Ceratopteris Thalictroides


wonderman

Recommended Posts

olho para esta planta (Ceratopteris Thalictroides) e penso:

 

onde é que dou umas tesouradas??? :oops:

13ago142006.jpg

 

a sério, desde que comecei com a fertilização macro, mantendo a micro, o CO2, e a luz (72watt para 75 litros) tal como eram, comecei a ver as plantas a vencerem sobre as algas... mas esta, que até a coloquei nova à uns dias, cresce muito, cheia de cor e de vida, tanto que já anda a fazer sombra ao tronco, e tenho de a cortar nas laterais porque está a invadir o espaço que quero para a cabomba, do lado direito, e a Ceratophyllum demersum, do lado esquerdo.

 

01ago142006.jpg

 

mas é uma autêntica confusão esta planta! a meio, antes dos fantásticos "braços" que têm vindo a crescer nos últimos dias, é uma confusão de "nós" com novos braços a nascer daí... não sei o que fazer a esses nós. devo cortar a planta abaixo dos nós e replantar?

 

-IMAGEM DA CERATOPTERIS COM Micranthemum umbrosum Á FRENTE:

12ago142006.jpg

 

outra coisa, cortando a meio de um caule, a planta vai continuar a crescer, tanto no caule que fica, como no cortado, se replantado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Isto que vou dizer é com base na agricultura fora da água e não se se aplica tão pouco nesta planta... não sei, não faço a mínima... Não é o que tu pedes ou precisas, acho, mas pronto...

eu faria a poda, ou a(s) ramificações, junto do caule para conferir mais força e consoante a orientação que lhe queiras dar, ao conjunto... e/ou cortaria mesmo por cima, tudo depende como queiras que ela fique,... ao fazeres a poda leva em conta também, as mudas para ver se pegam... tipo ficar com alguns tronquinhos.... como ninguém falou da sua experiência/conhecimento depois dá notícias, para saber se ela pegou por estaca,... acho que sim....

boa sorte,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

olha, eu desbasto a minha ceraptoteris cortando as hastes junto ao areão, tal como faço com as echinodorus.

O que se replanta são os filhotes da planta, que nascem nas hastes da mesma.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faria a poda, ou a(s) ramificações, junto do caule para conferir mais força e consoante a orientação que lhe queiras dar, ao conjunto... e/ou cortaria mesmo por cima, tudo depende como queiras que ela fique,... ao fazeres a poda leva em conta também, as mudas para ver se pegam... tipo ficar com alguns tronquinhos.... como ninguém falou da sua experiência/conhecimento depois dá notícias, para saber se ela pegou por estaca,... acho que sim....

boa sorte,

Liliana

 

oi Liliana,

 

antes de mais obrigado pela experiência "fora de água", eu também creio que pelo que observo desta planta, se cortar a meio de uma ramificação vai crescer novamente, quase como se isto fosse um "cabelo" e eu agora chegasse ali com a tesoura e fizesse um corte todo "fashion"! :( depois volta a crescer... eu vou experimentar num dos lados da planta, e logo vejo o que acontece...

quanto às mudas, também creio que sim, que pega, isso já experimentai, não morreu, resta saber se vai criar raíz, e consequentemente lançar novos pés. parece-me a mim que é uma planta "moldável" à tesourada... vamos ver... :P

 

cacorreia, isso também foi o que pensei, mas não me resolve o problema do crescimento da planta em altura :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais