Como montar garrafa CO2 e electrovavula ?


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Por fim comprei na Aquamas o meu kit de CO2 de 2Kg

com a referência:

 

Komplette Profi CO2-Anlage bis ca. 300 Liter mit 2kg Flasche

[10010]

 

http://www.aquamas.de/

 

Recebi o material em boas condições e tem bom aspecto.

 

Já efectuei a conecção dos duplos manometros à saida da garrafa, devo agora colocar a electrovavula ? Se sim como?

 

Tb. recebi um adpatador que vem no site e que confesso que não sei para quê ?

 

 

 

Outro objecto estranho é uma vavula , que julgo ser antiretorno e que não sei em que direcção devo montar...

 

Se me puderem ajudar fico muito grato. :oops:

 

PS: Alguém pode partilhar uma fotografia de como tem o vosso sistema montado.

 

Saudações amigas

 

Nelson Santos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson

 

 

Então é assim....

 

Primeiro de tudo convém teres cuidado com as possíveis fugas que possa acontecer na rosca entre a garrafa e os manómetros... bem como nas ligações dos tubinhos...

 

Aconselho por daquela fita branca (não me lembro do nome...) que os canalizadores utilizam, para isolares e apertares bem isso. Por burrice minha, vazei uma garrafa de co2 de 2000g em 1 mês....

 

Depois do manómetro colocas um pedaço de mangueira (um palmo mais ou menos e ligas a electroválvula (atenção à direcção do fluxo... convém estar correcto) e depois pôes o resto do tudo até ao aquário (tubo esse que liga ao disusor de co2), entre a electroválvula e o difusor pões a vávula anti retorno (a direcção do fluxo deve estar na válvula por meio de uma seta, procura bem pois às vezes é preciso procurar com cuidado) et voilá, tá feito....

 

Fotos não tenho, mas se ainda tiveres dificuldades posso ver se tiro....

 

Espero que te elimine as tuas dúvidas ....

 

Cumprimentos

 

 

 

Jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok J.Narciso

Fez-se luz..... :oops:

 

Andava de roda do equipamento e queria a força toda ligar a electovavula a torneira de agulha.

 

Mas pelos visto népias.

 

Faz-me alguma confusão entre a garrafa e electrovavula ter que existir um palmo de tubo...

 

A electrovavula quando encerrar, vai impedir a passagem de CO2 e por consequência aumenta a tensão dentro desse tubo... correcto? Poderá rebentar, sem grandes danos, mas poderá ficar inoperacional !!!

 

Não haverá uma maneira directa da garrafa à electrovavula?

 

Desde já um grande obrigado pela ajuda, isto de receber um brinquedo novo e não por a funcionar é desesperante :cry:

 

Saudções amigas

 

Nelson

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Depois do manómetro colocas um pedaço de mangueira (um palmo mais ou menos e ligas a electroválvula (atenção à direcção do fluxo... convém estar correcto) e depois pôes o resto do tudo até ao aquário (tubo esse que liga ao disusor de co2)

 

Não desfazendo no que o JNarcisou explicou, que está correcto, podes simplificar ligando tudo em conjunto e não andando assim com as coisas penduradas em mangueiras.

 

Pela seguinte ordem

- Liga directamente a electrovalvula á saída dos manometros, terás de retirar a valvula de agulha

- depois liga a valvula antiretorno (se for metalica)

- A valvula de agulha

- Mangueira

- Difusor

 

Para isto talvez tenhas de adicionar uns casquilhos, e/ou reduções que encontras fácilmente numa casa de pneumática

 

As direcções do fluxo:

na valvula o ar entra em 1 e sai em 2

Se a valvula anti-retorno for plastica, aconselho-te a troca-la pois podem criar fugas com facilidade. Se for metalica deverá ter lá tambem o nº 1 e 2 ou tem um simbolo, de uma "roda" e depois um zigzag, a saída fica para o lado do zigzag. Se não tiver nada, colocas na boca e chupas que logo ves para que lado abre.

 

A imagem explica tudo bem melhor :oops:

Pic_6315_34.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Ainda bem que ajudou....

 

 

Haver outra maneira de ligar isso, possivelmente deve existir, mas terão que ser trocados as ligações pois essas só dão para tubo mole..

 

 

Em relaçõa à pressão, não deves ter medo de isso rebentar, pois embora a garrafa tenha uma pressão de 60 bares, existe essa peça que estã agarrada aos manometros (válvula de agulha) que te vai reduzir a pressão para 1, 2 bares ou que é pouco....

 

Pelo menos a minha está assim e nunca me rebentou o tubo :oops:

 

 

Mais uma vez, atenção às fugas, liga os tubos, põe isso à carga e verifica com uma solução de agua e "superpop", se existe fugas, para não teres que ir a fugir, passado um mês recarregar a bilha...

 

 

Cumprimentos

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

Saudações amigas

 

Nelson Santos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo as boas dicas do JNarciso e do Zeneo

 

Já consegui colocar a electrovavula entre a saida da garrafa e torneira de agulha, e usei a fita branca. Assim sendo o unico elemento que se destaca é vavula anti-retorno que está a um palmo do sistema.

 

Agora estou com outra duvida :D é que recebi o equipamento mas com manual alemão e os dizeres contidos nos equipamentos estão todos em alemão... e vai dai que naõ precebo como funcionam os manometros.

 

Alguem, dá aqui um esclarecimento ?

 

Tenho um difusor em vidro torneado que liberta as bolhas no fimatravés de uma ceramica. Onde deverei colocar o difusor no aqua ? Devo virar para cima ou para baixo ?

 

 

Saudações amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

e vai dai que naõ precebo como funcionam os manometros.

 

Alguem, dá aqui um esclarecimento ?

É fácil...

 

Tens 2 manómetros, 1 deles tem uma escala que vai desde os 0 aos 250 bar (geralmente). O outro vai dos 0 aos 4 bar.

 

O primeiro indica-te a pressão do gás dentro da garrafa. Para uma temperatura não muito longe da ambiente, essa pressão, enquanto houver CO2 líquido, será à volta dos 60 bar. Se tiveres a torneira da garrafa trancada, a partir do momento em que a abres, a agulha salta para os 60 bar.

 

O segundo, indica-te a pressão à saída do redutor. Ou seja, estás a passar de uma pressão de 60 bar, para 1 qualquer coisa... o melhor, é regulares essa pressão de saída para algo entre os 1.0 e 1.3 bar. Eu tenho a minha a 1.2 bar.

 

E é só...

 

Já agora, a fita branca chama-se teflon. Acho que ainda não te responderam...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis

 

Já percebo :D

 

Segui o teu conselho e não me arrependo.

 

Os alemães da Aquamas não bricam. Foram muito sérios. Comprei directamente no site deles e o produto é bom.

 

Tudo pago ficou em 200€. Não o foi o mais barato mas ficou bem mais barato que o Nacional.

 

Saudações amigas,

 

Nelson SAntos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Onde deverei colocar o difusor no aqua ? Devo virar para cima ou para baixo ?

 

Coloca num canto onde tenha boa agitação de água, o mais baixo possível junto ao substrato e com a ceramica virada para cima.

 

Não deverás ter mais que uma bolha por segundo a sair e tem atenção nos primeiros dias para não intoxicares os peixes com excesso de co2. Não sei se é este excesso que os mata se a falta de o2.

 

Poderás controlar o fluxo de co2 correcto para o teu aqua, recorrendo às tabelas entre ph e kh

 

co2table.gif

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Só agora é que vi... quanto ao difusor, creio que em termos de dissolução de CO2 na água, deve ser quase igual. Mas deve ser mlehor colocá-lo virado para cima.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto ao que o zeneo escreveu, creio que há uma maneira mais simples :)

 

Se as plantas estiverem bem, e mostrarem sinais disso (pearling, por exemplo) e os peixes também não se ressentirem, então tens um bom nível de CO2 dissolvido em água.

 

Zé, é o CO2 em excesso... mesmo com pearling na água, consegues matar peixes com CO2 :oops:

 

Cumprimentos aos dois.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem de facto o assunto de controlar o Ph é coisa que me assusta.

 

Cheguei a considerar em comprar um controlador de Ph electrónico, mas os preços são muito caros.

 

Compensa tirar umas boas férias.... :oops:

 

Estou tendado a usar o da JBL, permanente com colometria...mas acho que demora 10 a 15 minutos de atraso na indicação e ....ficam sempre duvidas.

 

Quais são os melhores sistemas para controlar o Ph permanentemente?

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Os melhores sistemas serão mesmo os electronicos, e como referis-te custam uma pipa de massa.

 

Eu tenho um daqueles que se coloca um liquido e depois se mete dentro do aquário, não sei se é ao que te referes de colometria. Serve muito bem. Claro que não é rigoroso, mas é o mais pratico.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é marca que usas ?

 

O meu da JBL tem que ser renovado de 2 em duas TPAs e torna-se chato...

 

Obrigado pela tabela, vou imprimir e colocar colada na garrafa... :oops:

 

Saudações amigas

 

Nelson SAntos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um da Eheim,

 

Está no aquário desde a ultima montagem, faz hoje 2 meses. Tenho andado a olhar para ele a pensar que tenho de trocar o liquido mas o que é certo é que continua a funcionar. Quando se liga o difusor do co2 está com a indicação de co2 em falta, passado umas 2 ou 3 horas está ok. Como não tenho feito testes de ph e kh ultimamente não sei se estará correcto, mas pelo pearling parece-me que sim.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu-me uma duvida...

 

Onde será o melhor local para colocar o medidor permanente de CO2/Ph ?

 

No lado extremo do difusor , portanto no lado oposto em comprimento do aquário ?

 

A meio da coluna de agua ?

 

Quanto ao difusor, haverá problema se for colocado por baixo dos chuveiro de saida ?

 

Saudações amigas

 

Nelson Santos

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vais ter problemas nenhuns, até deve ajudar, pois as bolhas que chegarem à superficie serão empurradas para baixo e a diluição será maior :)

 

Tenho de estudar um difusor externo de co2, pois a eficacia é praticamente de 100% e quanto menos co2 se desperdicar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.