Nova aquisição do mundo da Aquariofilia


Carabinnieri

Recommended Posts

Boa noite!

 

Tenho vindo a seguir atentamente, (dentro do possível), o fórum que nos alimenta o vício da aquariofilia desde à algum tempo.

Antes de expor a minha situação e de vos pedir opiniões/conselhos queria felicitar o excelente trabalho desenvolvido pelos Moderadores, e também pelos restantes users do fórum. Acho que após frequentar tanto chat sobre os mais variadados assuntos e temas, felizmente encontrei um que se encontra separado da perfeição por uma linha ténue... quase invisivel. Todos ajudam, todos contribuem, não há ovelhas negras, não há revoltados... enfim, um sitio agradável para passar o tempo enquanto estamos para aqui perdidos na net. E depois encontramos “pérolas” como alguns aquários que já tive o prazer de ver nos vossos posts.

Bem, passemos à minha situação:

 

Sempre tive o bichinho da aquariofilia bem presente, apesar de só ter tido uns aquários daqueles redondos pra por um cometa ou um telescópio... Comecei a vir ao fórum durante uns mesitos, que mais tarde se transformaram em anos. E a cada dia que passava a vontade de ter um aquário tornava-se maior e mais forte. No entanto, questões financeiras (sim porque no meu entender, possuir um aquário pedia muito €€), e não haver por aqui muito espaço no meu quarto, tenho vindo a adiar esse “sonho” ao longo dos ultimos anos. Até sensivelmente 3º feira que vem =) Vou comprar o meu primeiro aquário.

Tentei me informar o melhor que pude, e para complementar esta minha aquisição de conhecimentos na matéria venho-vos pedir toda a ajuda e conselhos que me puderem dar. Já sei que aquário vou comprar, falta o resto: fauna e flora.

Não tenho bem presente as dimensões, mas sei que tem 54L e vem já com iluminação e que será mais difícil de estabilizar do que um de 100L ou mais, mas pronto... de momento é o que se pode arranjar. Amanhã vou informar-me do resto do setup, e características do mesmo para vos poder dizer com mais exactidão.

Não quero que dê barraca logo no ínicio, então fui pesquisar sobre tudo o que tinha que fazer, e analisar tudo ao pormenor de modo a que corra tudo dentro da normalidade sem ocorrerem muitas mortes, (nenhuma se possível). Ciclo de azoto, filtros, bombas, aquecedores, aspiradores de areão, etc.

Comprei 1 kit Tetra Test PH, analisei a àgua cá de casa duas vezes, torneiras diferentes, e àreas da casa diferentes também. Para minha infelicidade, (acho eu) anda entre os 7.5 e os 8, valores elevados para aquilo que queria.

As minhas escolhas recaem sobre 2 espécies distintas, e muito diferentes entre si: betta splendens e astronotus ocellatus. Por serem tão diferentes, ainda não decidi ao certo o que vou fazer. E ainda para mais, os parâmetros de pH que suportam encontram-se um pouco mais baixos em relação aos que encontro em minha casa.

Queria iniciar o projecto com um plantado, e os betta atraem-me muito, quer pelas belas cores que possuem, quer pelas suas belas formas (crowntail, black lace, etc.).

Por outro lado, tenho um grande fascínio também pelos ocellatus. Não sei porquê, mas é um peixe que me atrai, quer no seu aspecto normal e mais básico, como na variante albina.

Sei que os betta não costumam ser bons vizinhos pra ninguém, e que os ocellatus precisam de muito espaço para conviver à vontade. No entanto, não é possível adquirir de momento um aquário maior, nem estou a equacionar deixar um betta sozinho num aquário de 54 litros. Também não estou a pensar juntar os dois, não sei se é possível, mas acho que devido ao instinto agressivo de cada um se iriam dar mal.

No que toca à flora, aprecio muitíssimo os tapetes de Glossostigma elatinoides, Musgo de Java, riccia fluitans e mais algumas plantas que não tenho presente o nome científico.

 

O que vos peço, e proponho ao mesmo tempo, é que me aconselhem. Digam me a vossa opinião sobre o que seria mais correcto fazer, com as escolhas que vos comuniquei. Recomendem me espécies que convivam em harmonia com estas que sugeri...

O post saíu um pouco extenso demais para o que eu queria, e provavelmente grande parte dos users do fórum não vai perder tempo a ler este testamento, mas ao menos, os que tiverem esse trabalho, dêem a sua opinião. Obrigado desde já.

 

 

Luis F.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que a tua dúvida poderá ser + fácil de dissipar do que pensarás.

 

Quereres colocar Astronotus ocellatus num aquário de 54 litros é quereres torturar o pobre peixe.

 

Em adultos chegam a atingir 35 cm, e 20 cm é perfeitamente normal, portanto acho que ou tinhas o aquário só para ele e ele já pouco se podia virar ou então tens de aumentar de aquário para poderes ter esta espécie, a menos que os vás tendo e quando forem maiores os deres ou venderes, mas calculo que não seja esse o intuito.

 

Quanto aos Betta são na verdade muito bonitos mas têm o problema de ser demasiado agressivos, mas são sobretudo com os da sua espécie, ou outros que por parâmetros visuais ou territoriais lhe possam parecer uma ameaça.

 

Por exemplo os guppies que são peixes inofensivos podem ser ameaçados pelos Betta que lhes atacam as caudas devido às cores destas... mas eu também já tive Bettas com Guppy e nunca tive problemas, tendo até os Guppy chegado a reproduzir-se.

 

Podes juntar Betta com Corydoras, Neons, Mollys, etc. porém tudo irá depender também da "sorte", porque mesmo em cada espécie cada animal é um animal, pode até ser pacífico com todos, ou limpar o sarampo a todos...

 

Boa Sorte e espera por opiniões mais batidas na matéria ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que após frequentar tanto chat sobre os mais variadados assuntos e temas, felizmente encontrei um que se encontra separado da perfeição por uma linha ténue... quase invisivel. Todos ajudam, todos contribuem, não há ovelhas negras, não há revoltados... enfim, um sitio agradável para passar o tempo enquanto estamos para aqui perdidos na net.

 

Não podia concordar mais, também eu quando encontrei o fórum fiquei estupefacto com o comportamento dos membros do fórum, talvez porque todas as minhas experiências anteriores com fórums sobre os mais diversos assuntos revelavam sempre um nível de conversas e comportamento em grande parte imaturo e de uma agressividade muitas vezes a roçar o doentio ! O que faz com que me pergunte tanta vez o que têm os aquariofilistas de especial. :lol:

 

Quanto a tua questão sobre a fauna com que irás povoar o teu aqua, eu nessas condições iria para o Beta e como companheiros penso que escolheria um grupito de Kuhlis, umas 5, para ocuparem o fundo do aqua e também irem-no mantendo livre de restos de comida (caso optes por elas é conveniente avisar que as Khulis gostam de ter sempre a mão alguns esconderijos, se os tiverem sentem-se mais seguras e é provável que se mostrem mais, o próprio facto de estarem em grupo e não isoladas também influencia o seu comportamento) e como se não bastasse são uns peixes extremamente simpáticos e activos com a própria espécie. Supondo que optas por um Beta e umas Khulis, nesse aqua, acrescentaria ainda um cardumezito de Rasboras Harlequins (Trigonostigma heteromorpha), mas apenas quando o aqua tiver completado o ciclo, é que na minha experiência elas não se dão muito bem em aquas novos... mas são uns peixes pacíficos e bastante bonitos. :twisted: Outra razão porque escolheria este grupo de peixes é que também são todos, aproximadamente, da mesma área geográfica e biótopos.

 

Boa sorte e se precisares de mais ajuda diz. :agrue:

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem ... alguém que começa como deve... analizando a água :twisted:

 

Ph 7,5 a 8 é ao contrário daquilo que possa parecer muito comum no nosso país.

Da minha experiencia quase todos os peixes suportam ph até 8. E atenção que a palavra chave é mesmo suportam, ou seja, eles vivem em ph 8 da mesma forma que nós viveriamos com 40º de forma permanente... um bocadinho atrapalhados porque não estamos habituados.

Quando se diz que um peixe é de ph 7 ou 7,5, ou qualquer outro valor estamos só a indicar o ph preferido da espécie, onde ela tem as condições de sobrevivencia no máximo.

 

Falando do astronotus ocellatus (também conhecido como oscar). É um peixe com uma personalidade própria e ideias decorativas nem sempre coincidentes com as do dono.

Os divertimentos deles passam por criar montanhas de areão, arrancar tudo o que seja plantas e comer os colegas que lhe couberem na boca.

E claro... crescem bastante e não ficam limitados pelo tamanho do aquário.

Diria que querendo ter um plantado um oscar é o tipo de peixe que realmente não queres ter.

 

Falando do betta. O betta é lindissimo embora um pouco bruto com as meninas. Juntar 2 machos betta no mesmo aquário significa normalmente a morte de um deles.

E tal como o Rodman disse, podem embirrar com outros peixes. Tens o subforum dos bettas onde de certeza te darão informações mais detalhadas sobre eles.

 

Alternativas?

Para ph mais elevado podes colocar por exemplo um casal de pelvicachromis pulcher (kribensis) que estão lindamente em ph 8.

Podes ir para guppies... gostam de água alcalinas e tens machos lindos.

Depois tens ainda hipotese de alguns tipos de tetras, algumas corydoras e pouco mais.

E depois claro... conchiculas do tanganika, mas esses já formam um aquário que não é propriamente plantado.

 

Uma nota final... as plantas mais exigentes não se costumam dar lá muito bem em ph alcalino, mas sobre isso o pessoal do sub forum das plantas poderá ajudar muito mais que eu.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo.

Vais ver que ter um aqua é bem mais fácil do que parece.

De facto ter um aquário sai um pouco caro e se não tivermos cuidado ou se nos precipitarmos sairá muito mais caro.

Mas vais ver que é muito recompensador manter peixes.

Fizes-te bem em avaliar a água. E fizes-te bem em adquirir o aqua.

Tem atenção a duas coisas:

1 – A iluminação para a flora que queres meter

2 – Limite físico do aquário, após a colocação dos equipamentos, areão , ornamentos, etc. para a colocação e manter os peixes

Os bettas são de facto fantásticos, no entanto e como já saberás, dois machos=morte. Tem atenção com os guppies, pois se tiveres azar o Betta irás concerteza fazer estragos.

Eu tive um Betta que infelizmente morreu, mas viveu feliz e sem problemas com um cardume de neons e um cardume de corydoras. Posso assim dizer que será seguro manteres o animal nessas condições.

Quanto ao outro peixe, de facto é necessário um aqua maior e ter atenção ao seu comportamento, pois têm um gosto muito especial por “arrumações”.

No entanto boa sorte e vais actualizando-nos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Peço desculpa pela demora, mas por estes lados andamos em fase de decisões :cry: Surgiu a hipótese de adquirir um aquàrio de maior litragem. Estava a vaguear por tópicos do fórum e li algures, algo sobre um empresa que fabrica aquàrios na perfeição chamada Vidromoldura. Decidi enviar um e-mail a pedir orçamentos para aquàrios de 100L e possíveis configurações. Qual não é o meu espanto ao aperceber-me de que um aquàrio fabricado lá, ficava em 1/3 do preço do que ia pagar... sem extras claro (iluminação, filtros, etc.) E comecei seriamente a equacionar encomendar um aquário de lá com litragem superior ao que estava a pensar em adquirir. Pensei inicialmente em 100L, pois acho que já é uma litragem favorável a uma estabilização rápida e fácil; e além disso iria eventualmente permitir inserir um Oscar ou dois ainda jovens. Não sei se estou a raciocinar correctamente por isso corrijam-me se estiver errado. No entanto, (e porque não há bela sem "senão"), a questão da encomenda ser feita na Vidromoldura tem um ou dois prós: Eles não fazem entregas ao domicílio (ao contrário do que dizia um user do fórum, no referido post que li), e há uma lista de extras que eles podem acrescentar ao fabrico que eu não faço a minima idéia do que sejam, ou para que servem. E é aí que vocês entram love you Se fosse possível gostaria que me aconselhassem, e me esclarecessem alguns detalhes sobre algumas peças, e algumas escolhas que poderei fazer.

Então, começamos pelas travessas francesas.. Não tinha conhecimento sobre isto, e quem me disse primeiro sobre o que se tratava foi a senhora que me enviou o e-mail com o orçamento pedido. A senhora apenas esclareceu que as travessas francesas eram peças em vidro que permitiam um fortalecimento do aquàrio e lhe aumentavam a resistência, permitindo assim utilizar vidro menos espesso no aquàrio em si. Se houver mais alguma função que eu desconheça, não hesitem em avisar.

Outros dos extras são as cantoneiras, as colunas secas e os furos...extras dos quais não tenho conhecimento absolutamente nenhum, não sabendo para que servem. Agradecia que alguém com paciência, me explicasse :P

Há também a possibilidade de encomendar o aquàrio com tampa de correr, acham que vale a pena? ou coloca-se a calha de iluminação logo acima do nivel da àgua e sem tampa?

Em relação às calhas de iluminação, foi me dito que só em casas de animais é que era possível adquirir pois eles não inserem nos aquàrios que fabricam.

Se eventualmente, encomendasse o aquàrio com tampa de correr, conseguiria arranjar uma calha com facilidade?

Agradecia que me ajudassem, dando me a vossa opinião (muito mais experiente no assunto que a minha com toda a certeza love you )

Obrigado, e até à próxima.

 

Luis F

 

 

Nota: Mais abaixo está uma imagem que me foi enviada pela empresa em questão, para me tentarem explicar o que são as travessas francesas. Para os menos experientes na matéria, como eu, espero que ajude. Desculpem pelo tamanho, mas já não tive tempo de a redimensionar.

 

coluna2bl6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá,

 

Então, começamos pelas travessas francesas.. Não tinha conhecimento sobre isto, e quem me disse primeiro sobre o que se tratava foi a senhora que me enviou o e-mail com o orçamento pedido. A senhora apenas esclareceu que as travessas francesas eram peças em vidro que permitiam um fortalecimento do aquàrio e lhe aumentavam a resistência, permitindo assim utilizar vidro menos espesso no aquàrio em si. Se houver mais alguma função que eu desconheça, não hesitem em avisar.

Outros dos extras são as cantoneiras,  as colunas secas  e os furos...extras dos quais não tenho conhecimento absolutamente nenhum, não sabendo para que servem. Agradecia que alguém com paciência, me explicasse  

 

Axo que este post te pode ajudar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49183

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...

 

As travessas francesas servem de facto para aumentar a resistencia do vidro , permitindo assim espessuras menores que se traduzem em aquário mais barato e menos pesado.

 

Cantoneiras são elementos decorativos que se colocam nas arestas e topo do aquário, ou só no topo. São meramente decorativas. Para teres uma ideia melhor pede que te mandem uma foto de um aquário com cantoneiras e um sem.

 

Coluna seca e furação não são necessárias para o teu caso. São elementos necessários a quem usa sumps, normalmente pessoal dos salgados ou com aquários de grandes dimensões onde não compensa financeiramente meter filtros.

 

Quanto à tampa de correr, dá jeito especialmente porque evita suicidios. Tem a desvantagem de ter de ser limpa com alguma regularidade.

Por fim a calha. Há quem compre calhas que se colocam assentes sobre o aquário, há quem as compre para suspender do tecto. Quanto ao tipo, pode ser uma calha própria para aquariofilia, ou se o factor decoração não for preponderante, uma calha de cozinha.

A vantagem da calha de cozinha é evidentemente o preço.

 

Espero ter ajudado a esclarecer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.