Julies tímidos


paulo duarte

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Adquiri recentemente um casal de Julidochromis marlieri. De acordo com o lojista que mos vendeu, trata-se de um par que já procriou com sucesso. apesar de os ter colocado num aqua de 55 L só para eles (decorado exclusivamente com areão de coral, rocha sintética e conchas), têm estado sempre escondidos desde o momento em que os pus lá (3 dias) e ainda não aceitaram comida nenhuma. Será esta timidez normal?

 

Um abraço,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá tempo para eles se habituarem e não te preocupes muito com isso, mais tarde ou mais cedo vão começar aparecer mais pêlo aquário...

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

 

eu também tenho um casal de Julidochromis, mas Transcriptus, e são efectivamente muito dados "ao seu canto". São peixes que escolhem um pequeno território, normalmente em sitios escondidos, tipo grutas... que defendem e onde têm as suas criações.

 

Quanto ao comer já reparei numa coisa... os meus Julies não vêm comer ao cimo da água como outras especies... eles esperam que o comer vá para baixo e só agarram o comer quando ele já está +/- a meio do aqua.

Será que lhes estás a dar comer que fica muito tempo à superficie? quando ele chegar ao fundo vais ver que eles o comem.

 

São peixes muito bonitos, os Julies.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

A muito custo, lá vão comendo. Mas tive de colocar estrategicamente umas pastilhas à entrada das suas grutas, que foram consumidas durante a noite. Tinha deixado uma a uns 15 cm da gruta e nem lhe tocaram. São mesmo muito tímidos, ainda mais que os meus Kribensis quando os pus no outro aqua.

 

Um abraço,

 

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Passadas quase duas semanas desde que os instalei, os julies continuam sem se deixar ver nunca durante as horas de luz. Só saem das grutas qundo está totalmente escuro e estão a escavar enormes galerias por debaixo das rochas (creio que será um bom sinal). O que me preocupa mais é a alimentação: para não poluir a água, tenho-lhes deixado todas as noites uma pastilha de fundo, que desaparece durante a noite. No entanto, acho que esta não será a melhor alimentação para estes ciclídeos. Se lhes dou comida congelada, granulado ou flocos, fica tudo espalhado pelo aqua pois eles não saem e tenho receio de estar a prejudicar a qualidade da água com a comida a estragar-se.

 

O que me aconselham a fazer? Será que com o tempo eles vão perder a timidez e começar sair? Peço ajuda aos mais experientes..

 

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ezstyle,

 

Neste momento tenho uma lâmpada de 15 W muito fraquita (da aquapor!!) ligada cerca de 9 horas por dia. Quano o aqua ganhar algumas algas vou diminuir o fotoperíodo para uma 7 ou 8 horas. A princípio tinha ideias de trocar a lâmpada por uma mais potente (tipo power glo) mas devido à timidez dos peixitos estou a pensar manter a que tenho pois tem uma luz muito menos intensa das outras que tenho nos outros aquas.

 

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo!

eu pensei que o problema poderia ser iluminação forte , mas não e o caso. por uma acaso ha muito movimento ou algum tipo de vibração proximo ao aqua?

os julies são peixes de aguas relativamente razas e são muito assustados porque nessa camada que habitam são presas faceis de aves pescadoras e peixes maiores , por isso so vivem junto ao fundo e ao menor sinal de perigo se escondem , na minha modesta opinão eu acho que tem algum pequeno detalhe que os assusta. continue os observando e nos relate qualquer mudança de comportamento.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo!

eu pensei que o problema poderia ser iluminação forte , mas não e o caso. por uma acaso ha muito movimento ou algum tipo de vibração proximo ao aqua?

os julies são peixes de aguas relativamente razas e são muito assustados porque nessa camada que habitam são presas faceis de aves pescadoras e peixes maiores , por isso so vivem junto ao fundo e ao menor sinal de perigo se escondem , na minha modesta opinão eu acho que tem algum pequeno detalhe que os assusta. continue os observando e nos relate qualquer mudança de comportamento.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está numa zona da casa bastante calma, onde tenho próximo um outro aquário de mbunas. Depois de cair a escuridão, eles saem dos esconderijos e passeiam pelo aqua e comem. O facto de eles andarem a escavar freneticamente por baixo das rochas parece-me ser um sinal de pré-acasalamento. Estarei certo? Entretanto, perguntam-me em casa porque é que comprei uns peixes que nunca se vêm... Como há espaço no móvel, ao lado do aquário, as minhas gatas costumam sentar-se lá. Será isso?

 

Um abraço

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais