Colisas


aRusXka

Recommended Posts

Ola!!

 

Desculpem me a pergunta...mas tenho andado aki a pesquisar e n encontrei nenhum topico q pudesse responder a minha pergunta.... tenho no meu aquario guppys, corydoras,pleco, espadas,platis e botia palhaço.

Tenho andado a pensar comprar um casal de colisas para o mm aquario....tive a pesquisar e o ph nao varia assim mt, assim como a temperatura...axam que as colisas sao incompativeis para o meu tipo de aquario?? para os peixes que la tenho?

 

Obrigada

beijnhos****************

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom sekeres k te diga tenho um aquario comunitario com os mesmo peixes que tens menos o botia palhaço.. atenho mollys, gupopy, platis, pleco, espadas, coridoras e mt outros e tenho um casal de colisas lalias também :D , dão-se muitissimo bem.. o ph deles n e bem akele mas aguentam-se muito bem.. se queres k te diga do meu akua sao os unicos k tenho desde setembro (data em k pus os 1ºs peixes e o casal de colisas lalias era uns deles) por isso se tiverem sem doenças.. digo-t sao optimo, giros, resistentes e muito bons em comunitario com as tuas especies...

podes arranjar.. eles aguentam :P e muito... claro se nao tiverem doentes... :)

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pela resposta!!! :P

 

amanha entao vou comprar um casal se encontrar! espero que haja!! :) é que tenho andado a ver fotos dos colisas e axo os mt giros!! com umas cores mt vivas!!! e fikei mm interessada em comprar uns...mas fikei com medo de nao se darem bem!! mas dps vi que o ph nao era assim tao diferentes...e que eles tb nao sao assim mt grandes...pensei que nao fizesse mal!! vou comprar entao! :D obrigada mais uma vez :)

 

ha uma coisa, os teus ja se reproduziram!?!? axo que assim é dificil né?

 

jinhus***

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me sabe dizer se é possivel as colisas se reproduzirem no mesmo aquario dos outros peixes?? ( espadas,guppys,platis..etc)

 

Sem dúvida. Os Colisa, em particular os lalia, são os anabantideos que mais facilmente se reproduzem em aquário comunitário. Alimenta-os bem, muda a água com frequência e um belo dia, quando notares que a fêmea está gordinha, sobe a temperatura para 28 C. Convém também teres plantas flutuantes.

 

Quando aparecer um ninho de bolhas e a fêmea ficar magrinha retira essas bolhas, com um copo, para um pequeno aquário sem peixes e em ciclo. Passados alguns dias, observando o aquário com luz por trás já poderás ver os pexinhos, muito pequenos, a nadar.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu meu medo era os outros peixes comerem os ovos...

 

e tenho lido que se separa o casal para outro aquario sozinho apenas com plantas e esconderijos para a femea se esconder do macho para este nao a matar...Como nao tenho possibilidade de os separar para outro aquario...pensei que secalhar nao se reproduzissem juntamente com os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço um processo para reproduçao de colisas lalias um pouco dificil.. mas que a maior parte da svcezes tem bom resultado.. mas que da muito trabalho..

tb ja vi a mh femea cheia varias vezes.. nao sei bem se era da reprodução.. mas tb ja li que a sua reproduçao e facil mas nao em comunitarios.. os colisa slalias apesar de se reproduzirem facilmente necessitam de estar apenas o casal aparte e nao num comunitario.. ou entao nu densamente plantado em que se possam esconder e manter os ovos a salvo, visto que o macho guarda-os... pelo que vejo ja vi o meu macho fazer uma ou dua svezes ninho... ma sovos nunca vi... e colisasitos tb nao.. por isso no meu caso reproduçao se houve logo se colheram os frutos... ando a tentar fazer a nova tecnica mas e mt dificil e os peixes colisas setressam-se muitooooooooooooooooooooo

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha vai dando noticias dessas tua tentativas ta??

eu hoje comprei outro aquario..este neste momento a ciclar..qd os mudar todos para este..q é mt maior...fico com o antigo para tentar que os casal de colisas de reproduzam...mas por enqt tenho de esperar que este cicle...

 

jinhus****

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva :D

 

Quanto á reprodução das Colisas lalias não é dificil, agora em aqua comunitário fica dificil o macho manter o ninho de bolhas se houver movimento de água á superficie para não falar do facto de que o macho defende o ninho, podendo provocar danos nos outros peixes (Guppys,etc) e depois temos a segurança dos alevins, por mais que o pai seja protector acabam sempre por servir de alimento para os outros

 

O método mais simples será a reprodução num aqua á parte, bastando para isso 10L volume com algumas plantas de superficie e uns esconderijos para a fêmea, temp-26-28º, ph 6,8-7

 

Coloca-se a fêmea 1º no aqua e algumas horas depois o macho que após umas análises ao aqua inicia a contrução do ninho, fazendo uns intervalos para ir molestar a fêmea até que a fêmea sede e inicia-se a postura, após esta deve-se retirar a fêmea do aqua para não ser mais atacada pelo macho e de preferência reduz-se o nível da água do aqua por método de sifão até aos 15cm de altura, depois de eclodirem ao fim de +-36 horas retira-se o macho

 

Fiquem bem :wink:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de colocar o meu casal dentro de um aquario-rede dentro do aua ela esta prestes a ter os ovos.. vamos la ver o k irá acontecer! coloquei alguns bocados de plantas e folhas na superficie.. mas e ela que esta a arranjar de forma a fazer um circulo ( O ) ESTRANHO... o macho não lhe liga nenhum ja alterei a temperatura para 28º ela andas assim enrrolado com ela.. mas ela também ainda n esta mesmo pronta e ele ainda não fez ninho nenhum.. se calhar e um falso alarme mas como vi ela com uma barriga grande e as jovens molinesias a mordiscarem-lhe o canal.. suspeitei... vamos la ver se é desta que tenho colisasinhos!

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais