Que será isto? [FOTOS]


dolphins_girl

Recommended Posts

Tenho um aquário montado há 1 mês de 135 litros com 6x20W e 2x18W T8 e com injecção de CO2 caseira.

As plantas desenvolveram-se muito bem e todos os dias fazem imenso pearling, mas ultimamente tenho notado que as folhas da madascariensis estão a ficar amareladas e em algumas zonas negras ou castanho escuro. Não têm qualquer tipo de filamentos nem nada. Gostaria de saber o porquê desta situação já que em principio não seria falta de nutrientes pois tenho substrato ADA.

A outra planta que mostro aqui (que não sei que planta é ao certo mas disseram-me que era Rotala sp. green) começou a ficar com esses riscos pretos ao longo de algumas folhas...

Também tenho um grupo de cabomba cujos caules do centro do grupo também estão amarelados.

Além destas plantas tenho glosso (que está fantástica), Mycrophillum (enorme e com uma cor óptima), Hygrophila Polysperma Rosanerving (bastante vermelha nas folhas mais superficiais e até algumas folhas violeta), Cyperus helferi (com folhas muito compridas e verdes), Pogostemon helferi e Dipilidis diandra (ambos de boa saúde).

 

A madagascariensis:

madagascar2.jpg

 

madagascar.jpg

A mancha escura

 

madagascar1.jpg

 

madagascar3.jpg

 

A Rotala sp. green:

planta.jpg

 

aqua.jpg

Que posso fazer para que as bolhas de O2 que as plantas libertam não se concentrem tanto à superfície? Tenho um set da Eheim que deita a água em chuveiro mas parece não ser o suficiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A planta que denominas por rotala sp green parece-me ser a heteranthera zosterifolia.Quanto às plantas apontava para falta de calcio e potassio mas põe o setup completo sff....TPA´s, fertilização liquida,testes de fosfato,nitratos,dureza,ph etc...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que seja uma Heteranthera zosterifolia... Tive a ver umas hoje numa loja e tenho quase a certeza que seja.

 

Aquario: 90x30x60

Iluminação: 6x20W compactas e 2x18W T8

Substrato: 1 saco Powersand M da ADA e 2 sacos Aquasoil Malaya M da ADA

Fertilização líquida: Mastergrow da Tropica (só aplico de vez em quando. Qual acham que devia ser a frequência com que devia aplicar?)

 

Testes: KH - 2

nitritos - 0

amónia - 0

pH - <6 (não sei ao certo quanto porque a escala do teste de pH que tenho só vai até ao 6 e ele tem menos que isso, mas penso que esteja à volta dos 5

teste de fosfatos não tenho

 

Injecção de CO2 caseira, que desde ontem já é de CO2 pressurizado com 1bolha/seg.

 

Flora: (já enunciei no 1º post)

Fauna: 3 corys, 2 corys pigmeus, 5 rasbora arlequim, 2 ram's, 1 otto, 2 ancistrus, 2 botia, 5 tetra negros, 2 caridina japonica, 2 guppys.

 

Na loja disseram-me que poderia ser falta de ferro... Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A principio deve ser falta de calcio.Fazes TPA´s frequentes?A agua que usas tem que dureza?Quanto à heteranthera zosteriofolia acho que são os ancistrus que poem a planta assim "partida".Repara quando eles limpam a planta e no antes e depois da folha que eles tiverem a limpar.Pelo menos nas minhas os culpados são eles...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço TPA's todas as semanas ou de 15 em 15 dias (como se meteram as ferias e não tive cá...). A dureza da água que uso não sei, mas sei que o Ph é 7.4 mas passado um pouco de estar no aquário baixa logo... Disseram-me que era falta de carbonatos e por isso tinha o KH muito baixo... Usei o KH rise da amtra mas não me resolveu nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois o ph baixa é falta de carbonatos.Experimenta comprar daquelas pedras brancas que se poe nos aquarios de tartaruga que fornece calcio.Espero ter ajudado.Ah quanto ao pearling so aumentando a corrente à superficie mas isso vai retirar muito CO2 à agua por isso não aconcelho.É normal acontecer isso na heteranthera zosteriofolia por isso não desesperes e adiciona o calcio assim como o fertilizante liquido e não descures os TPA´s.Espero ter ajudado...

 

Ficam uns links que podem ajudar-te:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ht=heteranthera

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ht=heteranthera

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ht=heteranthera

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudaste, muito obrigado :roll: Vou fazer o que dizes. Achas que devo por o fertilizante liquido de quanto em quanto tempo?

Só tenho uma duvida em relação ao cálcio.. Ao adicionar cálcio a água torna-se mais dura, mas os peixes que tenho preferem águas moles... Achas que posso encontrar um equilibrio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não é falta de calcio

a falta de calcio provoca deformações tipo " amassado" ou "ondulado".

na hetheranthera tens aí falta de Nitrogénio principalmente ( essa planta é uma autêntica devoradora de nitratos )

 

no teu lugar arranjava um adubo NPK e ia doseando com cuidado seguindo á risca as instruções e tendo em atenção a quantidade e estado actual do desenvolvimento das plantas.

 

vais ver que com nitratos a hetheranthera vai logo responder.

 

verifica também os micronutrientes ( ferro em especial )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :)

Entretanto a minha mala de testes chegou e os resultados foram:

 

KH - 2

pH - 5.5

Fe - 0 (já estou a colocar Fe+ da Kent e está a dar resultado pois já subiu para 0.25)

fosfato - 0

nitratos - 0

nitritos - 0

Cu - 0

 

E penso que é tudo...

 

Desde que adicionei o ferro e diminui o tempo de iluminação para 8h as plantas melhoraram, excepto a madagascariensis (que continua com a periferia das folhas amareladas e depois esbranquiçadas acabando por apodrecer) e a Cabomba (crescem muito mas ficam apenas com o caule e folhas mais à superificie, ficando grande parte do caule sem folhas...).

Outro problema é que a glosso está cheia de cianobacterias e o vidro de trás tem greenspot.

Pelos vistos os 3 ancistrus, 5 corys, 1 SAE, 1 otto e 2 caridina japonica não têm dado conta do recado... Que faço para acabar com elas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH 5,5 ???

 

Isso está mesmo no limite inferior da tolerância da Heteranthera zosterifolia http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=096

 

Eu se fosse a ti tentava por isso perto dos 6,5 ....

 

5,5 é o PH de um chá ... vai na volta isso está a virar chá :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Aponogeton madagascariensis é das plantas mais dificeis de manter em aquário.

 

Temperatura máxima recomendada anda pelos 24º.

 

É muito sensivel a algas.

 

Não te posso ajudar muito no que à condição dela se refere mas, se gostas do aspecto dela, opta pela Aponogeton henkelenianus, pois não é tão exigente ( já a tive ) e muito semelhante.

 

Cuidado com o período de repouso da maior parte das Aponogeton.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PH 5,5 ???

 

Isso está mesmo no limite inferior da tolerância da Heteranthera zosterifolia http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=096

 

Eu se fosse a ti tentava por isso perto dos 6,5 ....

 

5,5 é o PH de um chá ... vai na volta isso está a virar chá :)

 

Antes de ter peixes penso que estava mais baixo e ela estava óptima... O pH varia entre os 6 e os 5.5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Aponogeton madagascariensis é das plantas mais dificeis de manter em aquário.

 

Temperatura máxima recomendada anda pelos 24º.

 

É muito sensivel a algas.

 

Não te posso ajudar muito no que à condição dela se refere mas, se gostas do aspecto dela, opta pela Aponogeton henkelenianus, pois não é tão exigente ( já a tive ) e muito semelhante.

 

Cuidado com o período de repouso da maior parte das Aponogeton.

 

Nunca vi essa planta à venda... Vou ver se consigo salvar esta. Senão vou ver se encontro essa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens greenspot tens de certeza ou tiveste um nível de fosfatos acima do que deverias ter para as plantas que tens

 

a greenspot é um optimo indicador de fosfatos.

se deitares uma quantidade de fosfato no aquario que não consiga ser logo aproveitada pelas plantas tens greenspot em poucas horas. isso mesmo HORAS.

 

deitas comida congelada no aquario ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Concordo com o João Alves...

 

Planta amarelada... não digo que seja um axioma, mas geralmente revela falta de Azoto.

 

Não tens PO4, nem NO3, não se pode esperar milagres... :(

 

E já agora, um complemento à informação dada pelo João Alves.

Se após fertilizares com NO3 e PO4 vires que os níveis destes não descem, podes também estar na situação de não teres potássio, visto que estes 3 macros depende uns dos outros para a absorção mútua entre eles.

 

Daí, tal como o João Alves referiu, fertiliza com NPK.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens solo da ada esqueçe por agora os micronutrientes e trata primeiro de conseguires uma fertilização cuidada e adequada de macros de acordo com os que as tuas plantas te indicam.

 

Depois quando as mesmas começarem a evidenciar a falta de micros (mais certamente de ferro) começas a pensar nisso :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo isso, o teu problema está no No3=0 e PO4=0, estes são respectivamente os nutrientes mais importantes para as plantas e a A. madagascariensis é conhecida por ser extremamente exigente em termos de nutrientes. Tens o bolbo todo enterrado? Se sim eleva-o um pouco, apenas as raízes devem estar completamente sobterradas.

Adicionaste KH Aktiv da Amtra e não te resolveu o problema? impossível aquilo são carbonatos concentrados: colocá-los só pode subir os carbonatos.

 

Cumps,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

planta.jpg

Heteranthera zosterifolia

 

Neste caso eu apostava numa injecção de co2 insuficiente. Tu dizes que tens CO2 DIY, mas quê, tá a sair em força?

É que no meu caso por enquanto também tenho CO2 DIY e quando me distraio e a produção de CO2 perde a intensidade, a Heteranthera zosterifolia recente-se e aparece com os mesmos sintomas.

 

Diz então como vai a produção de CO2.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais