Novato ajuda URGENTE


Simão

Recommended Posts

Boas ainda sou muito fresquinho na aquariofilia, :oops: apesar de já ter tido varios aquarios e nunca tive problemas, mas infelizmente tive de me desfazer deles :cry: por mudar de casa 2 vezes, mas agora já tenho casa fixa. :D

 

Comprei o aquario e depois de 1 mês a trabalhar adquiri duas coridoras e dois neons e deram-se muito bem. :D

 

Ontem fui comprar + 6 neons 4 cabeças de sangue e 1 betas que vieram todos juntos, hoje acordei e tive 1 ataque cardiaco :) o beta que é azul matou os meus peixinhos todos :evil: que vieram com ela e agora tou na mesma 2 coridoras e dois neons já tirei o beta para 1 recepiente á parte

 

PS não foi por falta de comida porque comprei comida para o beta á parte antes que fique sem nenhum :cry:

 

Ajudem-me Por favor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, para já, na 2ª vez, puseste muitos peixes ao mesmo tempo, deviam ter sido só 1 ou 2. Mas tammbém depende do tamanho do aqua. Assim, as bactérias niitrificantes não têm tempo de aumentar de número para manter o aquario em equilibrio.

O teu segundo erro, foi o beta. Podias ter tido sorte e o peixe ser calmito, mas pelos vistos é territorial e agressivo. Parece que é melhor mantê-lo num aqua à parte, ou devolvê-lo à loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

eu costumo fazer tpa's maiores que o volume do seu aquário bowdown :D :shock::shock: Para começar minimamente na aquariofilia eu ia para um aquário de 60 cm (olhe que estou a dizer minimamente. O ideal é acima de 100 litros...). Depois há sempre a questão dos peixes que escolheu, salada mista para mim envolve vários legumináceos, não várias espécies de peixes cujas necessidades são por sinal bem distintas.

 

 

Leia muito, procure informar-se do que pretende e depois sim escolha peixes que realmente são "compativeis" quer em tipo de água quer em comportamento, sem no entanto esquecer que a gota de água que tem em casa o vai limitar quer na quantidade quer no tipo de peixes.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, para um aqua assim, é mesmo preciso colocar apenas 1 peixe de cada vez, espaçado em 2 ou 3 dias.

Se quiseres manter esse aqua, podes usá-lo para fazer criação ou estares preparado para ter bastantes dificuldades a manter os parametros da água minimamente aceitáveis.

Se o quiseres manter assim como está, mais 3 ou 4 neons da mesma espécie e mais alguns camarões Red Cherry ou Red Crystal ou só caracóis. Os camarões são pouco resistentes a amónia, mas se tiveres cuidado com os parâmetros da água e não te desleixares nas TPA's, até consegues manter isso. TPA's pequenas, para não teres muita variação, aí de 3 em dias, ou isso.

Ou então podes pôr o beta lá. Se ele se portar bem, com mais umas plantitas, até ficava bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

krushandkill tens razão, mas este vai ficar por aqui porque estou a começar 1 projecto de 100L plantado. :shock:

 

Mesmo assim vou devolver o beta azul ( :D Serial Killer :shock: ), vou ficar só com o vermelho que é muito pacifico.

 

Entretanto vou-me dedicar á leitura aqui neste formidavel forum e tentar aprender o maximo possivel sobre o que quero realizar

 

Obrigadão a todos pela ajuda

 

Fiquem bem bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem como tinha prometido 1 aquario plantado de 100L aqui vai, mas afinal já não é de 100L mas sim de 300L ou 375L, porque ainda não decidi se fica com 40 ou 50cm de altura

 

Mesmo assim já construi uma estrutura para o dito

aqui vão as fotos

 

Pic_9466_2.jpg

 

Pic_9466_3.jpg

 

Pic_9466_4.jpg

 

Estejam á vontade nos comentários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aacho que fica fraco o suporte.

Aqua desse tamanho - 80kg ou mais

Água - 300kg ou 350 kg

Areão - 55kg

Pedras+troncos+plantas+peixes - 15kg ou mais

 

Não vai aguentar isso. Precisavas de pôr mais uns pés de suporte a meio e umas travessas em X, talvez. Vai à nossa seccção DYI, tem lá muitos móveis e estruturas de suporte para aquas, já vias como ficam alguns, para aquas desse tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Simão.

 

Vais tentar colocar quase 500 Kg em cima dessa estrutura :wink::!:

Parece-me uma "aventura" perigosa :?

Verifica melhor a capacidade de resistência dela, antes de começares a montar o aqua, porque depois pode ser tarde.

Não aconselho, mas...tu é que sabes.

 

Fica bem.

Jorge Rodrigues

 

“Para os erros alheios temos os olhos de um lince; para os nossos próprios, os olhos de uma toupeira”

“Uma grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a imagem se calhar não mostra bem a madeira...

 

a madeira tem as seguintes medidas.

 

Pés 100X50mm

estrutura de cima 100X60mm

Travessas centrais 100X100mm

 

A mesa tem 150X50X80

 

E ainda meti 7 pessoas em cima (Visinhos cobaias :P ) e nem sequer torceu

 

Mas mesmo assim ainda vou colocar mais dois pés centrais

 

Obrigado pelas vossas sugestões :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda meti 7 pessoas em cima (Visinhos cobaias :wink: ) e nem sequer torceu

Calculo que os 7 visinhos não estejam dispostos a ficar uma semanita em cima de estrutra, pois não? O teste só dá para ver a resistencia da estrutura pontualmente... um aquário não vai ficar uns minutos em cima dela, mas sim uns meses valentes ou mesmo uns anos.

 

Duas coisas que tens de ver na madeira:

-precisas de travamentos em baixo também. Uma estrutura tipo gaiola é o ideal.

-A madeira é seca ou verde? é que com a humidade pode empenar e isso são más noticias quando estão 500kg de vidro, água, pedras, areia e peixes em cima.

 

Porque não consideraste a hipotese de uma estrutura em ferro? Provavelmente gastavas o mesmo, mas em termos de resistencia não tem nada a ver.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi. granda maluco!! realmente aposto que essa estrutura não aguenta 400 ou 500kg permanentemente em cima. não te esqueças que basta uma parte ceder para que todo o aquário rebente... é que 500kg é MUITO peso!... imagina sei lá... um FIAT 600 aí "estacionado"... ou duas motas já grandinhas... sinceramente, julgo que assim que pusesses o aquário aí, a frente ia começar a ceder...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.