Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Adquiri recentemente um casal de Julidochromis marlieri. De acordo com o lojista que mos vendeu, trata-se de um par que já procriou com sucesso. apesar de os ter colocado num aqua de 55 L só para eles (decorado exclusivamente com areão de coral, rocha sintética e conchas), têm estado sempre escondidos desde o momento em que os pus lá (3 dias) e ainda não aceitaram comida nenhuma. Será esta timidez normal?

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Eu tenho um trio de julidochromis transcriptus e realmente eles são os peixes mais timidos que tenho no aqua. Portanto, acho que esta timidez é da especime.

Publicado:

Dá tempo para eles se habituarem e não te preocupes muito com isso, mais tarde ou mais cedo vão começar aparecer mais pêlo aquário...

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Publicado:

Saudações,

eu também tenho um casal de Julidochromis, mas Transcriptus, e são efectivamente muito dados "ao seu canto". São peixes que escolhem um pequeno território, normalmente em sitios escondidos, tipo grutas... que defendem e onde têm as suas criações.

Quanto ao comer já reparei numa coisa... os meus Julies não vêm comer ao cimo da água como outras especies... eles esperam que o comer vá para baixo e só agarram o comer quando ele já está +/- a meio do aqua.

Será que lhes estás a dar comer que fica muito tempo à superficie? quando ele chegar ao fundo vais ver que eles o comem.

São peixes muito bonitos, os Julies.

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

boas,

A muito custo, lá vão comendo. Mas tive de colocar estrategicamente umas pastilhas à entrada das suas grutas, que foram consumidas durante a noite. Tinha deixado uma a uns 15 cm da gruta e nem lhe tocaram. São mesmo muito tímidos, ainda mais que os meus Kribensis quando os pus no outro aqua.

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas,

Passadas quase duas semanas desde que os instalei, os julies continuam sem se deixar ver nunca durante as horas de luz. Só saem das grutas qundo está totalmente escuro e estão a escavar enormes galerias por debaixo das rochas (creio que será um bom sinal). O que me preocupa mais é a alimentação: para não poluir a água, tenho-lhes deixado todas as noites uma pastilha de fundo, que desaparece durante a noite. No entanto, acho que esta não será a melhor alimentação para estes ciclídeos. Se lhes dou comida congelada, granulado ou flocos, fica tudo espalhado pelo aqua pois eles não saem e tenho receio de estar a prejudicar a qualidade da água com a comida a estragar-se.

O que me aconselham a fazer? Será que com o tempo eles vão perder a timidez e começar sair? Peço ajuda aos mais experientes..

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Oi Paulo!

como e a iluminação desse aqua, potencia, fotoperiodo?

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Boas ezstyle,

Neste momento tenho uma lâmpada de 15 W muito fraquita (da aquapor!!) ligada cerca de 9 horas por dia. Quano o aqua ganhar algumas algas vou diminuir o fotoperíodo para uma 7 ou 8 horas. A princípio tinha ideias de trocar a lâmpada por uma mais potente (tipo power glo) mas devido à timidez dos peixitos estou a pensar manter a que tenho pois tem uma luz muito menos intensa das outras que tenho nos outros aquas.

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Oi Paulo!

eu pensei que o problema poderia ser iluminação forte , mas não e o caso. por uma acaso ha muito movimento ou algum tipo de vibração proximo ao aqua?

os julies são peixes de aguas relativamente razas e são muito assustados porque nessa camada que habitam são presas faceis de aves pescadoras e peixes maiores , por isso so vivem junto ao fundo e ao menor sinal de perigo se escondem , na minha modesta opinão eu acho que tem algum pequeno detalhe que os assusta. continue os observando e nos relate qualquer mudança de comportamento.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Oi Paulo!

eu pensei que o problema poderia ser iluminação forte , mas não e o caso. por uma acaso ha muito movimento ou algum tipo de vibração proximo ao aqua?

os julies são peixes de aguas relativamente razas e são muito assustados porque nessa camada que habitam são presas faceis de aves pescadoras e peixes maiores , por isso so vivem junto ao fundo e ao menor sinal de perigo se escondem , na minha modesta opinão eu acho que tem algum pequeno detalhe que os assusta. continue os observando e nos relate qualquer mudança de comportamento.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Boas,

O aquário está numa zona da casa bastante calma, onde tenho próximo um outro aquário de mbunas. Depois de cair a escuridão, eles saem dos esconderijos e passeiam pelo aqua e comem. O facto de eles andarem a escavar freneticamente por baixo das rochas parece-me ser um sinal de pré-acasalamento. Estarei certo? Entretanto, perguntam-me em casa porque é que comprei uns peixes que nunca se vêm... Como há espaço no móvel, ao lado do aquário, as minhas gatas costumam sentar-se lá. Será isso?

Um abraço

Cumprimentos,

Paulo Duarte