Akadama de loja de jardinagem


Recommended Posts

A maior loja de jardinagem que conheço não tem akadama.. achei esquisito, mas enfim..

 

Entretanto procurei na net e encontrei isto: http://www.bonsaiportugal.com/index.php?se...id=288&pagina=1 , mas acho demasiado caro. Este é um preço normalmente praticado para este tipo de solo?

 

Nunca o comprei e por isso não faço ideia que preços se praticam para este produto..

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisamente,

foi aí que comprei... comprei 15 lts, e paguei 22,5 €, creio... caso queiras ter o cartão de lá, fazem-te um desconto, e fazem logo na 1ª compra! há outra loja em Sinytra mas não cheguei a ir... por isso não sei dizer preços...

O preço é 15 lts, 25 €!

 

As meninas são muito simpáticas, vale a pena dar uma volta por lá... já sabes quando vieres cá a baixo, vai fazer uma visita.

 

o teu avatar é muito bonito,

boa sorte,

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao aconselho a compra dessa marca...apesar de não ter experiencia com ela, antes de começar a usar akadama há quase 2 anos nos meus aquarios fui-me informar um pouco sobre este tipo de substrato.

 

Apesar dea sua origem ser quase sempre a mesma, ele é extraido directamente do solo em algumas zonas do japão, o tratamento que se lhe segue é diferente. Assim, para uso em bonsais ele pode ser apenas seco ao sol, ganhando consistência e porosidade á medida que a agua sai de entre os granulos que compõem a argila. Isto faz com que em uso para bonsai onde ele é regado apenas quando faz falta, e é submetido a transplante de 2 em 2 anos, este tratamento seja o suficiente.

 

No entanto para uso em aquario onde está sujeito a estar dentro de agua permanentemente, a remexidas no areão, para plantio, para mudar plantas de sitio etc, ele compacte mais rapidamente não permitindo a boa oxigenação das raizes. Assim, recomendo apenas a utilização de akadama cozido a altas temperaturas, ganhando assim uma maior resistência á desagregação.

 

Pelo que li, uma das melhores marcas neste aspecto é a "double line brand" que é identificada nos sacos com duas riscas vermelhas grossas no topo. Comercializam também uma ainda melhor mas ainda mais cara, conhecida por akadama de Shohin ou especial (em Portugal), que é uma akadama escolhida com granulometria de 2-3mm, sujeita ainda a mais altas temperaturas, desde que a descobri que é a que tenho utilizado. A sua granulometria faz com que o enraizamento seja mais fácil, especialmente plantas de pequeno porte, glosso, hemianthus, utricularia, etc...

 

Os preços do importador em Portugal em PVP normal são de 25 e 30 euros respectivamente e teem realmente descontos de 10% para "sócios".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

O Akadama que adquiri na loja dos Bonsais em sete rios é o que dizes... fui a correr buscar o saco, diz o tal de "Double Line Brand" tem as duas riscas, ... porque o resto estou a pensar em usar no comunitário... e já estava cheia de pena, de não estar a usar um bom produto, pelo menos é de média qualidade.

 

obg,

bjs da Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Liliana e Pedro.

 

Penso que esse problema para o que quero fazer não se coloca, pois pretendo utilizar apenas musgo de java no aquário, mas de qualquer forma gostava que colocassem o link para a página dessa tal marca que o Pedro recomenda.

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

Aqui fica...

http://www.luso-bonsai.com/

 

mas ainda há o outro que o Pedro indicou:

(...) akadama de Shohin ou especial (em Portugal) (...)

e sobre este ainda não pesquisei.

 

boa sorte,

Lili

 

p.s. já te disse que gosto muito do teu Avatar, é lindo :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, desculpem a ignorancia, mas ando a procura de um bom substrato para o meu aquario. Akadama consiste no que? É um fertilizante, é apenas um areao poroso? é mais um areao biologico?? Quais sao as vantagens do Akadama.

No meu oceanario de trazer por casa gostaria de ter uma camada de substrato fertilizante e por cima areao preto.

Tanxs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A akadama é um solo extremamente poroso rico em micronutrientes e a especial é cozida a temperaturas superiores e é crivada para garantir granulometria de 2-3mm.

 

O tempo extra de cozedura faz com que seja mais resistente, e o seu tamanho reduzido torna o plantio e a infiltração das raizes mais fácil.

 

Não contém Fosfatos nem Nitratos que podem potenciar o crescimento de algas. Pode ser complementado com macro nutrientes quer em barra quer em granulado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui encontrar numa loja sacos de 3L que dizem substrato para bonsai e tem aparência de akadama, mas não sei se realmente será.. porque presumo que substratos argilosos para bonsai devem haver muitos.

 

Alguem me pode esclarecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que diz no saco, deve estar escrito algo.... retira toda a informação que consigas, para se perceber melhor... senão está escrito, pergunta.

Na loja dos Bonsais nos sacos mais pequenos, mesmo pequenos, 600 grs, +- tinham uma mistura para bonsais, e aquilo tem um aspecto tão bom, (não é para os aquas, eu é me interesso por agricultura, pela Terra) e neste caso não indicavam o conteúdo, perguntei e a sra. esclareceu, tinha um pouco de Akadama á mistura... vê lá se consegues saber mais !?

 

e sim há vários substratos para bonsais

 

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente passei por lá hoje, mas a funcionária nem sequer conhecia o termo akadama  :shock:  :shock:  

 

Assim sendo, por enquanto nada feito. :shock:

 

Boas

 

Aqui onde moro há uma loja especializada em bonsai.Entra-se lá e vê-se bonsais por todo o lado.Mas quando perguntei se tinha Akadama as senhoras(tanto a dona da loja como a empregada) responderam-me que não conheciam tal coisa e não tinham.Passado algum tempo voltei a passar lá a perguntar o mesmo e responderam-me a mesma coisa.Mas quando perguntei "E terra ou substrato próprio para bonsai tem?" a senhora meteu-me nas mãos um saco de litro de um substrato que tinha um rotulo a ocupar 2/3 do saco com umas letras grandes a dizer "AKADAMA". :wink: :D :shock: É triste mas não é assim tão raro este tipo de situações...

 

Para lavar o akadama aconselho rede mosquiteira.Mete-se o akadama dentro e passa-se varias vezes por agua.Assim o pó vai todo com a agua ficando só os granulos.Espero ter ajudado...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

No sub forum Procura, o user "senhor Agente" postou este link:

 

http://horizonteaquatico.vstore.ca/product...2f3a678ae653c3a

 

o saco é o que está em baixo do lado direito,... explora lá isto... e se "picares" na imagem ainda tens mais para te entreteres...

 

p.s. para não estar a encher o tópico, alerto para o facto de haver Akadama normal e especial, a que é vendida na loja dos bonsais é a especial, 22,50€ caso adiras ao cartão

 

p.s. 2 - uuuppps, estava convencida de que a de 25 € era a especial, :roll: obrigada Pedro, bjs

 

bjs

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha jovem, eu moro no Montijo e preferi encomendar online um saco de 15L da Akadama normal (20€) e manda-la por correio (+-7,20€ de portes), e isto fica-me em 27,20€. Se fosse a Lisboa (2,10€ de portagem mais 3€ de gasoleo e 1€ para o desgaste do carro) comprar ao Luso-Bonsai (25€) ficava-me em 31,10€.

A loja Horizonte Aquatico é no norte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Tenho uma dúvida um pouco idiota, mas como estou a iniciar nos plantados e tenho pesquisado um pouco sobre akadama, dêm o devido desconto...

 

Pretende-se que o akadama seja coberto por uma camada de areão? Em nanos e aquas mais pequenos não podem ser usados como substrato único ou há algum inconveniente? Pergunto isto porque estava a usar um material chamado "Leca" (?), que parece ser algo tipo argila expandida, num aqua, cobri com areão mas quando dei por mim tinha as lecas todas a flutuarem e o areão no fundo... pode ser azelhice minha...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda. Liliana, já entrei em contacto com a empresa do endereço que deste e aguardo resposta.

 

Entretanto visitei mais uma mão cheia de lojas, mas desta vez de animais a ver se conheciam akadama.

 

A resposta foi igual em todas as lojas. Não conheço isso. Nunca ouvi falar :oops::shock::)

 

 

Boa noite a todos,

 

Tenho uma dúvida um pouco idiota, mas como estou a iniciar nos plantados e tenho pesquisado um pouco sobre akadama, dêm o devido desconto...

 

Pretende-se que o akadama seja coberto por uma camada de areão? Em nanos e aquas mais pequenos não podem ser usados como substrato único ou há algum inconveniente? Pergunto isto porque estava a usar um material chamado "Leca" (?), que parece ser algo tipo argila expandida, num aqua, cobri com areão mas quando dei por mim tinha as lecas todas a flutuarem e o areão no fundo... pode ser azelhice minha...

 

Cumprimentos

 

A akadama coloca-se como substrato superficial, frenquentemente para plantas mais exigentes utiliza-se substrato fértil por baixo da akadama, por cima não se coloca nada.

 

Tudo depende de que plantas queres manter...

 

Se são exigentes, se retiram a maioria dos nutrientes pela raíz, etc.

 

Se não forem muito exigentes não necessitas colocar mais nada para além da akadama.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

p.s. para não estar a encher o tópico, alerto para o facto de haver  Akadama normal e especial, a que é vendida na loja dos bonsais é a especial, 22,50€ caso adiras ao cartão

 

bjs

Liliana

 

na lusobonsai por 22.5 é a normal e nao a especial.

 

Entretanto visitei mais uma mão cheia de lojas, mas desta vez de animais a ver se conheciam akadama.  

 

A resposta foi igual em todas as lojas. Não conheço isso. Nunca ouvi falar    

 

a maior parte das lojas só vende aquilo que os distribuidores lhes vendem sem procurar muito mais, e estes tipicamente fazem representaçõa de marcas de aquariofilia e vendem aquilo que lhes vendem a eles, como a akadama é um substrato originario dos bonsais é normal que nenhum distribuidor de animais de estimação a venda como substrato para aquario, e por isso são poucas as lojas que a vendem, quer porque as pessoas começaram a pedir e foram procurar, quer porque leem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pretende-se que o akadama seja coberto por uma camada de areão? Em nanos e aquas mais pequenos não podem ser usados como substrato único ou há algum inconveniente? Pergunto isto porque estava a usar um material chamado "Leca" (?), que parece ser algo tipo argila expandida, num aqua, cobri com areão mas quando dei por mim tinha as lecas todas a flutuarem e o areão no fundo... pode ser azelhice minha...

 

tenho de concordar com o José na explicação que te deu, e só para referir que akadama é bem diferente da leca, nomais importante que é a composição da argila,

 

e pelo que me pareceno tipo de poros, sendo na leca fechados( que com ar lá dentro a fizeram boiar) enquanto a akadama é de poros abertos que permite a infiltração das raizes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem ainda tem duvidas, eu posso ajudar fazendo uma analogia.

O substracto AKadama é em muito parecido com o substracto da Prodac Fertil Plant. Passo a citar:

"FERTIL PLANT

 

substrato natural de terriço macio e poroso em forma granular que varia de 2 a 6 m/m. FERTIL PLANT é embalado assim como a natureza o criou, não precisa de algum aditivo pois já contém todos os elementos nutricionais de que as plantas precisam, inclusive micro e macro elementos.

 

FERTIL PLANT garante um crescimento luxuriante das plantas."

 

Ou ainda:

 

Fertilplant é substracto natural granuloso (2-6mm) mole e poroso, composto de argila, zeolite e terra rica em elementos minerais ideais para áquarios plantados. É um produto natural e nutricional absorvido pelas raizes das plantas, ideal para promover um crescimento saudavel das mesmas. Aumenta a oxigenação no fundo do aquario sem turvar a agua.

 

Quanto ao Akadama: "A akadama é um solo extremamente poroso rico em micronutrientes.

A akadama normal tem uma granulometria de cerca de 5mm.

 

Não contém Fosfatos nem Nitratos que podem potenciar o crescimento de algas. Pode ser complementado com macro nutrientes quer em barra quer em granulado."

 

Pronto, espero poder ajudar com este post!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.