começar


Visitante

Recommended Posts

Olá,

 

Gostaria de te pedir para leres sobre o assunto aqui no fórum e depois colocares questões mais específicas. Existem muitos tópicos para ler com informação relevante.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa dlopes

bem sei k o k pedi foi mto vago mas na verdade o peskisar informação no meio d tanta coisa é um pco dificil...

basicamente o k kero saber é cmo tornamos a agua salgada e a mantemos correctamente ekilibrada...

n me sei xplicar bem pke tb n sei bem o k kero fazer...

 

gosto mto d perculas e keria fazer um aqua c uns quantos...

 

ajudas?!

 

ps prometo k vou especificando e ha medida k for especificando uso a funçao pesquisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim realmente ja adicionavam um tema novo aos salgados "iniciar" escrito talvez por ti diogo, vejo q sempre q alguem faz uma pergunta em relacao a isso tu respondes sempre o mesmo lol :roll: assim as pessoas iam directamente ao assunto. QQ dia escreves um livro sobre agua salgada ehehe

 

precisas de:

-escumador

-sal para adicionar à agua ( nao eh o sal da cozinha :!: )

-boa movimentacao da agua, pois a densidade vai ser maior e uma bomba de 1000l/h num aquario de agua salgada resume-se a apenas 400/500 l/h (agora q tenho o aquario montado eh q vejo isso lol)

-ph: 8 , amonia 0, nitrato 0, temp 26/28ºC

-rocha viva, para fazer a filtracao biologica ( eh quase o mais caro no meio disto tudo)

-boa iluminacao

-substrato- areia coralina

-e axo q eh tudo

 

hoje em dia ah quem tenha aquarios de 30/40l de agua salgada sem escumador, mas teem muita roxa viva, boa movimentacao da agua e apenas 1 peixe. Porém fazem trocas parcias de agua todos os dias ou quase todos os dias : eh xato

 

podes usar materias filtrantes, carvao activado e resinas antiphosphatos num filtro externo, mas ah quem nao aprove este metodo.

 

boa movimentacao ah superficie evita o acumulo de excesso de gordura, q se tiveres escumador eh eleminada, favorecendo tb a oxigenacao da agua.

 

a ilimunacao depende dos bixos q poes la dentro, mas para os corais mais resistentes 2xT8 xegam, uma de 10.000k e outra actinica, também depende da litragem do aquario e da profundidade do mesmo. O uso de HQI torna o hobby perfeito juntamente com as actinicas.

 

filtro de fundo tb ja ouvi quem usasse mas isso eh do passado.

 

a agua k evapora "pode" (atencao pode) ser reposta por agua de OI com kalk (hidroxido de calcio) por um sistema gota a gota.

 

bem axo q eh tudo o q me lembro, podes tb usar sump/refugio, caso fures o aquario, escondendo assim a maior parte dos equipamentos na sump e no refugio metes as macroalgas. O uso disto tb torna o hobby perfeito, mas eh so para quem pode lol. A minha sump serve apenas para esconder o escumador e o termoestato, assim fico com mais espaço util dentro do aquario.

 

Tal como em agua doce necessitas de uma equipa de limpeza, estrelas do mar, caracois, etc.

 

bem se alguem se lembrar de mais alguma coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi ven tks plo post foi excelente mesmo... mas agr tas lixado n t largo :!: lolllllllllllllllllllllll :):roll:

 

a ideia é a seguinte:

tenho um aqua minimo d 25/30 lts (vazio) o k la ta agr vai passar para um d 200lts

e cmo gosto d perculas pensei k se calhar usava o aqua pekeno para ter uns quantos perculas...

mas axo k o conceito da agua ser salgada implica mto mais do k a agua doce

estarei certo?!

é k n tenho mto tempo livre ja pa controlar este aqua é um pco dificil...

 

agr n tenho mto tempo mas la pa quarta feira faço as perguntas tdas k fikei do teu post

 

até la fica bem

obrigado

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim realmente ja adicionavam um tema novo aos salgados "iniciar" escrito talvez por ti diogo' date=' vejo q sempre q alguem faz uma pergunta em relacao a isso tu respondes sempre o mesmo lol :) assim as pessoas iam directamente ao assunto. QQ dia escreves um livro sobre agua salgada ehehe[/quote']

 

Tens razão Yen, mas por vezes não tenho tempo de colocar explicações longas... Não é possível numa mensagem escrever tudo o que é preciso para montar um aqua salgado!

 

Quanto ao livro, quem sabe quando for velhinho!!! :):) Agora não tenho tempo para isso - fico-me pelos artigos... ;)

 

Gostaria de acrescentar em relação à movimentação que será necessário teres no mínimo 10x o volume do aquário

 

podes usar materias filtrantes, carvao activado e resinas antiphosphatos num filtro externo, mas ah quem nao aprove este metodo.

 

As matérias filtrates apenas vão matar por aprisionamento todos os microorganismos benéficos para o aquário - a Filtragem Mecânica não deve ser utilizada!!! :roll:

 

Pelo facto de não usarmos filtragem mecânica não quer dizer que não se possa usar carvão e anti-fosfatos. Eu agora não uso, mas há quem use!

 

a ilimunacao depende dos bixos q poes la dentro, mas para os corais mais resistentes 2xT8 xegam, uma de 10.000k e outra actinica, também depende da litragem do aquario e da profundidade do mesmo. O uso de HQI torna o hobby perfeito juntamente com as actinicas.

 

2 x T8 é muito pouco mesmo para os corais mais resistentes - eles vão manter-se mas não vão crescer!!! As T5 ou as PC são uma boa solução para corais menos sensíveis a este parâmetro.

 

filtro de fundo tb ja ouvi quem usasse mas isso eh do passado.

 

Não conheço nenhum aquariófilo com sucesso que use!!!

 

a agua k evapora "pode" (atencao pode) ser reposta por agua de OI com kalk (hidroxido de calcio) por um sistema gota a gota.

 

Eu não escreveria "pode" mas sim deve...

 

 

Um abraço,

Diogo

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

No que diz respeito à filtragem, ainda não percebi quais as vantagens do sump em relação é filtragem macanica, visto que o objectivo da sump é filtrar a agua (penso eu).

 

O sump também não contem materias filtrantes de modo a reter organismos em suspensao e nocivos na agua ?

 

Já me tinhas dito noutro post (poeiras à superficie) que iria ter problemas com nitratos mas na verdade até à data tenho todos os valores a zero (não quero dizer que não venha ter) e essas poeiras desapareceram logo que coloquei mais uma bomba de 1500 l/h juntamente com outro de 1100 l/h.

 

Com uma sump também não tens problemas com nitratos e não implica a trocas de agua na mesma ?

 

 

Um abraço

 

Luis

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que diz respeito à filtragem, ainda não percebi quais as vantagens do sump em relação é filtragem macanica, visto que o objectivo da sump é filtrar a agua (penso eu).

 

A sump não faz filtragem da água - contém elementos e equipamentos que o fazem, nomeadamente o escumador, carvão activado, etc.

 

O sump também não contem materias filtrantes de modo a reter organismos em suspensao e nocivos na agua ?
Não! :roll: Na sump não deverão existir quaisquer tipos de filtragem mecânica, nomeadamente espumas e algodão!

 

Já me tinhas dito noutro post (poeiras à superficie) que iria ter problemas com nitratos mas na verdade até à data tenho todos os valores a zero (não quero dizer que não venha ter) e essas poeiras desapareceram logo que coloquei mais uma bomba de 1500 l/h juntamente com outro de 1100 l/h.

 

Os problemas com os nitratos podem até não surgir (espero que não), mas se aparecerem não será concerteza no início do aquário! Atenção que nem todos os testes são fiáveis! :)

 

Com uma sump também não tens problemas com nitratos e não implica a trocas de agua na mesma ?

 

Existe pelos vistos uma grande confusão em relação à função da sump! :) Esta não é mais do que mais um aquário onde colocamos os equipamentos e por vezes um refúgio com macroalgas. Umas das suas principais funções é permitir um aumento de volume do sistema e promover a oxigenação da água.

 

Os mecanismos responsáveis pela filtração em aquários de recife são o Escumador e a Rocha Viva.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os mecanismos responsáveis pela filtração em aquários de recife são o Escumador e a Rocha Viva.

 

Presumo então pelas tuas palavras que neste caso se eu não tivesse filtragem mecanica também não fazia mal visto que eu tenho escumador e rocha viva, certo ?

 

Desculpa-me a insistencia nesta questão...

 

mas como principiante nestas coisas de salgados queria mesmo ter a certeza de que o sump é uma coisa indispensavel ou apenas um complemento ao sistema ou até uma "moda" daquelas que aparecem que nos fazem correr para as lojas porque nesse momento toda a gente no meio usa mas que na verdade não trazem vantagens.

 

Um abraço

 

Luis

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

O Dlopes tem razão em relação à filtragem de um aquário salgado. Em minha opinião, um bom escumador e uma quantidade equilibrada de Rocha Viva de qualidade são, em matéria de filtragem, os aspectos mais importantes (Escumador faz filtragem mecânica e a Rocha Viva faz filtragem biológica).

 

A sump tem várias funções e várias vantagens.

1. Aumenta a quantidade de água total do sistema, logo tornando o aqua mais estável.

2. Permite esconder materiais de filtragem e outros como aquecedores, bombas de escumadores ou sondas de medidores de valores como o pH ou ORP.

3. Permite que o nível de água no aquário principal se mantenha sempre igual (a água que evapora baixa o nivel da sump e não do aquario principal)

4. Para dosear aditivos por exemplo ,pode fazer-se lá, tornando-se menos stressante para os habitantes.

5. Eu também costumo usar parte da sump (dividida por um vidro) como refúgio, mas isso já é outro assunto... :)

 

Tenho a certeza que ainda tem mais vantagens mas agora não me recordo de mais nenhuma...

 

Por isso, a sump não é uma moda mas sim um componente que julgo essencial num aquário de recife e que, se a pessoa tiver espaço e $$ deve ser usado sem qualquer hesitação.

 

Abraço

 

César Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a pessoa tiver espaço e $$ deve ser usado sem qualquer hesitação

 

$$$? não é preciso muito para uma sump. Uma sump pode ser algo tão simples como um pequeno aquário daqueles que se vendem nos hiper. Quanto maior melhor.

 

A sump do meu próximo aquário vai ser um aquário de 50cm. Preço 25€.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pois pode. E até pode ser um recepiente de plastico que é ainda mais barato, mas uma sump implica também outras despesas como a bomba de retorno que deve ser da melhor qualidade possível e as boas não são nada baratas e é preciso um overflow (carissimos em minha opinião) ou uma coluna seca que também tem custos...

Mas, como já disse, acho que as vantagens justificam largamente o uso de uma sump...

 

Abraço

 

César Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi César.

 

Em relação ao recipiente de plástico convém que tenha o simbolo do copo e garfo.

 

No que respeita à bomba concordo plenamente contigo e até acho que o ideal é ter duas para o caso de uma falhar.

 

é preciso um overflow (carissimos em minha opinião) ou uma coluna seca que também tem custos...

 

Quando falas de overflow estás a referir os de sifão não é? Sendo assim talvez seja mais barato uma coluna seca FVM. Dois vidros a colar num canto com um furo no fundo ou na parede lateral do aqua e um passa-muros nesse furo. O mais caro disto talvez seja o passa-muros mas não ultrapassa os 20-25€ no máximo dos máximos. Há lojas que vendem mais barato ainda.

Não fica tão bonito como as colunas secas que se vêm nos aquários novos mas serve na mesma.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Manklit.

Sim, concordo contigo que a coluna seca é um meio relativamente barato e prático. Quando disse overflow referia-me aqueles de pendurar no vidro de trás do aquário que por exemplo a aquamedic comercializa e que custam, dependendo da largura do sifão, cento e muitos Euros...

No meu caso, tenho duas clunas secas de "canto" que são de acrílico preto e que fica mesmo muito bem com o fundo que também é preto... Mas isto é apenas o meu gosto pessoal... :)

 

Abraço

César Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais