainha, na Costa da Caparica, enchi um bidão de 15l, usando a água já depois da linha de formação de ondas (estava pelo peito mais ou menos), e fiz uma troca parcial no meu aquário (que diga-se de passagem está a precisar de mais umas para descer os nitratos... está tudo no tópico das algas cabelo).

A título de curiosidade, a gravidade específica estava a 1027, a água estava cristalina e sem maus cheiros, a troca foi bem sucedida e até agora sem queixas (vamos a ver...)

 

Se correr bem para a semana faço outra. Agora quero é ver quem é que tem RAD para fazer estas recolhas de água em pleno Janeiro, com chuva e frio, a entrar na água até ao peito e a encher os bidões!!! :lol::microwave::onfire:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

PBrandão... quando quiseres é só combinarmos !!! Já tenho RAD contra isso á 4 anos.... :wink:8)8)

 

A água da Costa é boa (sempre usei)... toma só as precauções que eu e o pessoal mencionámos... e também é verdade que é um pouco mais salgada que o normal... já apanhei a 1030. Assim é melhor que ainda rende mais. Mistura com OI. Vais ver que não te vais arrepender de usar água natural !!!

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser RAD tamanho melancia!! Vais de fato de mergulho não? Realmente não convem ir nessas alturas sozinho... tenho de tratar do filtro de OI que ainda é uma pedra no sapato...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas tardes , caros amigos

 

-Em relaçao a esta questao para mim que so tenho usado agua do mar para fazer trocas de agua e para quando montei o meu aquario que foram nada + de 200l de agua , visto o meu aquario estar montado desde fevereiro de 03 e ate agora nao ter perdido qualquer peixe nem anemona nem os meus actinodiscos tem reclamado , para mim nao existe melhor mas como dizem os meus amigos cuidado com o sitio onde a recolhem.

 

- Ao que eu li aqui num jornal da linha de cascais , estas aguas da linha neste momento estao melhor em qualidade de agua que as da costa da caparica , excepto uma praia no estoril ( ao pe da estaçao ) e outra em cascais ao pe da marina nova.

 

- sem + de momento:

luis baia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais